Confira 10 formas de estimular criatividade na criança

Você sabia que existe o Dia da criatividade? Sim, e é hoje, 17 de novembro! Pensando nisso, veja aqui a importância de incentivar as brincadeiras de faz de conta e outras formas de estimular a criatividade.

Quase sempre, as pessoas associam a criatividade às habilidades artísticas. É verdade que todas as formas de arte podem inspirar brincadeiras originais, como você já viu aqui. No entanto, a criatividade vai além disso.

Ela também envolve encontrar novas soluções para diversas situações da vida. E a inovação, o “pensar fora da caixa”, tem sido uma qualidade cada vez mais essencial para alcançar destaque nos mundos acadêmico e profissional.

Quanto antes essa característica for incentivada, melhor. Provavelmente, a criança já faz as atividades a seguir. Mesmo assim, ciente de que elas são formas de estimular a criatividade, talvez você as incentive ainda mais.

1. Assistir a diversas formas de arte

Para que o desenvolvimento da criança seja permeado pela criatividade, é fundamental que ela esteja em contato constante com referências artísticas.

Ou seja, não basta incentivá-la a desenhar, pintar, modelar ou tocar um instrumento. Tudo começa quando ela assiste a filmes, séries, peças de teatro e shows. Claro, desde que estejam de acordo com a classificação etária.

2. Aventuras em casa

Uma criança deve saber explorar os espaços da própria casa (ou a dos tios, avós, amigos etc.). Sob a supervisão de um adulto, conhecer e interagir com as cores, formas e texturas é uma forma saudável de estimular a criatividade.

Plantas, animais, paisagens… Poucas coisas são capazes de instigar tanto a imaginação humana quanto o contato com a natureza. Por isso, se você tiver um quintal ou uma boa área para descobertas, melhor ainda.

3. Blocos de montar

As pecinhas de encaixe permitem um universo de possibilidades. Com elas, dá para criar e recriar cenários, robôs, veículos e outros objetos. A partir daí, surgem inúmeras histórias.

Usar os blocos de montar para transpor o que foi imaginado exige raciocínio lógico e estimula a resolução de problemas. Toda criança, seja menino ou menina, adora!

4. Desenhos de todo tipo

Até os 12 anos de idade, uma criança chega a fazer até 2 mil desenhos. Basta dar a ela uma folha e ver a mágica acontecer!

Ao explorar as cores, formas e possibilidades, ela transforma uma imagem ou ideia que formou mentalmente em algo visível no papel. Essa é uma forma de estimular a criatividade, a concentração e a coordenação motora.

5. Escrita criativa

Escrever criativamente estimula a imaginação e é um exercício que vai além de ter boas ideias na hora de elaborar uma história. Para isso, a criança deve buscar fugir do óbvio e dos modelos padronizados.

Essa forma de escrita aposta nas figuras de linguagem e analogias. Ter um diário é uma forma de estimular não só a criatividade, mas também a escrita e a capacidade de expressar pensamentos e sentimentos.

6. Jogos dentro de casa e ao ar livre

Um cérebro ágil é também mais criativo. Os diversos tipos de jogos colocam a criança diante de situações que exigem raciocínio, respostas rápidas e novas reflexões a cada jogada.

Brincadeiras como esconde-esconde, cabra-cega e pega-pega trabalham questões éticas e psicossociais. Cartas, xadrez, damas, palavras cruzadas, caça-palavras e quebra-cabeças desenvolvem a lógica e a matemática.

7. Livros literários

Os livros abrem as portas para um inconsciente repleto de ideias. Incentivar o gosto pela leitura aumenta a bagagem cultural e traz uma série de vantagens para a formação humana.

Entre as habilidades desenvolvidas estão a comunicação, o vocabulário, a memória, a concentração e o conhecimento geral. Para isso, o ideal é que a criança leia por prazer, e não por que a escola ou os pais obrigam.

8. Massinha de modelar

A gente já ensinou aqui algumas receitas para fazer massinha. Essa é uma brincadeira muito popular e mais benéfica do que as pessoas imaginam.

Enquanto cria várias formas, a criança treina suas habilidades manuais e sensoriais. Deixe que ela use garfos, vasilhas e colheres para ajudar a fazer os moldes. Ah sim, a massa de modelar não é tóxica!

9. Mídias digitais

A verdade é que a criança já é, por natureza, bastante criativa. Ainda assim, é comum que muitas delas acabem atuando como meras espectadoras de vídeos, desenhos e afins.

Dependendo da forma como os computadores e celulares são usados, esses aparelhos podem ser vistos como aliados. São muitos os jogos e programas de desenho e criação que proporcionam um uso mais interativo. Procure saber!

10. Ajudar a encontrar as melhores formas de estimular a criatividade

Para que uma criança se mantenha interessada, a diversão deve vir sempre em primeiro lugar.

Uma das melhores formas de estimular a criatividade é valorizar o resultado daquilo que ela se propôs a fazer. Antes disso, mostre interesse no processo, ofereça ajuda, contribua com ideias e mostre seu orgulho.

É importante também ter em mente que o tempo dela é diferente do seu. Então, deixe que erre, recomece e até mesmo desista, no caso das atividades com as quais ela não se identifica.

Pensando nisso, o mais importante é ajudá-la a descobrir do que realmente gosta e, a partir daí, explorar as possibilidades. Trata-se de um processo que requer dedicação, tentativas e ajustes, além de estímulo contínuo.

Você conhece outras formas de estimular a criatividade na criança? Use a caixinha de comentários aí abaixo e compartilhe sua experiência. Afinal, sempre tem algo novo para se descobrir sobre o universo infantil, não é?