Ensinar literatura na escola é necessário! Conheça 10 vantagens

É fato que as pessoas estão lendo cada vez menos livros literários. Isso faz com que muitos educadores considerem impraticável ensinar literatura.

No entanto, é possível fazer algumas considerações sobre o que torna o uso de obras desse tipo em uma parte importante de um programa de ensino.

A verdade é que a literatura serve a muitos propósitos. Abaixo, veja algumas evidências de como ela contribui para o crescimento e enriquecimento pessoal dos alunos.

1. Ensinar literatura facilita a assimilação de temas diversos

A linguagem referencial dos livros didáticos se comunica apenas em um nível e tende a ser informativa. No entanto, as obras de ficção também podem tratar de temas universais, como amor, guerra, perda etc.

Em boa parte das vezes, os textos literários são mais interessantes do que os textos encontrados em livros didáticos.

A linguagem representativa da ficção pode envolver melhor os alunos, graças à apreensão de suas emoções e faculdades cognitivas.

Além disso, os textos literários costumam ser ricos em camadas de significado. Dessa forma, eles podem ser facilmente explorados para discussões em sala de aula.

2. Os textos literários enriquecem a linguagem

​Por meio de exemplos sofisticados e não padronizados de linguagem, os textos literários proporcionam uma rica entrada para a língua portuguesa.

Isso permite que os estudantes adquiram habilidades para lidar com as formas de linguagem mais complexas ou desconhecidas.

Examinar textos literários acaba tornando os alunos mais conscientes sobre as diferentes as regras e as possibilidades de uso da linguagem. Por isso, é uma boa ideia sempre expor a eles diferentes fontes, além de materiais autênticos.

Assim, o relatório de um livro contribui para melhorar as habilidades de fala e escuta. Os versos de uma poesia podem ser usados ​​para encontrar sujeitos e predicados. E assim por diante…

Assim, o relatório de um livro contribui para melhorar as habilidades de fala e escuta. Os versos de uma poesia podem ser usados ​​para encontrar sujeitos e predicados. E assim por diante…

3. O uso de literatura expande o vocabulário

Além de exemplificar várias formas de estruturas gramaticais, é comum que um texto literário apresente um vocabulário novo. Esse tipo de base ajuda a desenvolver habilidades como ler, ouvir, falar e escrever.

Essas são práticas que valem tanto para a sala de aula como para fora dela. Além disso, esse conhecimento permanece até a vida adulta.

4. Ensinar literatura promove a consciência sobre a diversidade

Tenha em mente que a ficção literária é, essencialmente, a exploração da experiência humana. A exposição sobre outras culturas tem embutida a consciência das diferenças que existem entre os indivíduos.

Desse modo, a literatura oferece a oportunidade de conhecer a vida de outras pessoas. As diferenças entre elas incluem origem, classe socioeconômica, mentalidade, idade e período histórico.

Isso possibilita a percepção de como as experiências de vida moldam as pessoas de formas distintas. A literatura também melhora o pensamento crítico e amplia a consciência das possibilidades que o mundo tem a oferecer.

5. A literatura ajuda a desenvolver a empatia nos alunos

A consciência sobre a diversidade, citada anteriormente, leva ao desenvolvimento da tolerância e da empatia.

Conhecer realidades diferentes permite que o leitor veja e considere pontos de vista que, de outra forma, nunca encontraria. Isso afasta as visões de mundo sob perspectivas unilaterais.

Um número crescente de pesquisas reafirma que aqueles que leem obras de ficção tendem a compreender melhor os sentimentos dos outros. Isso inclui até mesmo aquilo que vai contra o que a própria pessoa sente.

6. Ler promove o autoconhecimento

Um texto literário conecta o escritor ao leitor, por meio das experiências e emoções compartilhadas.

Isso possibilita ao leitor perceber que suas experiências de vida não são isoladas e que ele não está sozinho. Dessa forma, as suas reações em determinadas situações no mundo real são confirmadas e validadas.

7. As obras permitem uma perspectiva histórica

O enredo de uma obra pode se passar em uma época específica. Isso possibilita observar como as pessoas desse período se vestiam, usavam a linguagem, pensavam e foram moldadas pela história.

Além disso, os alunos entendem melhor como determinada sociedade foi impactada por figuras e eventos históricos. Frequentemente, os livros também inserem críticas à história, a uma sociedade ou um governo.

A perspectiva histórica permite que os alunos vivenciem as diferenças e semelhanças oferecidas pelo tempo.

É possível ainda comparar as informações contidas em uma obra com outros relatos históricos e fontes acadêmicas, bem como outros escritores literários.

8. Trabalhar obras literárias motiva atividades criativas

Muitas obras podem ser mais motivadoras do que as referências convencionais. Afinal, a literatura é uma rica fonte de estímulos, o que ajuda os estudantes a usarem a imaginação e a desenvolverem a criatividade.

Pense, por exemplo, em como o estudo de um livro pode levar à produção e exibição de pôsteres, murais, peças de teatro etc.

9. A leitura contribui para a estima do indivíduo

Como você já viu aqui, ler ajuda a construir o vocabulário e as habilidades de linguagem necessárias para se obter sucesso em todas as matérias. Isso, por sua vez, faz com que o jovem ou criança se sinta mais confiante.

Essa autoconfiança é essencial para o futuro profissional e pessoal. Quando os alunos têm uma autoimagem positiva e confiança na própria capacidade de aprendizado, também são mais fáceis de se motivar.

Da mesma forma, aqueles com baixa autoestima têm mais dificuldades para aprender e podem sabotar o próprio progresso.

Além disso, a literatura possui um status elevado em muitas culturas e países, inclusive no Brasil. Assim, compreender uma peça da literatura altamente respeitada possibilita alcançar um sentimento real de realização pessoal.

10. Ensinar literatura possibilita experiências multissensoriais

Ao ensinar literatura, o educador possibilita que os alunos aprendam sobre os dispositivos literários presentes em outras áreas. Entre elas, cinema, televisão e publicidade. Isso enriquece as entradas sensoriais que os alunos recebem.

É possível complementar as aulas envolvendo textos literários com músicas ou trechos de filmes. O YouTube, por exemplo, possui vídeos totalmente dedicados a algumas obras, mesmo as pouco conhecidas.

Ao trabalhar com textos literários, um dos objetivos é fazer com que os alunos leiam e estudem literatura com mais competência. Isso também ajuda a transformá-los em leitores mais críticos e exigentes.

Se você entende a importância de ensinar literatura para crianças e jovens, entre em contato conosco agora mesmo. Juntos, vamos elaborar um plano literário para a sua escola ou cidade.