Conheça 10 ideias de brincadeiras para os dias de chuva

Durante as chuvas, procure resistir ao computador e ao celular. Neste post, você vai ver algumas brincadeiras para os dias de chuva. Sabe o que elas proporcionam? Memórias! Saudáveis e gostosas!

Se a sua casa está cheia de crianças e elas não podem sair, saiba que isso não é desculpa para que elas deixem de brincar. Na verdade, essa é uma oportunidade para gastar as energias usando a criatividade.

A seguir, confira as sugestões que eu separei.

1. Caixa de papelão

As brincadeiras para os dias de chuva são ótimas oportunidades para ver como as crianças podem ser criativas. Por exemplo, procure dar às crianças a maior caixa de papelão que você tem em casa, para que façam o que quiserem.

Com um pincel ou um giz de cera, elas podem decorar a caixa, que vira uma porção de coisas – até mesmo uma nave espacial!

2. Cabaninha

Brincar de casinha é bom em qualquer lugar, mas fazer uma cabaninha é mais legal ainda. Se for brincar à noite, leve uma lanterna. Uma dica: a brincadeira fica melhor se os pais participarem e entrarem na cabana.

Se você não tiver uma pronta, use um lençol de casal e prenda-o em duas cadeiras, ou então, amarre na janela. Para deixar o chão fofinho, use cobertores, almofadas e travesseiros. Tudo bem, hoje pode!

3. Fita adesiva

Uma boa ideia é que você tenha sempre fita crepe, ou melhor, fita colorida, em casa. Ela é fácil de tirar e não deixa marcas no chão.

Assim, as crianças podem brincar de amarelinha da forma que quiserem, sem precisar seguir o desenho tradicional. Além disso, dá para fazer uma pista de carrinhos que pode ocupar toda a “cidade”: a sala, o corredor os quartos…

4. Laser

Não confunda com lazer, embora essa seja uma brincadeira divertida, não só para os dias de chuva.

As crianças podem brincar de espiões, que não podem encostar nos lasers do corredor. Para isso, prenda fitas adesivas (viu só como é importante tê-las em casa?) cruzando um cômodo da sua casa, em várias direções.

5. Dança das cadeiras

Claro, você já conhece essa. Coloque as cadeiras em círculo, voltadas para fora, com uma a menos do que o número de crianças. Ponha uma música para tocar e, quando você pausar, todo mundo deve garantir a sua cadeira.

Quem não conseguir fica de fora da próxima rodada. Essa brincadeira clássica trabalha a coordenação, a concentração e a agilidade.

6. Vivo ou morto?

Aqui vai mais uma brincadeira da qual você já participou. O mais legal é poder fazer “pegadinhas” para pegar os distraídos.

Cada vez uma pessoa comanda. Se ela disser “vivo”, todo mundo tem que ficar de pé. Se disser “morto”, todos se agacham. Sai do jogo quem se atrapalhar e fizer o contrário. Vence a última pessoa que sobrar.

7. Telefone sem fio

Uma pessoa cochicha uma frase no ouvido de quem está do lado. Quem ouviu repete o que entendeu para a próxima pessoa, e assim por diante.

A graça acontece quando o último fala para todos o que entendeu. Quase sempre sai algo bem diferente da frase original. Essa é uma brincadeira que ajuda a desenvolver a concentração, a memória, a audição e a fala.

8. Teatro com lençol ou fantoches

Você já viu aqui como fazer esse tipo de brincadeira. Dá para fazer até um teatro de sombras! Para crianças pequenas, você inventa a história.

Se faltar criatividade, use a história de um livro e siga o roteiro. Não se preocupe em fazer personagens parecidos – isso é o de menos. No caso de crianças mais velhas, elas podem ajudar a criar o roteiro.

9. Campeonato de jogo da velha

De novo, uma brincadeira “velha”, que todo mundo conhece. No entanto, estou falando aqui de um campeonato. O vencedor pode escolher um passeio bem legal para quando a chuva decidir parar de cair.

Como as regras são simples, todo mundo pode participar. Além disso, não é necessário mais do que uma folha de papel e um lápis, ou um quadro branco e um pincel, ou um chão de cimento e giz.

10. Massinha ou papel machê

Acrescente um pouco de bagunça nas brincadeiras para os dias de chuva. Veja aqui como fazer massa de modelar e aqui como preparar o papel machê.

Esses materiais mostram às crianças como funciona a mistura de cores. Se você não tiver instrumentos próprios para moldar, saiba que dá para usar vasilhas redondas, forminhas e até um espremedor de alho.

Brincadeiras para os dias de chuva e para o ano todo!

Gostou das minhas sugestões? Enquanto as crianças se divertem, aproveite para fazer uma pipoca ou fritar um bolinho de chuva (não tinha como ter um nome mais apropriado).

Na sua casa, que tipos de brincadeiras vocês costumam fazer nos dias de chuva? Use a caixinha de comentários aí abaixo e me conte. Estou anotando!