Brincadeiras com música são o máximo! Veja 5 exemplos

Desde muito novas, as crianças já conseguem identificar os ritmos e se mover conforme as batidas musicais. Hoje, você vai conhecer algumas brincadeiras com música para fazer em casa, na escola e até no carro.

Em 1º de outubro, comemoramos o Dia Internacional da Música, essa forma de arte que é feita para tocar nossas almas. E, se brincar já é bom demais, com música, então, fica melhor ainda!

As brincadeiras com música ajudam a desenvolver simultaneamente várias habilidades das crianças. Além disso, elas influenciam o aprendizado em áreas que, aparentemente, não têm qualquer relação com as artes.

A seguir, confira 5 sugestões que eu separei para você. emoji notas musicais

1. Caixa musical

Faça um buraco em uma caixa de sapatos. Para evitar arranhões, cubra as bordas do buraco com fita adesiva. Recorte várias fotos e desenhos e coloque dentro da caixa.

Com tudo pronto, a criança deve colocar a mão na caixa, sem ver o que está pegando. Ao pegar uma imagem, ela deve se lembrar de uma música com o bicho ou objeto que aparece.

2. Uma palavra, uma música

Você acha que fazer uma caixa vai te dar trabalho? Então, aqui vai uma sugestão mais simples: uma pessoa diz uma palavra aleatória. Os outros participantes devem cantar trechos de música com aquela palavra.

O último que não conseguir se lembrar de uma música perde a partida. A cada rodada, uma pessoa diferente escolhe a palavra. A brincadeira faz sucesso até mesmo entre os adultos, que têm o repertório maior.

3. Estátua

Coloque uma música para tocar e incentive todos a entrarem na dança. Quando a música parar, ninguém pode se mexer. As crianças só podem deixar de ser “estátua” quando a música voltar a tocar.

Não é à toa que essa é uma das brincadeiras com música mais famosas. Afinal, ela é diversão garantida! É natural que a garotada queira exagerar nos movimentos, mas é isso que torna a brincadeira ainda mais engraçada.

4. Dança das cadeiras

Por falar em brincadeiras clássicas com música, lá vai mais uma. As cadeiras devem estar em círculo, para as crianças andarem e dançarem em volta. Claro, haverá uma cadeira a menos e cada pessoa deve procurar garantir a sua.

No caso de crianças muito pequenas, não há necessidade de fazer uma competição. Sendo assim, pode haver um número de cadeiras igual ao de participantes, e a graça está em se sentar na hora em que a música parar.

5. Sentimentos da música

Enquanto uma música toca, todos pegam folhas, canetas e lápis coloridos para fazer desenhos concretos ou abstratos, inspirados pelo que está tocando. Aqui, vale levar em consideração as cores que combinam com cada sentimento.

No final, todos compartilham seus desenhos e observam as semelhanças e diferenças entre eles. Você vai ver como o resultado será interessante nessa forma de explorar as emoções e o inconsciente.

Você conhece outras brincadeiras com música?

Por aí, há várias brincadeiras com música que unem diversão e aprendizado: paródias, adivinhações, cantigas de roda etc. Você tem uma sugestão para mim? Então, me conte na caixinha de comentários aí abaixo. Estou anotando!