Desfralde pode ser mais tranquilo com essas 7 dicas

Ishi! Ou melhor, xixi… e cocô! Coisa difícil é ensinar a criança a se segurar, não é mesmo? Se acha que o desfralde é desafiador para você, imagine para ela, que ainda está descobrindo o mundo.

Pense que usar fralda já não é algo natural. Deixar de usar também não. Não existe fórmula mágica, uma vez que cada criança se comporta de um jeito.

Mesmo assim, as dicas que você verá aqui podem ajudar a tornar mais fácil esse momento. Veja só!

1. Atente-se para os sinais

Os pediatras orientam o desfralde entre os dois e três anos de idade. Antes disso, a criança sequer entende o processo. Tentar fazê-lo antes da hora só cria mais estresse para todos.

A própria criança irá te indicar se está pronta ou não. Um dos sinais mais comuns é quando ela sempre avisa que está apertada. Ou então, se só faz xixi ou cocô em horários específicos.

Aliás, um bom sinal de que ela está começando a adquirir controle sobre suas necessidades é se a fralda fica limpa por mais tempo. Ou seja, a criança faz todo o xixi de uma vez e não de pouco em pouco.

Observe ainda se ela mostra incômodo com a fralda suja ou se agacha sempre que quer fazer as necessidades.

2. Converse com a criança sobre o desfralde

Mostre que aquele será um momento de parceria. Se a criança não se sentir segura, o processo pode ser mais demorado do que o normal.

Claro, não é esperado que ela entenda de uma vez o que precisa fazer. Mesmo assim, é importante que haja uma conversa antes de começar o desfralde.

Explique à criança que ela vai ficar sem fralda por algumas horas e peça que te avise sempre que quiser ir ao banheiro. A propósito, um bom incentivo é fazer uma pequena celebração a cada aviso que ela te der.

Peça a ela que se assente no penico ou privada com redutor, mesmo de roupa, para criar o costume. Ensine qual é a posição certa, sem forçar. Mostrar como o papai e a mamãe fazem dá segurança e cria a vontade de imitar.

Uma boa dica é que até mesmo os meninos comecem fazendo xixi assentados, já que é comum começar fazendo todas as necessidades ao mesmo tempo.

3. Vá regularmente ao banheiro com a criança

Leve a criança para o peniquinho ou privada antes de ir para a cama. Faça o mesmo assim que ela acordar e sempre que vocês forem sair de casa.

Isso cria um hábito, evita as surpresas desagradáveis e ensina que há horas certas para fazer as necessidades. Por isso, é importante que você também vá ao banheiro nesses momentos, dando o exemplo.

No início, é normal não dar tempo de chegar ao banheiro. Por isso, leve a criança várias vezes ao longo do dia. Comece fazendo isso de hora em hora. Depois, passe para cada duas horas.

Caso ela já tenha um horário certo par fazer cocô, que sorte a sua! Leve-a ao banheiro naquele horário, diga que pode fazer e espere cerca de dez minutos.

Se ela não estiver com vontade, tudo bem, não precisa forçar. Espere o próximo horário ou então até que ela avise.

4. Transforme a ida ao banheiro em algo divertido

Menina bebê sentada no penico, sorrindo. Imagem ilustrativa texto desfralde.

Na hora de ir ao banheiro, leve brinquedos ou crie uma história divertida com o tema. Eu confio na sua criatividade!

A criança deve entender que o lugar do xixi e do cocô é no banheiro. Por isso, antes de iniciar o desfralde propriamente dito, peça a ela que jogue toda a sujeira da fralda no vaso e dê descarga.

Isso ajudará na associação das necessidades ao banheiro. Aqui, vale até o famoso “dar tchau para o cocô”.

Outra boa ideia é dar pequenas recompensas.Ei, não estou falando aqui de comprar um brinquedo ou coisa parecida como forma de incentivo.

Saiba que os filhos fazem de tudo para verem os pais felizes. Portanto, um beijo, um abraço, ganhar “parabéns” ou até um passeio no parque são ótimas formas de demonstrar felicidade.

5. Evite repreensões

Já é esperado enfrentar resistências nesse momento, portanto, é necessário que você seja firme. Mostre que não precisar de fralda é muito legal, algo que só as crianças crescidas fazem.

Ainda assim, não demonstre expectativa demais. A pressão nessa hora só criará bloqueios. Deixar a criança envergonhada, então, nem se fala!

Caso ela não tenha usado o vaso ou penico daquela vez, ou então, se não conseguiu esperar, tudo bem. Não brigue nem demonstre frustração e agradeça a tentativa. Afinal, ela também não gostou nem um pouco.

A criança deve estar ciente de que está passando por um período de aprendizado. Por isso, mostre que você está feliz com o crescimento e a responsabilidade dela.

6. Escolha uma época adequada para o desfralde

Como você deve ter percebido, é bom ter um bocado de tempo disponível para começar o desfralde. Se puder esperar até as férias, que ótimo!

O ideal é que isso ocorra em uma época tranquila. Ou seja, evite iniciar o desfralde durante a mudança de casa, de escola, uma viagem, a chegada de um irmãozinho ou a separação dos pais.

Também é bom evitar o desfralde no frio. Afinal, quanto menos roupa a criança estiver usando, mais simples será o procedimento.

Além disso, você evita alguns estresses desnecessários. Como assim? Pense que no frio a sua preocupação será maior caso a criança se molhe ou precise trocar de roupa.

Usar fralda durante os passeios pode atrasar o processo. Ainda assim, ao sair de casa, leve sempre uma roupa extra.

Em casa, deixe-a sem as roupas de baixo, que podem tornar mais difícil o controle sobre a vontade de fazer xixi ou cocô. É importante que a criança perceba a diferença de quando está e quando não está usando fralda.

7. Faça um desfralde gradual

Fazer o desfralde noturno e o diurno ao mesmo tempo pode complicar as coisas. Por isso, o ideal só começar o desfralde noturno quando o diurno estiver concluído.

Você não quer ter de lidar com sujeira no meio da madrugada, quer? Por isso, mantenha a fralda na hora de dormir, a princípio.

Se a criança amanhecer com a fralda seca por, pelo menos, cinco noites, comece a pensar no desfralde noturno. Fale à criança que ela pode te chamar se sentir vontade de ir ao banheiro no meio da noite.

Com paciência, cuidado e amor, vocês vão tirar esse desafio de letra. Você tem outras sugestões para a hora do desfralde? Então, use a caixinha de comentários abaixo e me conte. Estou anotando as suas dicas!