Olimpíada em casa, com direito a cerimônia e medalhas!

Como você sabe, os Jogos Olímpicos de Tóquio serão bem diferentes dos anteriores. No entanto, os estádios vazios não querem dizer que esta temporada de olimpíada em casa não terá animação.

Então, empurre o sofá da sala e deixe as crianças gastarem energia no período de férias. Ou melhor: leve todo mundo para uma área descoberta. Estão abertos os Jogos Olímpicos da família!

Emoji nataçãoEmoji handebolEmoji vôlei

Para dar um ar oficial, até mesmo o símbolo do evento podem decorar a sua casa. Isso é possível com cinco bambolês ou argolas nas cores oficiais das olimpíadas: azul, preto, vermelho, verde e amarelo.

Se você gostou dessa ideia, aqui vai uma dica: entrelaçar os anéis costuma dar um visual torto. O ideal é amarrá-los ou uni-los com fita adesiva. Depois, use fitas ou barbantes para amarrar em algum local firme no teto ou na parede.

5 modalidades para a sua olimpíada em casa

Lembre-se de que uma criança fisicamente ativa tende a adquirir bons hábitos para a vida toda. Isso também traz benefícios educacionais e sociais.

Claro, é natural que elas fiquem competitivas com esse tipo de atividade. No entanto, veja isso como uma oportunidade de mostrar a elas valores como o respeito e a importância de torcer pelos outros.

Deixe todos participarem da elaboração das regras e da escolha dos materiais. Isso ajuda a desenvolver a autoconfiança, a organização de grupos e a resolução de problemas. A seguir, confira algumas sugestões de jogos.

1. Corrida vendada com obstáculos

O que você acha de promover a empatia, incluindo uma modalidade inspirada nos Jogos Paralímpicos? Cones ligados com uma corda podem servir de obstáculo e vários objetos podem ser usados para demarcar os desvios.

A corrida deve ser feita em duplas, sendo que uma pessoa estará com os olhos vendados. O parceiro que enxerga deve ajudar o outro a chegar ao fim demarcado.

2. Handebol com sabonete​

Encha dois baldes com água e coloque cada um em um canto da sua quadra imaginária. Divida os participantes em dois grupos, que marcam ponto quando o sabonete cai no balde adversário.

Aqui vai uma observação: o jogador não pode sair do lugar enquanto estiver com o sabonete na mão. Como você pode imaginar, o sabonete molhado e a agitação dos participantes tornam a brincadeira muito mais escorregadia!

3. Polo aquático com cadeiras

Que tal uma atividade refrescante na piscina? Para os dois gols, use cadeiras de plástico nas bordas da piscina, cada uma em uma extremidade. A bola não pode ficar na água e ninguém pode segurá-la por mais de três segundos.

Dependendo do tamanho da piscina que você tem em casa, dá para fazer times de até sete jogadores. Olha só que interessante: assim que acabar a partida, ninguém precisa sequer sair do lugar para relaxar!

4. Tênis com balão

O objetivo aqui é igual ao do jogo que conhecemos: não deixar a bola cair. No caso, a bolinha é substituída por um balão. Se você não tiver nada para improvisar como rede, use um giz ou algo que faça uma divisa no chão.

As raquetes podem ser feitas com palitos de sorvete presas em pratos descartáveis, com cola ou fita adesiva. Aliás, usar pratos de papelão permite decorações criativas.

5. Volençol

De cada lado, os jogadores seguram lençóis estendidos. Use um elástico ou corda como rede, mas não a coloque tão alta quanto no vôlei tradicional. Já a bola pode ser maior e mais leve do que a comum.

Os jogadores devem usar os lençóis para jogar a bola para o outro lado. Quem está do lado oposto, por sua vez, deve receber a bola com o lençol e jogá-la de volta. Um time marca ponto quando o adversário deixar a bola cair.

Olimpíada em casa também tem medalha!

O prêmio para os vencedores pode ser desde um lanche especial até o poder de escolher um passeio ou filme na TV. Mas a graça aqui está em oficializar o seu “evento”. Então, veja o que você vai precisar para fazer as medalhas.

  • Glitter dourado, prateado e bronze;
  • tampas redondas de embalagens de plástico;
  • adesivos de números em alto relevo;
  • fitas brancas, vermelhas e azuis;
  • esmalte;
  • cola;
  • tesoura;
  • pratos.

Primeiramente, jogue cada cor de glitter em um prato. Em seguida, passe esmalte nas tampas. Vire-as no glitter e deixe secar. Faça o mesmo com os adesivos de número.

Assim que tudo estiver seco, cole os adesivos de número no centro das tampas. Por fim, corte pedaços de 45 cm de fita e cole as pontas atrás das tampas, ou melhor, medalhas!

Emoji medalhas

Depois da cerimônia de encerramento da sua olimpíada em casa, por que você não passa no site da Bonde Lê? Aqui, os conteúdos são diários e, para receber em seu e-mail todas as novidades, assine nossa newsletter.