Significados das flores para todos os sentimentos e ocasiões!

Menino sentado no meio das flores. Página 7 do livro O menino e a flor. Imagem ilustrativa texto significados das flores.

Uma coisa que poucas pessoas se dão conta é que cada espécie de flor simboliza pensamentos e sentimentos específicos. Por isso, veja neste artigo os significados das flores mais populares.

Conheça também a história por trás de algumas espécies e como elas foram usadas na arte e na literatura. Afinal, os significados das flores compilados aqui vêm de diversas culturas ao longo da história.

Da mitologia grega a Shakespeare, muitos fizeram uso dos significados das flores. Em Hamlet, por exemplo, Ofélia distribui alecrim (lembrança), arquilégias (tolice) e violetas (fidelidade) para comunicar o que não podia em voz alta.

Entre os cavaleiros vitorianos, usar as palavras para expressar os sentimentos era considerado inadequado. Interessante, não é? Continue a leitura e saiba mais!

Veja os significados das flores de casa espécie

um estudo formal sobre os significados das flores e ele tem até nome: florigrafia. Cada espécie é ideal para uma ocasião. Isso pode estar associado ao tipo, às cores ou à quantidade oferecida.

Amarílis

Dê essa flor para alguém que você acha bonito, mas que também valoriza além da beleza.

Afinal, ela representa a beleza esplêndida e o sucesso arduamente conquistado, principalmente em empreendimentos artísticos. Portanto, dar a um artista um ramo dessa flor encoraja sua criatividade, força e realizações.

Anêmona

Flor silvestre de cores vivas, seu tom mais comum é o branco. Com a aparência especialmente delicada, é popular em buquês de casamento e representa a sinceridade.

Também simboliza antecipação, talvez devido ao fato de se fechar à noite e reabrir pela manhã. Em um tom mais escuro, no entanto, denota um sentimento de abandono e esperança perdida.

Áster

Seu nome vem da palavra grega para “estrela”, devido ao formato. Na mitologia grega, era colocada nos altares dos deuses. Por isso, indica sabedoria, valor, fé e devoção. Sua mensagem implícita é “cuide de você mesmo, por mim”.

Por outro lado, pode indicar amor pela variedade. Afinal, ela floresce nas cores rosa, vermelho, branco, lilás e malva. Pense nisso antes de dá-la de presente.

Copo-de-leite

Essa é uma flor branca que combina dois significados. Um deles é a pureza e a beleza magnífica. O outro diz respeito ao renascimento e à ressurreição. Por isso, é muito usado tanto em casamentos como em funerais.

O lírio calla também vai bem sozinho e requer poucas flores ou folhagens adicionais para criar buquês deslumbrantes em eventos especiais. Na mitologia grega, representava a deusa Hera.

Cravo

Sinônimo de beleza, fascinação e distinção. Na cor rosa, simboliza o afeto, como o de uma mãe. A vermelha, orgulho, admiração e “eu te amo”. A branca, a inocência e o amor puro.

No entanto, não adicione uma flor amarela ou listrada ao seu buquê! A amarela simboliza desdém, rejeição ou decepção. A listrada mostra arrependimento por um amor não compartilhado; algo como “não posso ficar com você”.

Crisântemo

Enquanto a flor vermelha transmite amor, a branca simboliza a verdade e a lealdade. A amarela, por outro lado, simboliza o amor frágil.

Todas simbolizam fidelidade, otimismo, alegria, vida longa ou até mesmo algo que diga “você é um amigo maravilhoso”.

Dália

Junto de flores mais finas, é ótima para arranjos vibrantes. Demonstra o compromisso e vínculo duradouro entre duas pessoas. Por isso, é ótima para aniversários.

Também pode simbolizar aviso, mudança, ou – quem sabe – aviso sobre mudanças.

Delfino

Pode significar coração aberto, grande e leve, mas também fortes laços de amor e apego ardente.

Todas vão bem tanto no jardim como em um vaso. A flor rosa representa inconstância; a branca, uma natureza feliz; e a roxa, o primeiro amor.

Ervilha doce

De cheiro delicado e adorável, essa é uma bela adição a um buquê de casamento. Representa felicidade, prazer e êxtase, além do adeus depois de um tempo que deixará boas lembranças.

Estrelícia

Simboliza a alegria e a magnificência. Pode ser usada para indicar a expectativa para algo grandioso e emocionante. Também pode significar “paraíso”. Afinal, “ave-do-paraíso” é outro nome pelo qual ela é conhecida.

Gardênia

Essa flor diz “você é adorável” à pessoa que a recebe. Também pode ser vista como um símbolo do amor secreto. Portanto, ela é perfeita para quem tem o coração romântico. Outros significados são alegria, pureza e doçura.

Girassol

Seu grande miolo indica felicidade e pensamentos puros. A maneira como essa flor sempre posiciona suas pétalas voltadas para o sol simboliza o amor dedicado, a lealdade e a adoração.

Sua mensagem de realização espiritual e boa sorte é capaz de trazer calor a alguém que está mudando de casa ou começando um novo emprego. Apenas tome cuidado, pois também pode simbolizar arrogância.

Gladíolo

Suas hastes altas e fortes tornam-na uma flor resistente. Por isso, ela simboliza força de caráter, integridade, sinceridade, fidelidade e honra.

Também pode significar lembrança. Trata-se de uma flor tropical que pode vir em uma variedade de tons vibrantes. Por isso, é popular em arranjos florais.

Hortênsia

Representa a sinceridade ou algo que diga “obrigado por sua compreensão”, além de outras emoções profundas.  Negativamente, pode simbolizar frieza e crueldade.

Iris

Essa flor homenageia a deusa grega de mesmo nome. Suas cores variadas representam a eloquência.

Separadamente, a roxa está associada a elogios e cumprimentos, além de sabedoria. A azul expressa a fé e a esperança, a amarela representa paixão e a branca simboliza pureza.

Jacinto

A rosa indica diversão, brincadeira e atitude esportiva; a azul, constância; e a branca, beleza.

Seu nome vem da flor que brotou do sangue de um menino da mitologia grega. Apolo e Zéfiro lutaram por sua atenção e o mataram no processo. Por isso, a flor roxa significa tristeza, perdão e arrependimento, e a amarela, ciúme.

Lírio

Seu nome vem do grego leírion, que significa ‘beleza”. Na Era Medieval, a flor branca representava a pureza da Virgem Maria.

Tradicionalmente, é um símbolo de casamento e denota castidade, honestidade, doçura e inocência. Na cor amarela, simboliza a alegria e a gratidão. A roxa indica paixão.

Margarida

Está presente em toda parte do planeta, menos na Antártica. Por isso, é uma flor clássica e vem em uma ampla gama de cores e tamanhos. Ela cresce a cada primavera e continua a florescer até o outono.

Representa a inocência, a pureza e a esperança, além da ideia de amor leal. Por isso, é a opção ideal para presentear alguém que esteja precisando de apoio ou incentivo. Aliás, é dito que ela representa um segredo entre amigos.

Narciso

Como é um dos primeiros sinais da primavera, não é surpresa que essa flor represente também renascimento, novos começos, boa sorte e vida eterna.

Para indicar alegria, distribua-a como um cacho. Sozinha, ela representa o infortúnio e o amor não correspondido.

Orquídea

Essa flor altamente distinta simboliza o requinte e a feminilidade orgulhosa e gloriosa, além do charme maduro e a beleza rara, exótica e delicada. Também simboliza a inocência, a consideração.

Peônia

Muito usada em casamentos por significar prosperidade, saúde, romance e vida feliz. Ela pode ser frequentemente encontrada em pinturas e obras de arte da China e do Japão.

No entanto, tenha cuidado, pois ela também pode expressar indignação e raiva! Além disso, representa vergonha e timidez. Isso vem da ideia de que as ninfas se escondiam em suas pétalas volumosas.

Rosa vermelha

Clássica entre os amantes, simboliza o amor e a paixão duradoura. Uma única flor denota amor à primeira vista, enquanto uma dúzia delas dizem “seja minha”. Tanto Afrodite como Vênus (respectivamente, deusas do amor na Grécia e em Roma) eram associadas a ela.

Não se trata apenas do amor romântico, mas sim o sentimento em suas várias formas. Por isso, ela é frequentemente associada a datas especiais, como Dia dos Namorados, das Mães e da Mulher.

Rosa de outras cores

Se for cor-de-rosa, é usada para parabenizar ou agradecer alguém. Lavanda denota encantamento ou amor à primeira vista. Laranja, pêssego ou coral podem ser dadas a alguém para demonstrar o quanto você sente saudades.

Na cor amarela, é uma perfeita prova de amizade ou algo como “eu me importo”. Também pode representar alegria. Então, jamais envie uma flor amarela para alguém que está de luto!

Tulipa

Significa amor perfeito e irresistível. Essa flor está sempre dobrando seu caule para alcançar a melhor fonte de luz possível. Portanto, ela é ótima para declarar amor e confiança.

Você pode fazer arranjos com flores de uma única cor, fazer uma alegre combinação de tom sobre tom ou então misturar de forma contrastante.

Continue aprendendo sobre os significados das flores!

Ufa, quanta coisa! Com certeza, as flores deixam o ambiente mais bonito (até mesmo um funeral). Você viu como, para uma mensagem mais assertiva, é importante saber os significados das flores?

Da mesma forma, se você não considerar os significados das flores ao ganhá-las de presente, pode acabar não captando uma mensagem implícita. Claro, também é ótimo evitar gafes.

Se você gostou de conhecer os significados das flores e se encanta pelas inúmeras possibilidades da linguagem, confira as sugestões literárias abaixo. São livros com abordagens variadas sobre esse universo tão rico.

Livro O menino e a flor

O menino e a flor

A sensibilidade e a delicadeza são qualidades que não pertencem apenas ao universo feminino. Fazem parte da natureza humana. Meninos e meninas devem ter o direito de gostar das mesmas coisas, de crescer e ser o que quiserem ser. Tem gente que acha que existem coisas de menino e coisas de menina… E você o que acha? Esta é a história de um menino sensível que amava delicadezas, mas se deparou com o lado rude da vida e se fechou. O tempo, contudo, se encarregou de trazer àquele menino lembranças bem importantes…

Livro Lágrimas de chuva

Lágrimas de chuva

Roseana Murray traz, nesses seus tankas, um frescor que oscila entre o melancólico e o matemático. Um jogo poético! Um duelo no qual a forma fixa encontra seu ato espontâneo na vasta experiência de quem fez poesia a vida toda. Ao leitor, cabe presentear a si mesmo com uma experiência única de leitura. Boa viagem nos tankas de Roseana Murray!

Jiddu K.Saldanha

Capa do livro Coração de aranha

Coração de aranha

Todos os dias um pequeno beija-flor presenteia a aranha com uma delicada pétala colorida, mas ninguém sabe explicar o motivo. O que será que se passa no coração do beija-flor?

Capa do livro Cinco sentidos e outros

Cinco sentidos e outros

Nesta antologia de 33 poemas, Roseana Murray, mais uma vez, aborda sentimentos muito sutis e, por vezes, imperceptíveis na correria do cotidiano. Nevoeiro, pássaros, pele, ponte, mar e montanha, textos e livros se misturam à sensação abstrata da ausência, dos gostos, da saudade, da paz e da busca. Enquanto a rima se ausenta, a cadência mantém a pulsação dos versos com notável beleza. Texto recomendável a todos os leitores sensíveis à voz do coração.