Linguagens do dia a dia: identifique esses 15 tipos

Compreendê-las melhora nossas interações sociais, de acordo com o meio em que estamos. Na verdade, é algo fundamental até mesmo para quando estamos sozinhos.

Afinal, uma mesma informação pode ser transmitida de várias formas, para se adequar a diferentes intenções. Em qualquer caso, estão presentes os seguintes elementos:

  • Mensagem – Conteúdo da informação.
  • Contexto – Objetivo ou situação a que a mensagem se refere.
  • Canal de comunicação – Meio pelo qual a mensagem é transmitida.
  • Código – Língua utilizada.
  • Emissor – Quem envia a mensagem.
  • Receptor – Quem recebe a mensagem.

Confira alguns tipos de linguagens do dia a dia

Claro, vamos falar aqui daquelas formas mais óbvias, as verbais. Elas ocorrem por meio das palavras, nas formas escrita e falada. Já as não verbais estão nos sinais visuais e sonoros e, em boa parte das vezes, são subjetivas.

Graças às nossas convenções sociais, quase todo mundo as conhece e entende as linguagens que fazem parte do nosso dia a dia. Veja os exemplos a seguir.

Mulher e homem usando linguagem de sinais (Libras). Imagem ilustrativa texto linguagens do dia a dia.

1. Acessibilidade

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma das nossas línguas oficiais. Ela possui vocabulário e estrutura gramatical próprios, com gestos e mímicas que podem representar letras, palavras inteiras e até termos e expressões.

Coxinha com pintura ao fundo. Imagem ilustrativa texto linguagens do dia a dia.

2. Artes de modo geral

Pinturas e esculturas conseguem abordar sentimentos complexos que seriam difíceis de traduzir em palavras. Em performances de teatro e dança, os artistas se comunicam com o público usando apenas a linguagem corporal.

Luzes traseiras de carro. Imagem ilustrativa texto linguagens do dia a dia.

3. Automóveis, motos, ônibus e caminhões

A buzina alerta os outros motoristas e pedestres a fim de evitar acidentes. Cada uma das luzes (freio, ré, setas, pisca-alerta) tem uma cor para indicar o movimento daquele veículo. No caso dos mais pesados, ainda há o apito de ré.

Charge com homem deixando gangorra para ir atrás de pirulito.

4. Charges e tirinhas

Os cartunistas precisam ter a sensibilidade apurada para sintetizarem ideias claras usando apenas uma imagem. Algumas vezes, histórias com começo, meio e fim são contadas em quadros sem usar qualquer palavra.

Pessoas de branco em festa de Ano Novo.

5. Cores diversas

É de conhecimento de todos que a cor branca quer dizer “paz”, o preto, “luto”, o verde, “esperança”, o rosa, “feminilidade”, entre outros exemplos. Por isso, as pessoas usam roupas nesses tons em ocasiões específicas.

Palestra.

6. Formal

Também conhecida como norma culta, é a que mais vemos, na forma escrita, em livros, apostilas e textos literários e didáticos. Na comunicação oral, é usada em palestras, reuniões e apresentações de modo geral.

Bandeirinha de futebol e jogador ajoelhado. Imagem ilustrativa texto linguagens do dia a dia.

7. Futebol e outros esportes

O árbitro usa o apito para indicar pênalti, início e fim de partida, e os cartões amarelo e vermelho para advertir ou expulsar um jogador. Os assistentes usam bandeirinhas para indicar impedimentos ou que a bola foi para fora.

Mulher fazendo joinha. Imagem ilustrativa texto linguagens do dia a dia.

8. Gestos e posturas

Ficar de pé ou se ajoelhar é sinal de respeito a uma autoridade. Já nas linguagens presentes nas conversas do dia a dia, é fácil entender que o polegar para cima quer dizer “positivo” e, para baixo, significa “negativo”.

Conversa de WhatsApp com emoji. Imagem ilustrativa texto linguagens do dia a dia.

9. Informal

Nesse caso, há mais intimidade entre os falantes. Pode ser na forma coloquial do bate-papo entre amigos. Também aparece nos aplicativos de trocas de mensagens, com direito a emojis e figurinhas no meio das conversas.

Detalhe de mouse com logo de Bluetooth. Imagem ilustrativa texto linguagens do dia a dia.

10. Logomarcas e ícones

Algumas marcas são tão bem trabalhadas na cabeça das pessoas que elas conseguem dizer o nome sem que isso esteja escrito. É semelhante ao que acontece com alguns símbolos de tecnologias, como Bluetooth.

Homem na rua, usando fone de ouvido.

11. Música

O foco da música, muitas vezes, está na forma da mensagem e nos próprios instrumento usados. Um bom exemplo disso são os sons agudos e acelerados para indicar alegria e os graves e lentos para a raiva ou a tristeza.

Placa saída de incêndio. Imagem ilustrativa texto linguagens do dia a dia.

12. Placas

As sinalizações, tanto no trânsito como em áreas fechadas, possuem símbolos universais, além de desenhos que sejam compreensíveis para todos. Isso deve incluir de crianças pequenas a adultos sem alfabetização.

Pés de mulher passando sobre panfletos jogados no chão.

13. Publicidade

Os anúncios publicitários usam a função conotativa ou apelativa. Isso quer dizer que o foco é a pessoa que recebe a mensagem. A ideia é envolvê-la no conteúdo, com o objetivo de convencê-la a respeito de alguma coisa.

Manual.

14. Referencial

Ela é unilateral e busca informar da forma mais clara e direta possível. É importante não dar margem a dupla interpretação. Ela está presente em manuais de instruções, tutoriais, formulários, textos científicos e jornalísticos.

Placas de trânsito ônibus, retorno e BR-293. Imagem ilustrativa texto linguagens do dia a dia.

15. Sinalização de trânsito

Seria arriscado se, enquanto dirigem, os motoristas tivessem de parar e ler todas as placas. Para ajudar na identificação rápida, elas possuem cores e formatos próprios. Há ainda os semáforos e os apitos dos guardas de trânsito.

Para quem quer se aprofundar nas linguagens do dia a dia

A língua é uma forma de linguagem que está fundamentada na palavra. No dia 28 de fevereiro de 2023, ocorreu uma live no Instagram com base no livro O que nos faz humanos, que aborda o tema.

Participam o autor Victor D.O. Santos e a professora Fabíola Farias. Se você se interessa pelas linguagens do dia a dia e pelas línguas do mundo inteiro, Confira a gravação do bate-papo.