Formas de arte se dividem em 11. Veja como apresentá-las às crianças

Você sabia que hoje é o Dia Nacional das Artes? Essa é uma ótima oportunidade para falar sobre as 11 formas de arte com as crianças. Com brincadeiras, é possível aprender um pouquinho sobre cada uma delas.

Algumas manifestações artísticas remontam à época dos homens das cavernas (como as pinturas rupestres). Outras só foram reconhecidas nos anos recentes (como aquelas que envolvem tecnologia).

Todas são ótimas, tanto para internalizar como para colocar para fora sentimentos e ideias. A seguir, confira algumas sugestões capazes de atrair a atenção das crianças e – quem sabe – descobrir um talento.

1ª arte: música

Como você deve saber, movimentar o corpo e se exercitar é ótimo para o desenvolvimento. Saiba que é ainda melhor se tiver música para acompanhar.

A música tem um papel fundamental em uma série de brincadeiras, muitas delas ligadas a outras formas de arte. A dança é a mais óbvia delas (afinal, dançar sem música é até possível, mas nem um pouco provável).

Algumas brincadeiras que sempre trazem boas risadas são “estátua” e “dança das cadeiras”. Na “caixa musical”, você coloca em uma caixa várias imagens ou objetos que aparecem nas músicas que os pequenos gostam.

Aqui vai uma dica que, provavelmente, você já sabe: as músicas com animais estão entre as que fazem mais sucesso com a meninada, principalmente se tiver uma coreografia.

2ª arte: dança

Essa é uma forma de arte que permite que as crianças percebam o espaço e o movimento, além do próprio corpo.

Uma sugestão é que você peça a elas que observem os movimentos da natureza e outros elementos do cotidiano. Isso pode incluir o liquidificador, os carros, as pessoas…

Pergunte como esses elementos se deslocam, se recolhem, expandem e por que eles fazem isso. Depois, convide-as a traduzir esses movimentos usando o próprio corpo.

Meninas dançando. Imagem ilustrativa texto formas de arte.

A dança deixa espaço para que criar e recriar o que foi proposto. Objetos como cadeiras, bambolês, panos, bolas e máscaras ajudam nesse processo. Afinal, cada um deles possui um movimento diferente.

3ª arte: pintura

Para ver a criatividade das crianças em ação, basta dar a elas alguns pincéis, tintas e folhas de papel. Se você quiser investir mais no talento delas, pode usar telas próprias para pintura ou tecido, além de papel kraft ou canson.

Pendurar desenhos na geladeira ou na parede do quarto é algo que as deixará orgulhosas. Claro, esse tipo de atividade faz um bocado de bagunça. Apesar disso (ou, talvez, por causa disso), elas adoram.

Saiba que as tintas para pintura a dedo e guache são as mais apropriadas. Elas podem ser diluídas na água e saem facilmente durante o banho.

4ª arte: escultura

Com certeza, você conhece uma criança que gosta de pegar gravetos e folhas secas no parque e levar para casa. Em vez de chamar a atenção “porque estava no chão e as pessoas pisam”, proponha algo criativo.

Pense ainda: que criança não gosta de brincar com massinha ou argila? As esculturas também podem ser feitas com papel machê. Nesse caso, a diversão já começa na hora de fazer o material.

Para complementar, use cascas de ovos e macarrão cru, além de palitos de dente e de sorvete.

Uma boa proposta é apresentar esculturas de pintores e escultores como Joan Miró e Henri Marisse. As cores e movimentos no trabalho desses artistas sempre chamam a atenção e podem inspirar os pequenos.

5ª arte: teatro

Fantoche de meia. Imagem ilustrativa texto formas de arte.

Usar fantoches é mais um momento em que a alegria começa antes mesmo da brincadeira em si. Pense em como é divertido para as crianças fazer os personagens usando meias e outros acessórios.

Um teatrinho de sombras pode ser algo simples, com movimentos entre um abajur aceso e uma parede. Para algo mais elaborado, apague as luzes e pendure um lençol em algum lugar no alto, com o abajur aceso atrás de tudo.

A mímica também é um tipo de teatro. No caso, um teatro mudo. Afinal, quem participa da brincadeira precisa saber atuar muito bem, para que os outros adivinhem o que a pessoa está imitando.

Essa é uma forma de arte excelente para facilitar a expressão de sentimentos. Ela pode até mesmo servir para abordar assuntos que, de outra maneira, causariam vergonha.

6ª arte: literatura

Escrever uma história é uma ótima forma de deixar a imaginação voar. Quem sabe essa não seja uma oportunidade para propor um encontro improvável? Por exemplo, entre super-heróis e princesas.

Você também pode propor uma “história do futuro”. Afinal, as crianças adoram criar histórias em que têm a idade dos pais. Nesse caso, oriente-as com perguntas sobre aspectos do enredo que vão escrever.

Elas também podem brincar de “história escondida na imagem”. Funciona assim: você mostra uma fotografia ou desenho, que deve servir de contexto para a criação de um conto.

Outra boa ideia é fazer uma história em grupo. Assim, cada criança escreve uma frase que vai compor uma história. Em seguida, ela passa a folha para o colega, que deve dar sequência, e assim por diante.

7ª arte: cinema

Meninos fantasiados de super heróis. Imagem ilustrativa texto formas de arte.

O cinema sempre foi uma das principais influências na cultura do nosso dia a dia. Por isso, é uma das formas de arte que boa parte das pessoas já gosta naturalmente.

Todo mundo sabe que uma das brincadeiras mais comuns é imitar aquilo que veem nos filmes ou fingir que são seus personagens favoritos.

Você também pode valorizar ainda mais um filme levando a sala de cinema para a sua sala de estar.

Escolha algo que todos queiram ver, feche as janelas e apague as luzes. Faça bilhetes e distribua a todos. Pipoca também não pode faltar. Não se esqueça de colocá-la em um balde bonito, afinal, é uma ocasião especial!

8ª arte: fotografia

Você sabia que, para tirar fotos bonitas, não é necessário ter uma câmera profissional, com diafragmas, obturadores e sensores? Na verdade, não é preciso sequer saber mexer nos filtros do celular.

O mais importante é saber observar e apreciar o mundo ao redor. Claro, uma boa dose de criatividade vai bem, mas isso as crianças já têm de sobra!

A própria natureza é capaz de dar cores ótimas às fotos. Pensando nisso, observe os efeitos ao fotografar em horários diferentes.

Um bom começo é tirar fotos do próprio pet, em casa. Com um pouco mais de domínio, pode vir as fotografias de paisagens. As plantas têm tamanhos e formas diferentes, então, também podem dar um resultado interessante.

9ª arte : histórias em quadrinhos

Menina desenhando. Imagem ilustrativa texto formas de arte.

Aqui, as crianças podem simplesmente desenhar quadros em uma folha comum e fazer uma história neles. Ainda assim, pode ser interessante imprimir templates com quadros e balões de falas e pensamentos em branco.

Deixe que usem a imaginação para criar em cima deles. Cada folha pode ser uma história com início, meio e fim, ou, quem sabe, fazer parte de uma grande saga.

O normal é que as crianças criem os próprios personagens. Mesmo assim, elas podem preferir usar os personagens que já gostam.

Saiba que criar com base em personalidades e características preconcebidas é algo que exige uma boa dose de imaginação. Afinal, é assim que boa parte dos artistas de quadrinhos trabalha!

10ª arte: jogos eletrônicos

Essa é mais uma das formas de arte que não precisam de muito esforço para atrair a atenção dos pequenos. Ainda assim, você pode escolher jogos de acordo com o valor que eles oferecem.

Nos simuladores de vida, o jogador aprende sobre carreiras, responsabilidades e cuidados com os outros. Também é possível desenvolver o raciocínio com alguns clássicos em sites gratuitos, como dominó, baralho e jogos de tabuleiro.

Os jogos de perguntas e respostas podem enriquecer o conhecimento geral de uma pessoa. Eles podem tratar de temas específicos, como a nova ortografia, cálculos matemáticos e fórmulas químicas.

11ª arte: arte digital

Arte digital. Imagem ilustrativa texto formas de arte.

As crianças se divertem por horas desenhando no Paint ou em aplicativos semelhantes. Além deles, há sites ótimos para estimular o gosto pela arte digital.

Alguns deles oferecem formas básicas de desenhar e colorir, como o Crayola, o HaringKids e o Canvastic. Para criar uma arte interativa e ainda compartilhar com outras pessoas, conheça o Tate e o ArtPad.

O Kerpoof é uma boa opção para quem quer usar a criatividade tendo como base personagens famosos, como os da Disney. Você quer mostrar às crianças a beleza da arte abstrata? O Bomomo é ótimo para isso!

Em alguns desse sites, as crianças podem criar o próprio livro ou filme de animação. Lembre-se de que desenhar no celular é ótimo, mas, se você tiver um tablet, pode ser melhor ainda.

Qual dessas formas de arte é a sua preferida?

Redes do Grupo Lê

Aqui na Lê, valorizamos não só a literatura, mas todas as formas de arte. Siga nossas redes sociais e confira outros conteúdos interessantes como esse!