Fábio Sombra une literatura de cordel a tudo, de HQs a contos russos

Nascido em 1965, no Rio de Janeiro, onde vive até hoje, de tempos em tempos, ele viaja para o interior de Minas Gerais. Lá, é em volta de um fogão a lenha que ele reúne amigos e conta histórias.

Em sua varandinha, toca seu instrumento preferido: a viola de dez cordas. O autor também foi a outros cantos do Brasil e a vários países ao redor do mundo, onde fez pesquisas sobre os temas dos seus livros.

Há mais de duas décadas, ele trabalhou na área do turismo em países do Leste Europeu, sobretudo na Rússia. Vem daí o seu interesse pelos contos populares e folclóricos de origem eslava.

Conheça um pouco do trabalho de Fábio Sombra

Com uma metodologia própria, o autor ministra várias oficinas sobre literatura de cordel. São iniciativas dirigidas a professores, mediadores de leitura, contadores de histórias e outros agentes de dentro e fora das escolas.

Em suas obras direcionadas ao público infantil, ele resgata as folias de reis, os desafios em versos e as cantorias de viola. Os elementos modernos que são adicionados atraem a atenção de qualquer criança.

Alguns livros são contos populares europeus, recriados ou adaptados na linguagem do cordel. Outros viraram peças de teatro. Abaixo, confira uma adaptação de A peleja do violeiro Magrilim com a formosa princesa Jezebel.

Fábio Sombra também teve obras adotadas no Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), do Ministério da Educação.

Entre os reconhecimentos que recebeu, está o selo Altamente Recomendável para o Jovem, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Abaixo, conheça alguns dos seus livros.

A bruxa Jezibaba e a menina bordadeira.

A bruxa Jezibaba e a menina bordadeira

Quando viajou à República Tcheca, Fábio Sombra ouviu histórias interessantes sobre essa personagem do folclore local. No livro, o autor conta sobre a origem da verruga na ponta do nariz da bruxa e fala por que as corujas são cinzentas.

Capa do livro A história de Inês de Castro.

A história de Inês de Castro ou a Dama Lourinha que depois de morta virou rainha

O texto narra o desfecho trágico e lírico para essa história sobre um rei cruel e o amor de um príncipe que se apaixona pela moça errada. Fábio Sombra conheceu a história que reconta no livro em uma das suas idas a Portugal.

A peleja do violeiro Magrilim com a formosa princesa Jezebel.

A peleja do violeiro Magrilim com a formosa princesa Jezebel

Um rei promete a mão de sua filha a quem a vencer em versos de desafio. Os candidatos eliminados são jogados aos peixes. O poema narra a competência de um violeiro e fala da princesa que, ao ser vencida, se dobra, apaixonada.

A pescaria magnética do Seu Vivinho e outras histórias.

A pescaria magnética do Seu Vivinho e outras histórias

Seu Vivinho, o pescador mais mentiroso do mundo, vai parar no bucho de um surubim gigante. Essa é apenas uma das histórias desse livro, onde a linguagem dos versos de cordel se une à estética das histórias em quadrinhos.

Armando e o mistério da garrafa.

Armando e o mistério da garrafa

Um rapaz sem talento busca a feitiçaria para conseguir fama como bom repentista e violeiro. Mas o sucesso logo se acaba. Seu criado-diabinho, preso na garrafa, se solta e faz Armando cantar versos grosseiros e maledicentes.

As dez filhas do Seu João.

As dez filhas do Seu João

Aqui, Fábio Sombra revisita o tangolomango, uma espécie de cantiga ou parlenda que se liga a versos numerativos decrescentes. Ao final de cada verso, a personagem deixa o brinquedo ou morre, isso é, dá o tangolomango.

Cordel da Terra e do céu.

Cordel da Terra e do Céu

A história da busca da humanidade para compreender os céus, a Terra e o universo. Os conhecimentos se desenvolvem e se expandem, com povos (fenícios, chineses, indianos) apresentando suas conclusões sobre o planeta.

Cordel e viola – literatura popular em versos na formação de leitores.

O livro funciona como um manual prático, com conceitos e características da poesia popular. Com exemplos, Fábio Sombra fala da sua experiência usando a literatura de cordel como uma ferramenta poderosa de incentivo à leitura.

Capa do livro João Valente.

João Valente

Fábio Sombra faz a adaptação em cordel de um poema épico húngaro. Expulso de sua aldeia, João-cara-de-milho se separa da amada. Ele se torna soldado, salva a filha do rei da França e reencontra o amor de sua vida.

Ludmila e os doze meses.

Ludmila e os doze meses

Fruto de uma pesquisa de Fábio Sombra sobre os contos de fadas da Rússia e de outros países do Leste da Europa. O autor traduziu e adaptou para o português na forma de cordel essa história sobre uma menina muito corajosa.

Magrilim e Jezebel em O rei do abecê

Magrilim e Jezebel em: o rei do abecê

Um rei, muito prepotente, convida o rei Magrilim e a rainha Jezebel a disputarem um torneio de versos, prometendo dar o seu palácio ao vencedor. Eles aceitam o desafio, mas, se perderem, se tornarão escravos por dez anos.

Sete Histórias de Pescaria do Seu Vivinho.

Sete histórias de pescaria do Seu Vivinho

Mais uma vez, a linguagem do cordel se funde com o dinamismo das histórias em quadrinhos em oito histórias com pescador mais mentiroso do mundo. Embora o título diga “sete”, o número é para lembrar da conta de mentiroso.

Taya e o espelho da Baba Yaga.

Taya e o espelho da Baba Yaga

Na Rússia, uma princesa guarda um segredo em seu coração e tem que viver na companhia de uma bruxa e seu intrometido corvo assistente. Ela encontra um espelho encantado, que mais parece uma sala de bate-papo da Internet.

Capa do livro Vladimir e o navio voador.

Vladimir e o navio voador

O Czar da Rússia avisa que dará sua filha em casamento a quem chegar ao palácio a bordo de um navio voador. Vladimir resolve tentar a sorte e partir em busca do valioso prêmio. Em sua jornada, conhece amigos leais, que o ajudam.

Além de Fábio Sombra, conheça outras obras que valorizam a arte

Puxa, quantos títulos, não é mesmo? E olha que esses são apenas algumas das obras de Fábio Sombra. Entre em contato e teremos prazer em te ajudar a escolher os melhores livros para levar para a escola ou para casa!