Cultura mineira é inspiração para vários livros. Conheça 7 deles

Não são raros os escritores e ilustradores mineiros que colocam o Estado no papel. Alguns conhecem as cidades tão a fundo, que incorporar os elementos da cultura mineira naquilo que escrevem já é algo natural.

Também, não é para menos! Minas Gerais é uma terra repleta de cenários belíssimos. Além disso, o cotidiano e a história do Estado já estiveram presentes em inúmeros processos criativos.

Há ainda os livros que são fruto de pesquisas aprofundadas sobre a cultura mineira, seus costumes e sotaques. Alguns personagens são baseados em pessoas reais, que viveram em Minas (claro, isso inclui figuras históricas).

A seguir, você verá 7 livros em que Minas Gerais desempenha um papel central. Eles vão desde ficções com cidades históricas como pano de fundo a poesias inspiradas na cultura mineira. Acompanhe!

Livro Reconexão

1. Janelas de Minas

A humanidade precisa abrir janelas além daquelas dos celulares e das redes sociais. Em Reconexão, Lelis nos convida a conhecer as lindas janelas de Minas, desenhadas por ele. Elas nos chamam para o ar livre do mundo real.

Capa do livro A velhota cambalhota.

2. Apresentando a antiga Ouro Preto às crianças

Em A velhota cambalhota, Sylvia Orthof conta sobre as peripécias de uma senhora da tradicional família mineira. Ela resolve dar cambalhotas e virar o direito pelo avesso, escandalizando toda a população de Ouro Preto.

Capa do livro Coisa do bicho.

3. De Coluna a Belo Horizonte

Carlos Herculano Lopes fotografa com as palavras cenas de sua cidade natal, Coluna, no Vale do Rio Doce, e vai até BH. Coisa do bicho é uma coletânea de conversas soltas, nascidas ao acaso, que revelam a alma do mineiro.

Livro Honorina

4. Escravidão, uma parte triste da cultura mineira

Na antiga trilha do ouro, braços negros perfuravam as minas. Em Honorina, Regina Miranda trata da vida dura e da luta dos escravizados. Eles nunca tiveram suas biografias escritas, mas oralidade trouxe suas histórias até nós.

Capa do livro Mestre Lisboa - O Aleijadinho.

5. Artista importante para a cultura mineira e mundial

Preconceito, escravidão, cobrança do ouro, Inconfidência Mineira e arte sacra. Fatos verídicos e tradição oral se misturam na biografia ilustrada Mestre Lisboa – O Aleijadinho, fruto da pesquisa minuciosa feita pelo autor Nelson Cruz.

Capa do livro Todo dia é dia de poesia.

6. Minas poética

Uma antologia de poemas escritos por Ronald Claver sobre o cotidiano, o amor e as indagações do ser humano. O jogo sonoro dos versos de Todo dia é dia de poesia também inclui lugares e pontos turísticos do Estado.

O menino que inventou o sertão, de Alexandre Azevedo.

7. Mutum, no sertão mineiro

Para Minas Gerais, pelos seus 300 anos. À memória de João Guimarães Rosa. Frases e versos das obras do grande escritor modernista serviram de base para Alexandre Azevedo criar o belo texto de O menino que inventou o sertão.

A literatura tem elementos da cultura mineira para todos os gostos

O povo, os rios, as lagoas, as cachoeiras, as montanhas, as estradas, as comidas típicas, os calçamentos de pedra, as construções históricas, o sertão… Toda essa ambientação torna a literatura mais próxima do leitor mineiro.

Para aqueles que cresceram em cidades de Minas gerais, ela representa o resgate de memórias da infância e da juventude. Além disso, a literatura apresenta as belezas do Estado para aqueles que querem conhecê-lo melhor.

Afinal, quando estão inseridos na ficção e na poesia, os elementos e locais do mundo real têm o poder de tornar uma narrativa ainda mais imersiva. Você concorda?

Para mais dicas como as que você acabou de ler, visite sempre o site da Lê. Aqui, valorizamos a cultura mineira, brasileira e mundial em conteúdos que são atualizados diariamente. Então, até amanhã!