Desenhistas encantam com técnicas variadas. Conheça 10 nomes

Se te perguntarem quem é o maior entre todos os desenhistas, em todos os tempos, no mundo inteiro, que nome você diria? Bem, para boa parte das pessoas, a resposta seria Leonardo da Vinci.

Ele foi uma das pessoas mais criativas da história, tanto que o Dia Mundial do Desenhista é comemorado hoje, 15 de abril, data do seu aniversário. A celebração foi instituída pela Associação Internacional de Artes (IAA).

Essa é uma oportunidade para valorizarmos o trabalho daqueles que criam uma arte capaz de encantar a todos. Reconhecemos também os desenhistas industriais, programadores visuais e os que se dedicam à ilustração livre.

Aqui no Brasil, também temos desenhistas com técnicas, estilos e talentos diversos. Na lista a seguir, selecionamos alguns nomes de artistas com criações voltadas para a literatura, sobretudo a infantojuvenil.

1. Ana Raquel, “iluscritora

A Bonequinha Preta, página 4. Imagem ilustrativa texto desenhistas.

Vive “entre linhas traçadas pelas fadas de plantão”. Essa iluscritora acredita que a imagem multiplica o valor da palavra. Para ela, “ilustrar requer abstração, desafio… e uma dose bem servida de preconceito. Contra o óbvio”.

A magia de suas imagens está nos livros: A Bonequinha Preta, Era uma vez um sequestro, Há um sol na solidão de Eduarda, Madrugada na casa do bruxo, O bonequinho doce e Pá & pedra.

2. Anna Göbel, xilogravadora

Xarope de cores, página 10. Imagem ilustrativa texto desenhistas.

A alemã já expôs seus trabalhos em vários países. Seus pais sofreram com a intolerância da Segunda Guerra Mundial. Ávidos por conhecer outras culturas, viajaram mundo afora, com seus cinco filhos, pelos lugares mais remotos.

Sua influência alemã/espanhola/argentina/brasileira pode ser vista nesses títulos: A estrela e os poetas, Estrela do céu – estrela do mar, Qual bicho é mais fofo?, Sai da toca, amigo e Xarope de cores.

3. Denise Rochael, desenhista étnica

Moça assustada com a cobra. A trapaça da serpente, página 11.

Inspirada pelas formas e texturas das culturas indígena e africana, a escritora e ilustradora já viajou o Brasil e o mundo, participando de exposições. Alguns de seus livros e coleções de arte foram premiados internacionalmente.

Sua arte exótica e rica está nos seguintes livros: Gato, sapato, bicho do mato, A trapaça da serpente, Cada um no seu lugar, No meio da rua no mundo da Lua e Pinguinho quer conhecer o mundo.

4. João Marcos, quadrinista

O mundo Mendelévio e o planeta Telúria, página 2

Vencedor de um Troféu HQ Mix e roteirista do Estúdio Maurício de Souza. Suas histórias são inspiradas na própria infância com as irmãs. Ele também mistura quadrinhos e cordel, além de ensinar desenho a crianças e adultos.

O autor tem alguns livros em quadrinhos: Amarra meu cadarço?, Pra que tomar banho?, Três é demais, A pescaria magnética do Seu Vivinho e Sete histórias de pescaria do Seu Vivinho.

5. Lelis, chargista

O trompetista na tempestade, página 20. Imagem ilustrativa texto desenhistas.

Já trabalhou em vários jornais do Brasil e foi premiado internacionalmente. Quem conhece esse chargista, quadrinista e ilustrador sabe que elegância do traço não é nada mais que uma extensão da sua personalidade.

Se encante com a fineza de seu desenho: O gato e o Diabo, A cidade dos corações de corda, Aquilo que não se vê, Hortência das tranças, Reconexão, O trompetista na tempestade.

6. Nani, cartunista

Gatos tirando selfie. Tem outra palavra na palavra, página 17. Imagem ilustrativa texto Nani.

Um dos maiores cartunistas brasileiros, com trabalhos publicados na TV e em jornais, revistas do país inteiro. Seu um humor ácido satiriza a sociedade e a política, mas também ensina as crianças a brincarem com as palavras.

Aqui estão alguns de seus trabalhos voltados para o público infantil: A bruxinha do bem, Abecedário hilário, Tem outra palavra na palavra, O que dizem as palavras, O espírito de porco e Gabriel da Conceição Bicicleta.

7. Regina Rennó, artista plástica

Crianças na praia em barcos de papel. Página 20 do livro Terra mãe. Imagem ilustrativa texto meio ambiente.

A ilustradora organiza seu tempo entre as artes plásticas e a produção literária. Algumas de suas obras fazem parte de catálogos importantes. Foi diretora de Museu de Arte, professora de criatividade, desenho e ilustração de livros.

Confira a beleza de sua arte: Vila da onça, Viagem a vapor, Terra mãe, Théo e a noite, Quatro jabutis, Nino e Bela, Na ponta do lápis, Leva vento, leva, Guta e a gata, Celina e Ada.

8. Semíramis Paterno, desenhista rebelde

Mulher abrindo caixa, com cachorro na praça. Página 12 do livro O mistério da caixa vermelha. Imagem ilustrativa texto livro de imagem.

Sempre gostou de desenhar e, aos 12 anos, matriculou-se em um curso de desenho acadêmico. Já crescida, tomou coragem para dedicar-se exclusivamente à ilustração infantil, com destaque para área editorial.

Boa parte de sua obra é formada apenas por imagens ou tem poucas palavras: Você já viu?, A banda da floresta, A cor da vida, Dona Tricotina Tapeceira, O criador, O mistério da caixa vermelha e Pé de ponte.

9. Silvana de Menezes, desenhista em várias frentes

Menina subindo na árvore, com galinha puxando o vestido e o chão xadrez. Página 11 do livro Joana e o pé de feijão. Imagem ilustrativa do texto livro de imagem.

A artista acredita no livro como um importante instrumento de humanização. Consciente de que escrever e desenhar é correr um risco, sem perder o bom humor, arrisca-se em temáticas contemporâneas e perturbadoras.

Seus desenhos aparecem nos livros: O gato da árvore dos desejos, Cabelinho Vermelho e o Lobo Bobo, Raul e o baú do vovô, Finóquio, Mundo cão, Meninas, bah!, Joana e o pé de feijão.

10. Walter Lara, aquarelista

Homem no campo, com cavalo e cachorro. O artesão, página 6. Imagem ilustrativa texto desenhistas.

Esse artista plástico e ilustrador é especializado na aquarela, e o resultado é sempre lindíssimo! Tanto que já recebeu várias vezes o selo Altamente Recomendável da FNLIJ, além de ter sido finalista do Jabuti, como ilustrador.

Cada página de suas obras poderia ser emoldurada: O artesão, Dona Feia, Como nascem os pássaros azuis, Na biblioteca da rua Direita, Vladimir e o navio voador e Taya e o espelho da Baba Yaga.

Que os desenhistas continuem inspirando a todos!

Toda criança adora desenhar. Pensando nisso, os profissionais dessa área são grande fonte de inspiração e incentivo para elas.

Você também enxerga a importância do contato com desenhistas, escultores, escritores, poetas e toda forma de arte possível? Entre em contato! Juntos, selecionaremos as melhores obras para sua casa, biblioteca ou sala de aula.