Pés inspiram inúmeros livros infantis. Conheça alguns bem criativos!

Vai dar pé

A língua portuguesa é uma das mais ricas que existem no mundo. Afinal, são infinitas as possibilidades de brincadeiras, trocadilhos e metáforas. Os pés, por exemplo, aparecem em várias ocasiões.

Pés de cabra, de valsa, do ouvido, na jaca, de anjo, de moleque inspiraram Guto Lins no divertido Vai dar pé. No vídeo abaixo, o autor fala como foi o processo de criação do livro, que ele escreveu e ilustrou (com as mãos!).

Expressões como andar, caminhar, correr, subir e descer também podem ser usadas de várias formas. Então, que tal darmos um passo além? Nos 10 livros a seguir, veja como a literatura infantil pode fazer a criatividade voar.

O livro do pé

1. Pés catalogados

Ao dançar “Ai, bota aqui o seu pezinho”, um menino descobre em cada bicho um pé diferente: para andar, nadar, cavar buraco, segurar coquinhos e até bichos sem pé. Daí, surge a ideia de eternizá-los em um livro: O livro do pé.

Pé de ponte

2. A um pé de distância

Separados por um precipício, um menino e uma menina tentam se comunicar. Ele tem uma bola. Ela tem papéis, lápis, tintas e um cachorrinho companheiro. Em Pé de ponte, veja como a criatividade torna possível viver essa amizade.

Capa do livro Cadê meu dono?

3. Reconhecendo as pessoas pelos pés

Em Cadê meu dono?, um cãozinho se perde. Pelo caminho, ele observa as pessoas e compara os sapatos e tamanhos dos pés. Ao encontrar o dono, percebemos por que esses detalhes são tão importantes para reconhecê-lo.

Fruta no pé.

4. Pezinhos do quintal

A partir das palavras “o que é, o que é?”, Fruta no pé convida as crianças a um divertido jogo de adivinhações. Assim, com brincadeiras e rimas, os pequenos leitores devem tentar descobrir o nome das frutas que estão no quintal.

Capa do livro Com o pé na estrada.

5. Rumo às lembranças

Em Com o pé na estrada, acompanhamos um menino e sua mãe em uma viagem à casa da avó paterna. A avó está doente e acaba morrendo. Na volta, mãe e filho voltam pra casa com a certeza de que se conheceram mais.

Capa do livro Joana e o pé de feijão.

6. Pés de galinha

Um pé de feijão cresce até as nuvens. Joana e sua galinha sobem por ele, avistam um castelo, se dirigem para lá e acabam aos pés de um estranho homem. Joana e o pé de feijão é uma divertida releitura do clássico infantil.

Andarilhos.

7. Caminho para a felicidade

Enquanto três cães caminham, eles mostram o que pensam de si mesmos e do mundo onde vivem. Com essa metáfora, Andarilhos fala dos sentimentos, das buscas do ser humano e das possibilidades do intricado jogo da vida.

É só subir e cair.

8. Pé na tábua

Paciência e perseverança são atitudes que, quando bem aprendidas na infância, são levadas para a vida inteira. É só subir e cair mostra como o treino é importante para conseguir o que se deseja, como saber andar de bicicleta.

Abílio Basílio e seu fusqueta.

9. Metendo os pés pelas mãos

Quando o fusca verde-abacate passa, ninguém fica a pé. Ao buscar a irmã na rodoviária, seu Abílio Basílio dá carona a para todo mundo. Confira a confusão entre a mulher-gorila e o pianista desafinado de Abílio Basílio e seu fusqueta.

Onde anda você

10. Andando por outros cantos

Ao usarem a imaginação para inventar histórias, as crianças usam todo tipo de objetos. O reconto Onde anda você usa bonequinhos de cerâmica e peças de louça para falar da saudade de uma personagem famosa dos contos de fadas.

Leia Vai dar pé na íntegra

Bem, é isso, chegamos ao pé do texto!

Cadastre-se no Portal do Educador e confira a versão digital de Vai dar pé e de outros livros do Grupo Lê. Assim, você poderá fazer uma avaliação cuidadosa “dos pés à cabeça” antes de adotá-los na escola ou para levar para casa.