‘Objetos de poder’: saga envolvente para os fãs de literatura fantástica

Capa O resgate do paladino. Imagem ilustrativa texto Objetos de poder.

A literatura fantástica tem inspirado vários filmes e séries, o que atrai cada vez mais fãs para o gênero. Aqui no Brasil, há ótimas obras de autores contemporâneos. Um destaque vai para a saga Objetos de poder.

O próprio autor Marcos Mota reconhece que seu primeiro livro não ficou bom. Ainda assim, não desistiu e escreveu mais alguns, todos não publicados, até chegar em Os objetos de poder, seu sétimo livro, com o qual ficou satisfeito.

Mais tarde, a obra foi rebatizada de O enigma dos dados e se tornou a primeira da coleção. Inicialmente, era vendida apenas on-line. O trajeto foi longo até a publicação por uma pequena editora e, mais tarde, por uma grande.

Quer conhecer um pouquinho de cada título dessa coleção? Então, prepare-se para entrar nesse mundo de enigmas e encantamentos, onde nada será o que parece!

O enigma dos dados.

Livro 1: O enigma dos dados

Existem muitas formas de magia. A matemática é uma delas e Isaac Samus sabe disso. O garoto tem 13 anos e é fascinado pelo universo dos números.

Depois de muitos estudos e pesquisa, ele consegue decifrar um enigma criado pelo grande matemático Euclides. Assim, ele encontra cinco estranhos dados, cada um de uma cor e com um número diferente de faces.

Os objetos são mágicos e ajudam a encontrar fórmulas capazes de prever o surgimento de números primos em sequências matemáticas. Ou seja, eles preveem o futuro.

Isaac também encontra uma moeda de ouro com o símbolo da rainha de Enigma em uma das faces. Com esse poder, ele ajuda Bátor e Gail na busca pelo segundo objeto de poder pertencente aos humanos: o Cubo de Random.

O cemitério dos anões.

Livro 2: O cemitério dos anões

Traições e mal-entendidos rompem laços profundos de amizade que haviam entre dois povos. Le Goff é um sagaz anão alado que descobre a localização do Pergaminho do Mar Morto, um objeto de poder que pertence a seu povo.

Para ir atrás desse objeto, ele deve atravessar a terra dos gigantes, seus inimigos, e chegar ao cume da montanha mais alta. Ele tem o dom da memória privilegiada, mas suas asas são atrofiadas. Por isso, é incapaz de voar.

Como se isso não bastasse, ele é albino e, dificilmente, passará despercebido. Em sua caminhada, Le Goff encontra Arnie, um gigante de um olho só, que o faz repensar todas as suas crenças. Os dois se tornam eternamente amigos.

Para resgatar o objeto de poder e se manter vivo, Le Goff precisa conseguir favores usando a mentira. Esse é um “dom” desenvolvido ao longo de anos de preconceito e discriminação.

Capa do livro A maldição das fadas.

Livro 3: A maldição das fadas

Uma maldição recaiu sobre todas as fadas do reino Enigma, e nenhuma pode ser correspondida quando se apaixona. Caso isso ocorra, a pessoa amada, inevitavelmente, acaba morrendo dentro de poucos dias ou horas.

Aurora Curie é uma fada de 13 anos de idade. Ela sabe que, se conseguir encontrar o objeto de poder do povo encantado, perdido há 500 anos, será capaz de quebrar essa maldição.

Ela acredita ter indícios do objeto e, com a ajuda de seu amigo, o arqueônio Pedro Theodor, dá início a uma busca frenética. O que não espera é que Pedro acaba se apaixonando por ela.

Será que eles conseguem encontrar o objeto de poder a tempo? Entre monstros e enigmas, o maior perigo que enfrentam nessa jornada é o de deixarem manifestar um para o outro o amor que sentem.

Capa do livro O resgate do paladino.

Livro 4: O resgate do paladino

Isaac, Gail, Arnie, Le Goff, Aurora e Pedro, os seis possuidores dos objetos de poder, têm dons e personalidades muito diversos. Eles finalmente se encontram quando estão a caminho da capital do reino de Enigma.

Eles desejam mostrar os objetos de poder à rainha, mas nem desconfiam de que os ventos não sopram a favor. As forças das trevas também se movem sorrateiramente, e eles acabam perdendo um dos seus membros.

Quando um paladino é raptado, a vilania e a maldade são expostas e o grupo se descobre envolvido em um jogo engenhoso e mortal.

Será que eles conseguem sobreviver aos perigos do traiçoeiro Pântano Obscuro, para onde o paladino foi levado? Tempos bons e ruins se alternam, sem que o homem possa controlar suas ocorrências.

A montanha da loucura.

Livro 5: A montanha da loucura

Houve perdas, e os que restam no grupo estão desanimados. Eles finalmente chegam à Corema, capital de Enigma, e ocorre o tão aguardado encontro com a rainha Owl.

A rainha os recebe e lhes apresenta a maior de todas as questões relativas ao reino no momento: sua sucessão. Um plano sórdido, arquitetado dentro do próprio palácio, está em andamento, para arrancar a coroa da rainha.

No entanto, nem todos estão interessados nos propósitos reais. Pedro planeja a melhor maneira de ir embora de Corema e Arnie é assombrado pela aparição de Huna e Aurora.

Isaac, Gail e Le Goff se unem para desvendar os mistérios envolvendo os primeiros possuidores, bem como o paradeiro do sétimo objeto de poder. Uma característica determinante dos Lictores é revelada.

Trabalho do autor de Objetos de poder para novos leitores e escritores

“Escrever um livro, qualquer um escreve. Porém, com arte literária, é para poucos.” Você concorda com essa frase? Pois foi dizendo isso que a primeira revisora de Marcos Mota o fez despertar para o essencial da escrita criativa.

Atualmente, o autor realiza um trabalho inspirador para novas gerações de leitores. Muitas escolas adotaram seus livros e ele ainda vai até elas para conversas com os alunos. Já foram vários encontros de sucesso!

Para contribuir para o crescimento da literatura fantástica brasileira, ele pesquisa sobre escrita criativa há mais de uma década. Na Liga de Autores Mineiros, promove a ajuda entre colegas, troca conhecimentos e experiências.

Quem deseja se dedicar à escrita criativa pode conhecer vários métodos, conceitos e segredos em seus artigos, vídeos no YouTube e cursos on-line.

Lê na Bienal - Marcos Mota.

Nesta quinta-feira, 19/5, você terá uma oportunidade de conversar com Marcos Mota, autor da saga Objetos de poder. Ele estará no stand da Lê na Bienal Mineira do Livro, das 9:30 às 11:30, e das 13:30 às 15:30. Imperdível!