Livros sobre viagem encantam todas as idades. Veja 20 deles

No post de hoje, você vai conferir uma seleção de títulos para crianças, jovens e adultos. São obras capazes de instigar a curiosidade, a imaginação e o espírito aventureiro.

Algumas descrições são tão detalhadas que nos fazem sentir como se estivéssemos fisicamente no local. Além dos textos, ilustrações ricas nos apresentam lugares que, de outra forma, não conheceríamos.

Entre eles, a Amazônia, a África, o Japão, o Polo Norte e o fundo do mar. Se não fosse pela literatura, talvez, nunca soubéssemos de alguns aspectos ou sequer da existência deles. Agora, conheça ótimos livros sobre viagem!

Capa do livro O sapulante viajante.

1. Livros sobre viagem acionam a imaginação

Um sapo, uma menina e uma bolsa… Em O sapulante viajante, somos guiados em uma jornada através do tempo. Passamos por lugares do mundo inteiro, onde eventos reais se misturam à imaginação de uma criança.

Capa do livro Ada.

2. Lá do alto, dá para ver tudo melhor

Uma menina observa que tudo ao redor parece estar dentro de uma moldura. O avô a convida para viajar de avião, e sua visão se amplia. A grandiosidade da cidade, do mar, dos rios, da floresta e das nuvens podem ser vistos em Ada.

Capa do livro Há uma gota de poesia em cada rio da Amazônia.

3. Modernista na Amazônia

Em 1927, Mário de Andrade faz uma viagem pelas águas da Amazônia e se encanta com aquele Brasil desconhecido. Seus relatos estão em Há uma gota de poesia em cada rio da Amazônia – Diário poético de um turista aprendiz.

Livro Três formigas amigas

4. Para fugir da monotonia

Em Três formigas amigas, um grupo abandona a vida no formigueiro, em busca de novas emoções. Depois de uma viagem divertida e perigosa, começam uma nova vida, acreditando na amizade, no sonho e na coragem para recomeçar.

A viagem de Tamar.

5. Mergulho ao fundo do mar

Uma tartaruga marinha criança, brincalhona e corajosa, sai em busca das maravilhas dos mares do mundo inteiro. A viagem de Tamar conta uma história de verdade, que parece de mentira. É pura realidade vestida de fantasia.

A grande viagem de Rosita.

6. Jornada inesperada

Uma porquinha nunca engorda e, por isso, nunca consegue fazer a grande viagem misteriosa sobre a qual todos falam. A história de A grande viagem de Rosita muda quando o rei das ruas a leva para acompanhá-lo em sua jornada.

Capa do livro Viagem a vapor.

7. Aventura segura

Em Viagem a vapor, acompanhamos duas crianças em um barco. Na viagem, encontram todo tipo de animais perigosos. Depois, tiram o barquinho de brinquedo da bacia com água, cercada de bichinhos de plástico.

Livro A barca dos amantes

8. Inconfidente vai à Moçambique

Condenado ao exílio, com os planos de liberdade frustrados e separado de Marília, Tomás Antônio Gonzaga é vítima de delírios terríveis. A barca dos amantes traz a história da vida de Dirceu e sua viagem para Moçambique.

Capa do livro A maldição das fadas.

9. Fantasia apaixonante

Um Objeto de Poder precisa ser encontrado para quebrar uma maldição. Então, uma fada inicia sua jornada. No caminho de A maldição das fadas, ela e um arqueônio se apaixonam, mas não podem manifestar seu amor.

Capa do livro As aventuras de Pépin.

10. Aventuras de um pequeno peregrino

Uma criatura, moldada por um alquimista, percorre aldeias medievais, grandes cidades e florestas sombrias. Acompanhamos As aventuras de Pépin nas costas de um cão, na busca dos segredos escondidos nos corações humanos.

Cordel da Terra e do céu.

11. Conhecendo vários povos ao longo da história

Fenícios, chineses, indianos e gregos têm suas conclusões sobre a Terra. Cordel da Terra e do céu os acompanha e chega a um astronauta, que mostra que o planeta é azul e redondinho, como se fosse feito com um compasso.

Capa do livro iluminuras.

12. Escavação que atravessa o tempo e o espaço

Dois adolescentes do século XXI, um frei beneditino do século XVIII e um ex-escravo refugiado em um quilombo. Em Iluminuras, uma escavação arqueológica mistura passado e mostra a ligação entre os personagens.

Livro Issum Boshi - O pequeno samurai.

13. Pequeno samurai pelo Japão

Issum Boschi é conto popular japonês. Essa é a história de um menino com o tamanho de um dedo polegar, que sonha em ir para a capital, estudar e ser um grande homem. Ele chega a um castelo, depois de uma viagem perigosa.

Livro Margarida

14. Indo atrás dos sonhos

Uma vaca quer conhecer o mundo, mas todos só dão opiniões desanimadoras. Ainda assim, ela escolhe encontrar seu destino. Com uma linguagem poética, Margarida fala dos caminhos percorridos para tornar os sonhos viáveis.

Capa do livro Minha princesa africana

15. Amor que atravessa continentes

O narrador de Minha princesa africana se apaixona por uma moça lá de Angola. Eles só se viram uma vez e sonham com o dia do reencontro. Enquanto isso, vão se comunicando por cartas, telegramas e telefone.

Capa do livro O pequeno grande.

16. Coragem para encarar o desconhecido

Em O pequeno grande, uma ovelha foge de um sítio e convida o canário para ir junto, mas ele teme o desconhecido. Tempos depois, os dois se reencontraram em um circo, onde são maltratados. Só a coragem e a amizade vai salvá-los.

Capa do livro O rio dos gigantes de cabeça branca.

17. Rios e mares ganham vida

O rio dos gigantes de cabeça branca conta a história de um riozinho que sonha desaguar no Pacífico. Uma grande muralha o separa do mar. Dezenas de rios vão se juntando, até formarem um verdadeiro mar de água doce, o Amazonas.

Terra mãe

18. União de povos do mundo inteiro

Terra mãe nos convida a viajar em grandes barcos de papel com um grupo de crianças. Elas saem do Brasil e vão se juntando a outras dos EUA, Portugal, Israel, África, Austrália… Enfileirados, os barcos chegam às regiões geladas.

Capa do livro Com o pé na estrada.

19. Que tal livros sobre viagem para nos conhecermos melhor?

Um menino e sua mãe fazem uma viagem à casa da avó paterna, que está doente. Com o pé na estrada traz à tona cenas antigas da vida dos dois. Depois, eles voltam para casa com a certeza de que se conheceram mais.

Capa do livro Tô ligado!

20. Caminhos e descaminhos da vida

Em Tô ligado!, acompanhamos um jovem que foge de casa e vai para São Paulo. No caminho, ele conhece pessoas que o fazem perceber o universo de outra forma. Isso dura só alguns dias e resta a ele voltar para casa de carona.

Leia e incentive crianças e jovens a conhecerem livros sobre viagem!

Você gostou de alguma das sugestões acima? Quer orientações para escolher os melhores livros sobre viagem ou qualquer outro assunto e levar para sua casa, escola ou biblioteca? Entre em contato. Será um prazer te ajudar!