Livros de formatos diferentes, para crianças curiosas. Conheça!

Os livros de formatos diferentes trazem uma liberdade única para as experiências de leitura. Eles convidam os pequenos leitores a usarem a criatividade e explorarem as possibilidades que os livros oferecem.

Como você deve saber, as brincadeiras proporcionam ótimas oportunidades para que as crianças conheçam alguns conceitos. Por isso, um livro-brinquedo pode ser uma maneira interessante de apresentá-las ao mundo da literatura.

Assim, ao associar a leitura com a brincadeira, as crianças vão assimilando os livros como algo legal. Abaixo, confira uma seleção com livros de formatos diferentes, que enfatizam o lúdico e instigam a curiosidade.

Abecedário de bichos

Páginas do livro E agora Zezé, que bicho é. Imagem ilustrativa texto livros de formatos diferentes.

Um abecedário com letras maiúsculas e minúsculas, onde as crianças aprendem um pouquinho sobre cada animal. Com as páginas cortadas ao meio, dá para misturar as partes de cima com as de baixo e criar novos bichos.

Assim, é possível seguir uma lógica biológica ou de cores. Ou então, tentar o resultado mais exótico e esquisito possível. Para ajudar na brincadeira, as folhas de E agora Zezé, que bicho que é? são encadernadas com uma espiral.

Brincadeira comprida

Se alguém gritar “salsicha” do seu lado, pode não ser a hora da refeição, mas sim o convite a uma comprida brincadeira. É isso o que mostram os quadros de Salsicha!, impressos em uma folha comprida e dobrável, de forma sanfonada.

Livro Salsicha esticado, com régua e cachorro. Imagem ilustrativa texto livros de formatos diferentes.

O material é resistente e, no verso, está impressa uma régua gigante. Dá para medir a altura das crianças usando o buraquinho do livro para pendurá-lo na porta ou na parede. Para mantê-lo fechado, o livro é envolto com uma cinta.

História que se desdobra

Contadora de histórias abrindo o livro Quem quer brincar comigo no parque, com crianças assistindo. Imagem ilustrativa texto livros de formatos diferentes.

É engraçado imaginar como uma casa pequena pode crescer à medida que chegam mais amigos para brincar com uma menina. Toda vez que a campainha toca, aparece uma visita, e o livro aumenta suas dimensões.

O texto de Quem quer brincar comigo? é rimado e as ilustrações saltam ao olhar. A cada desdobra, descubra os animais cada vez maiores que aparecem e aumentam a turma, até o livro virar um pôster de uma vaca bem elegante!

Resposta que está atrás de cada folha

Livro Quando o bebê diz mã mã. Imagem ilustrativa texto livros de formatos  diferentes.

No estilo “cadê?” / “achei!”, Quando o bebê diz “mã mã” traz uma série de perguntas sobre os significados das primeiras palavras. Cada membro da família vira um bicho e traz alguma coisa para o compor o quarto do bebê.

Saiba o que cada um esconde atrás das folhas, desdobrando-as e descobrindo a surpresa. Essa é uma brincadeira com os balbucios das crianças, como “pá pá”, “bó bó”, “ti ti” e, claro, “mã mã”, que tanto encantam os mais velhos.

Abertura que aprisiona

Livro Mundo cão. Imagem ilustrativa texto livros de formatos diferentes.

Os livros da coleção Curtas do Lelé têm o formato praticamente igual ao padrão, com exceção de um detalhe nas capas: um recorte retangular, que permite ver parte da folha de rosto, como se fosse a janela para uma prisão!

Assim, as grades do portão de Mundo cão ficam parecendo as de uma cela. A ideia do pouco espaço dentro do jarro em O vaga-lume é reforçada. As coisas ficam apertadas quando o filhotinho vira galo ou galinha em O pintinho do Lelé.

Fuja da mesmice com livros de formatos diferentes!

Viu só como há várias formas divertidas de conhecer o universo da literatura? Lembrando que, caso você não tenha entendido o que significa alguma das partes do livro mencionadas aqui, neste outro post fizemos um guia completo.

Além dos livros de formatos diferentes, o Grupo Lê tem em seu catálogo títulos com textos, ilustrações e projetos gráficos únicos. Entre em contato e teremos prazer em te ajudar a escolher o melhor para a sua escola ou levar para casa!