Livros de aventura para crianças e jovens! Confira 20 sugestões

As crianças, naturalmente, têm o espírito aventureiro aflorado. Pense como isso pode ser usado para atraí-las para a leitura de bons livros.

Na verdade, praticamente todo mundo gosta das histórias que transportam a outros mundos.  E a literatura tem a capacidade de nos fazer sentir imersos em lugares e épocas bem distantes da nossa realidade.

A propósito, quem não gosta de uma saga? Pensando nisso, você também encontrará algumas coleções na lista abaixo. Prepare-se!

A grande viagem de Rosita.

1. Livros de aventura para crianças precisam surpreender!

A grande viagem de Rosita conta a história de uma porquinha se exercita tanto, que nunca consegue fazer a grande viagem misteriosa de que todos falam. Um dia, ela conhece o rei das ruas, que a leva para uma jornada emocionante.

Capa do livro Viagem a vapor.

2. Brincar é uma forma segura de se aventurar

Em Viagem a vapor, um menino e uma menina se deparam com crocodilos, hipopótamos, castelos, um dragão, um leão, um elefante e uma onça. Depois da façanha arriscada, tiram o barquinho de brinquedo da bacia com água.

Livro Margarida

3. Livros de aventura para crianças dão asas aos sonhos

Margarida é uma vaca que sonha conhecer o mundo. No entanto, todos só dão opiniões desanimadoras. A linguagem poética de Margarida aborda os sonhos e as escolhas de cada um, bem como os caminhos para torná-los viáveis.

Capa do livro Entre magos e cavaleiros.

4. Releitura divertida das histórias de cavaleiros

O jovem escudeiro, o cavaleiro que só se mete em encrencas, o cavalo falante e a cabra que prefere ficar calada. Em Entre magos e cavaleiros, o grupo vai ao resgate da princesa que se encontra nas mãos do cruel e poderoso mago.

Capa do livro Bia e Nando - Longe de casa.

5. Dois livros de aventura para crianças, sobre crianças

Bia gosta de gibis e Nando é apaixonado por pesquisas científicas e mágicas. Juntando o interesse de ambos, uma aventura começou com a vontade de querer tirar um coelho da cartola. Confira essa aventura em Bia e Nando.

Já em Bia e Nando – Longe de casa, os irmãos fazem um passeio de estudos na praia com os colegas e professores, sem os pais. Uma pontinha de medo toma conta deles. Com o passar dos dias, fazem muitas descobertas.

Capa do livro Gabi, perdi a hora!

6. Em busca do tempo perdido

Gabi é uma menina de cinco anos que sai para procurar a hora que o pai apressado disse ter perdido. Em Gabi, perdi a hora!, ela perde a cabeça com as coisas que ouve, como perder o juízo, a novela, o ônibus, o emprego…

Capa do livro Iluminuras.

7. Escavações arqueológicas misturam tempo e espaço

Descubra a ligação entre dois adolescentes do tempo atual, um frei que viveu em um mosteiro beneditino do século XVIII e um ex-escravo que se refugiou em um quilombo. Passado e presente se complementam em Iluminuras.

Livro Issum Boshi - O pequeno samurai.

Do tamanho de um dedo polegar, um menino tem uma agulha como espada. Em Issum Boshi – O pequeno samurai, acompanhamos uma perigosa viagem, a chegada ao castelo, o encantamento da princesa e a luta com um monstro.

Capa do livro As aventuras de Pépin.

9. Busca dos segredos escondidos nos corações humanos

Pépin foi moldado por um alquimista. Nas costas de um cão, percorre aldeias medievais, grandes cidades e florestas sombrias. Ele experimenta encantos e mergulha em abismos no livro As aventuras de Pépin, o pequeno peregrino.

Capa do livro Avião de papel.

10. Livros de aventura para crianças pré-leitoras

Nas asas de um avião, um patinho se apavora com seres enormes e desconhecidos. Um peixinho pega carona em um barquinho de papel e navega no rio. Ele resiste a uma cachoeira, chega ao mar e enfrenta uma tempestade.

Um menino, com chapéu de soldado, apita forte e assusta o motorista do carro do circo. Com a freada, a jaula do leão se abre. Conheça os livros da coleção Dobrou virou: Avião de papel, Barquinho de papel e Chapéu de papel.

Capa do livro Joana e o pé de feijão.

11. Releitura bem-humorada de um clássico

Com sua galinha, uma menina planta um pé de feijão e sobe até as nuvens. As duas seguem até um castelo assombrado, parecido com aqueles dos parques de diversões. Joana e o pé de feijão faz uma releitura usando apenas imagens.

Capa do livro A caçada de Goya.

12. Fantasia baseada nos Imortais do Himalaia

Em A caçada de Goya, uma garota brasileira precisa fugir para Vallejabor, a cidade dos Goyas. Sua descoberta a leva à missão de salvar uma antiga civilização. Para isso, deve partir em busca de algo que só ela acredita existir.

Capa O gato da árvore dos desejos

13. Livros de aventura para crianças podem inspirar coragem

O gato Pardal foge de cachorros, sobe em uma árvore e não desce mais. Para ajudar sua nova amiga Raia, ele precisa vencer esse trauma. Os protagonistas de O gato da árvore dos desejos contam com a ajuda dos amigos pássaros.

Capa do livro João Valente.

14. Poema épico húngaro adaptado para o cordel

A história de um jovem, expulso de sua aldeia e separado de sua amada. Mais tarde, ele se torna soldado e salva a filha do rei da França. Depois de enfrentar corajosamente as dificuldades, reencontra seu amor. Confira em João Valente.

Capa do livro O resgate do paladino.

15. Saga que envolve fantasia, magia e mitologia

Cinco estranhos dados e a moeda de ouro que permite ver o futuro. A fada de 13 anos que sai em busca de um objeto que pertence a seu povo. A guerra entre gigantes e anões alados. O aguardado encontro com uma rainha.

Uma série de perguntas filosóficas e nada é o que parece nos livros da coleção Objetos de poder. Conheça A maldição das fadas, A montanha da loucura, O cemitério dos anões, O enigma dos dados e O resgate do paladino.

Capa do livro O sapulante viajante.

16. Viagem inusitada usando a imaginação

Esse livro te levará a uma viagem através do tempo e por diferentes lugares. Tudo por obra e graça da imaginação da curiosa menina Ana. Acompanhe as aventuras de Ana, um sapo e uma bolsa no belíssimo O sapulante viajante.

Capa do livro Raul e o baú do vovô.

17. Cumplicidade entre avô e neto

Raul recebe de seu avô um baú. Dentro dele, há um mapa de um tesouro. Quando a noite chega, a curiosidade o leva a decifrar os enigmas do mapa. Confira os perigos que ele enfrenta nas imagens de Raul e o baú do vovô.

Capa do livro Théo e a noite.

18. Encontro com personagens do imaginário infantil

Théo navega em barco que o leva a um castelo. Lá, ele encontra Pinóquio, Chapeuzinho e Branca de Neve. Rapunzel se espanta ao vê-lo dirigir-se ao aposento de um gigante e sua galinha de ouro. Confira Théo e a noite.

Capa do livro Vladimir e o navio voador.

19. Em busca de um valioso prêmio

O Czar da Rússia avisa que dará a mão de sua filha ao jovem que chegar ao palácio em um navio voador. Em Vladimir e o navio voador, conheça a jornada de um jovem que tenta a sorte e, no caminho, conhece amigos que o ajudam.

Capa do livro O pequeno grande.

20. Coragem para enfrentar o desconhecido

A ovelha dançarina foge do sítio onde vive e convida o canário cantador para ir junto, mas ele prefere ficar. Tempos depois, se reencontraram em um circo. A coragem e a amizade pode salvar os personagens de O pequeno grande.

Lembre-se: livros de aventura não são só para crianças!

Livros de aventuras são para crianças, adolescentes, jovens e adultos. O que você achou das sugestões que eu separei para você? Gostaria de outras? Então, entre em contato. O que mais gostamos aqui é de indicar bons livros!