Importância do livro infantil: 5 benefícios para a formação humana

Homem com cajado, mulher com cesta de pão na cabeça, menina e Menino Maluquinho e Emília. Ilustração do livro Ela nasceu Clarice. Imagem ilustrativa texto importância do livro infantil.

Em 18 de abril, comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil. Essa é uma boa oportunidade para refletirmos sobre seu valor para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e criativo de uma pessoa.

Para que o hábito de leitura seja seguido por toda a vida, a escola e a família desempenham papéis fundamentais. E, quanto mais cedo essa prática fizer parte da rotina, melhor. Pode iniciar, inclusive, já na barriga da mãe!

No entanto, antes de prosseguirmos, atenção: a leitura não deve encarada como uma obrigação. O efeito disso, quase sempre, é oposto ao que se deseja. A seguir, confira os benefícios da leitura desde a infância.

1. Capacidade de argumentação

Dialogar envolve perguntar, escutar, responder, concordar, discordar etc. E o desafio oferecido pela leitura contribui justamente para o desenvolvimento dessa capacidade de expor ideias.

Depois de ouvir ou ler uma história, é normal que a criança queira comentar, questionar ou discutir sobre o vocabulário, as ilustrações ou o enredo. Essa habilidade tem grande função social, além de produzir conhecimento.

Meninas subindo em outras para olhar na janela, e balançando, ficando cada vez mais velha. Ilustração do livro Certidão de nascimento poético. imagem ilustrativa texto importância do livro infantil.

2. Postura proativa

Embora pareça um processo passivo, a leitura é justamente o contrário disso. Basta levar em conta como é preciso uma postura ativa para assimilar um texto e dar significado a ele.

Então, o ideal é que você sempre mostre a leitura como algo gostoso. Ao ler por prazer, a experiência será mais significativa e a criança procurará ler cada vez mais. Com o tempo, é normal que ela procure títulos mais desafiadores.

Assim, o livro infantil pode ser o ponto de partida para que um indivíduo seja mais crítico, responsável e atuante na sociedade ao redor. A pessoa compreende melhor o contexto em que vive e se movimenta para fazê-lo melhor.

3. Exteriorização da criatividade

Uma ótima forma de desenvolver o interesse pela leitura é instigar a curiosidade. Ouvir uma história envolvente é algo que cativa qualquer pessoa, independentemente idade.

Afinal, quem não gosta de ouvir um bom “causo”? Imagine, então, uma criança, que já tem a imaginação aflorada naturalmente. As histórias estimulam o pensamento lógico, a criação, a recriação, a escrita e o desenho.

Menina pulando e imagens de operários e monumentos gregos de cabeça para baixo. Ilustração do livro O sapulante viajante. Imagem ilustrativa texto importância do livro infantil.

4. Aumento do repertório

A literatura possibilita aprender muito sobre História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Direito, Política… Além disso, permite a descoberta de outros cantos do mundo, épocas, crenças, estilos de vida, pontos de vista e valores.

Assim, ela ajuda também na compreensão e na visualização mais clara sobre os vários aspectos do mundo real. Tudo isso sem que a criança perceba, sem que ela sequer saiba esses nomes e sem que pareça uma aula chata da escola.

Como se não bastasse, muitas histórias abordam aspectos típicos da infância. Entre os mais comuns, estão os medos, as frustrações, a inveja, a curiosidade e o carinho pela família e pelos amigos.

5. Estreitamento de laços afetivos

Quase sempre, o primeiro contato que alguém tem com a literatura é oral, com pessoas próximas contando histórias. Essa experiência aproxima a criança ainda mais de quem lê com ela.

Para isso, o momento da leitura deve ser uma experiência aconchegante e gostosa. Afinal, como falamos aqui, é na infância que a pessoa adquire muitos dos hábitos que levará para a vida toda.

Na verdade, até mesmo um bebezinho pode ser incentivado a ler. Afinal, a leitura ajuda na decodificação das palavras e das imagens. Isso, como também já vimos, leva à compreensão do mundo ao redor.

Importância do livro infantil, de acordo com a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece 10 competências gerais para as escolas de todo o Brasil. Trata-se de habilidades, atitudes e valores que os estudantes precisam desenvolver durante o período escolar.

Catálogo Literário 2024

No Catálogo 2024 do Grupo Lê, todos os títulos já estão classificados de acordo com o que é determinado pela BNCC.

Dito isso, uma grande importância do livro infantil está justamente nessa possibilidade de ser ponto de partida para trabalhar as competências gerais. Clique ao lado e conheça o nosso catálogo!