Contação de histórias é ótimo para a sua escola. Confira!

Uma história pode parecer simples e banal se ela for lida de qualquer jeito. Por outro lado, a contação de histórias é uma forma de arte que transforma um texto em algo capaz de emocionar e surpreender a todos.

São várias as formas de contar e linguagens possíveis para uma mesma história. Para isso, o artista precisa se envolver com a narrativa e buscar compreender a essência dos personagens e das situações retratadas.

Por despertar a imaginação e a fantasia, a contação de histórias é uma aliada no desenvolvimento das crianças. Ao se identificarem com a narrativa, elas desenvolvem formas de lidar com os próprios sentimentos e dificuldades.

Pensando nisso, esse pode ser o primeiro passo para que as crianças se encantem pelo universo literário. A literatura, por sua vez, traz benefícios cognitivos, físicos e socioemocionais.

Quais são as principais características da contação de histórias?

Um mesmo texto dá margem a vários caminhos. Assim, ele ganha uma leitura nova a cada contador e tipo de público. Em todos os casos, o mais importante é valorizar o lado lúdico da experiência.

Há contadores que se limitam a emprestar sua voz e interpretação, respeitando o texto original de um livro. Esse é um papel que, normalmente, os professores desempenham.

Também há aqueles que usam não só a voz, mas todo o corpo, recursos cênicos e instrumentos musicais para dar vida ao texto. O objetivo é despertar todos os sentidos dos ouvintes: audição, visão, tato, olfato e paladar.

Como isso é possível? Gestos, ritmo, entonação, pausas, vozes para cada personagem e expressões faciais são alguns dos elementos que dão mais emoção à narrativa.

Por meio desses recursos de interpretação e improvisação, o contador recria a história junto do ouvinte.

O público, por sua vez, não atua como mero receptor. As emoções, expectativas e forma como o público reage têm papel fundamental no desenrolar da contação de histórias.

Muitas vezes, a narrativa é permeada por perguntas e respostas. Ou seja, essa é uma forma de arte que cria um espaço para a participação de todos.

A contação ao longo da história

A contação de histórias é uma das formas de comunicação mais antigas que existem. Na verdade, a prática remonta à época em que a humanidade começou a desenvolver suas habilidades de fala.

Escultura de griô. Imagem ilustrativa texto contação de histórias.

Entre os povos antigos, ela servia para promover momentos de união e confraternização. Assim, os conhecimentos, valores, regras sociais e experiências eram repassados oralmente de geração em geração.

Um dos principais objetivos era ajudar os jovens e crianças a compreenderem o mundo e a assimilarem a identidade da cultura a qual pertenciam. De lá para cá, a contação de histórias fez parte da tradição de diversos povos.

Foi assim que muitos contos famosos chegaram até nós. Isso nos faz concluir que, por diversas vezes, a prática desempenhou papel importante no processo evolutivo da humanidade.

A contação de histórias pode acontecer em qualquer lugar. Atualmente, ela é usada de forma lúdica para diversos propósitos, sobretudo para atrair o público infantil.

Por que levar a contação de histórias para a sua escola?

É na escola que as pessoas têm algumas das suas maiores memórias afetivas. Na educação infantil, a contação de histórias permite uma aula diferente e agradável para todos.

É possível reinventar a sala de aula, tornando o espaço ainda mais divertido e atrativo. Para isso, escolha um lugar que seja aconchegante e tranquilo, sem muito trânsito de pessoas ou coisas que possam desviar a atenção.

Ao final ou depois do encontro, ainda é possível continuar aproveitando uma obra literária. Os alunos podem falar sobre seus personagens preferidos, desenhar e até recontar a história, destacando o que mais chamou a atenção.

Esse é um processo ótimo para trabalhar a interpretação textual. Consequentemente, desenvolve a leitura, a fluência, o vocabulário, a oralidade e a habilidade de escrever vários tipos de textos.

Além disso, o amor pelo universo literário permanece e se desenvolve ao longo dos anos. Se você tem interesse nessa iniciativa para encantar seus alunos, entre em contato conosco.

O Grupo Lê tem parcerias com os melhores artistas da contação de histórias, o que gerou diversos encontros memoráveis. Confira aqui como foi nosso último encontro, o Concerto de delicadezas literárias, feito na modalidade on-line.