Bruxas e monstros estão nesses 10 livros divertidos para o Halloween

Chegou o Halloween, ou melhor, o Dia das Bruxas! Saiba que, além dos doces, travessuras e fantasias, a diversão que a data proporciona para as crianças pode vir em forma de literatura.

Com seus chapéus pontudos e narizes compridos, as bruxas são personagens populares em várias culturas ao longo da história. Com isso, acabaram fazendo parte da infância de muita gente.

Em boa parte das vezes, elas são retratadas como criaturas horrendas, malvadas e poderosas, simbolizando medo, repulsa e mistério. Mas nem sempre é assim!

Chapéu de bruxa emoji Chapéu de bruxa emoji Chapéu de bruxa emoji

As bruxas também podem ser engraçadas e atrapalhadas, além de representar contato com a natureza, poder das mulheres e desejo por transformações. Confira abaixo algumas sugestões livros infantis e juvenis.

A bruxa Jezibaba e a menina bordadeira.

1. Você sabe por que as bruxas têm uma verruga no nariz?

Com a agilidade e o humor do cordel, A bruxa Jezibaba e a menina bordadeira narra como surgiu a verruga na ponta do nariz das bruxas. Explica também por que as corujas são cinzentas.

Uma bruxaria faz uma coruja consumir as cores das flores, frutas e folhagens. No entanto, esse desastre é resolvido de uma forma honesta e inteligente, que ainda “enfeita” o nariz da bruxa Jezibaba.

A revolta dos fantasmas.

2. Problemas enfrentados pelos fantasmas

Fantasma Górico, o narrador bem-humorado de A revolta dos fantasmas, expõe um problema pra lá de inusitado: as situações embaraçosas enfrentadas pelos fantasmas de ontem e de hoje.

Ao longo do texto, ele avisa que vai precisar da opinião do leitor. Porém, ninguém desconfia que, ao encontrar uma solução razoável para o problema dos fantasmas, outra pode surgir.

Capa do livro Raul e o baú do vovô.

3. Perigos da noite

Em Raul e o baú do vovô, um menino recebe um velho baú. Dentro dele, o mapa de um tesouro. Ele se despede do avô e, quando a noite chega, sua curiosidade o estimula a decifrar os enigmas do mapa.

Raul enfrenta perigos sob a luz da Lua. Seguindo o mapa, ele chega justamente à casa do avô, que o recebe de braços abertos e lhe conta delícias e mistérios.

Livro Assim nasce um bicho-papão.

4. A verdadeira história de um famoso monstro

Os adultos costumam dizer que o bicho-papão come criancinhas malcomportadas. Na verdade, o ele gosta de comer as coisas que as crianças gostam, e engorda à medida que elas se tornam mais bagunceiras.

Quando as crianças crescem, a criatura envelhece e fica fraquinho. Assim nasce um bicho-papão é um livro em quadrinhos que conta a saga do temido monstro.

Metamorfoses

5. Personificação dos conflitos e desejos humanos

Vivemos em um mundo de símbolos? Ou um mundo de símbolos vive em nós? A intuição do leitor pode levar a percepções profundas e comoventes sobre as contradições e alternâncias do ser humano.

Por isso, procure a resposta nos quatro contos de Metamorfoses. O livro é um flipbook cheio de conflitos, desejos, feitiços, maldade e rituais de vingança.

Capa do livro A bruxinha do bem.

6. Como será que é o cotidiano de uma bruxinha aprendiz?

Você já parou para pensar como é o dia a dia de uma bruxinha aprendiz, que ainda não sabe como fazer todos os feitiços?

De forma bem-humorada, A bruxinha do bem conta sobre o cotidiano de uma pequena bruxa que se empenha em desenvolver sua arte. Enquanto isso, ela está sempre ajudando alguém e fazendo magias de mentirinha.

Capa do livro Os feitiços do sapo Nino.

7. Aquelas que transformam pessoas em sapos

Falando em bruxinhas do bem, esse também é o caso de Risoleta. Ela aparece em O aniversário da bruxa Risoleta, O bebê da bruxa Risoleta, O resfriado do Bruxobaldo e Os feitiços do sapo Nino.

São livros recheados de surpresas, como a do sapo que vira príncipe. Mais tarde, ele quer voltar a ser sapo e, depois, a ser gente de novo. No entanto, Risoleta erra na dose do feitiço e acaba transformando-o em um bebê.

Capa do livro Monstros da cidade grande.

8. Será que há bruxas escondidas na cidade?

“Não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem!” Bem, se elas estão na cidade, certamente já operaram o nariz, cuidaram da pele e se livraram da verruga. Afinal, há centros de beleza por toda parte.

Monstros da cidade grande conta a história de vários monstros, mas não de bruxas, múmias ou vampiros. Na verdade, o livro fala dos monstros que tiram o sossego e que, infelizmente, não vivem apenas na imaginação.

Vovô engoliu um monstro.

9. Monstro na barriga

Pedro ficou desesperado ao descobrir que seu avô Godofredo tinha engolido um monstro. O barulho que vinha de sua barriga era medonho! Sem saber o que fazer, pediu ajuda a um príncipe, uma princesa, um sapo, um rato…

No entanto, todos morriam de medo do monstro, e cada um inventava uma desculpa esfarrapada pra não chegar perto de seu Godofredo. Veja como essa história vai terminar em Vovô engoliu um monstro!.

Capa do livro Madrugada na casa do bruxo.

10. Para assombrar os bruxos

O que acontece quando uma assombração entra na casa de alguém que dedica sua vida à feitiçaria?

Em Madrugada na casa do bruxo, conheça um bruxo que acorda no meio da noite, com medo. Os bichos, os objetos e o vento armam uma grande confusão. Além da forma tradicional, o livro apresenta o texto em braile.

Bruxas e o poder da literatura

Menino lendo mapa do tesouro sob as árvores, em noite de lua cheia. Raul e o baú do vovô, página 19. Imagem ilustrativa texto bruxas.

As bruxas são personagens criadas com base na essência do ser humano. Elas representam o nosso lado sombrio, aquele que esconde os comportamentos e desejos que temos dificuldade de expressar.

Por isso, as histórias com bruxas podem ajudar jovens e crianças na elaboração de questões internas. Consequentemente, indicam caminhos para solucionar diversos conflitos.

Afinal, a literatura é um espaço seguro para experimentar as emoções. Ela possibilita que os jovens e crianças lidem com essas emoções de forma mais saudável.

Chapéu de bruxa emoji Chapéu de bruxa emoji Chapéu de bruxa emoji

Você também acredita que bruxas, monstros e outros seres fantásticos devem fazer parte da formação humana? Se sim, entre em contato. Juntos, vamos selecionar os melhores livros para adotar em sua escola ou levar para casa.