Bienal Mineira do Livro 2022 será imperdível! Veja o que vai ter

A Bienal Mineira do Livro é, sem dúvida, a maior feira literária anual do Estado. O mote da edição de 2022 (“O reencontro é real”) vem reforçar a alegria da volta aos eventos presenciais.

Os encontros ocorrerão entre 13 e 22 de maio, no BH Shopping. A expectativa é de acolher alguns milhares de educadores, estudantes e famílias ao longo desses 10 dias de programação.

O objetivo é promover o hábito de leitura e a formação de novos leitores. A organização da Bienal Mineira do livro acredita no livro enquanto protagonista da cultura brasileira.

Haverá ainda diversas possibilidades para novos negócios na cadeia do livro. Além dos autores nacionais e estrangeiros, mais de 50 editoras, distribuidoras, livrarias e fornecedores do país inteiro se reunirão nos eventos.

Quais serão os eixos temáticos da Bienal Mineira do livro?

Serão várias apresentações, conversas, atividades e experiências. Elas estarão divididas em 11 eixos temáticos, cada um deles contando com uma curadoria especializada. Veja quais são.

Bienal Mineira do Livro logo.

1. Escolas na bienal

Visando democratizar o acesso a ações culturais e de formação, mais de 80 mil ingressos foram distribuídos para professores e estudantes de Minas Gerais.

2. Espaço negócios

Rodas de conversas, além de atividades de formação e atualização para empresários, gestores e profissionais que fazem parte da cadeia do livro.

3. Mais idade, mais livros

Personalidades do setor irão abordar as adaptações para o público +60, urgentes nos ambientes físicos, no mercado de consumo e nos serviços.

4. Café literário

Palestras e rodas de conversas com autores. Uma ótima oportunidade para quem valoriza as discussões sobre literatura, processos criativos e tendências.

5. Conexão livro

Temas variados, com apresentadores de diversas especialidades. O objetivo é atender às expectativas dos diferentes públicos por meio da bibliodiversidade.

6. Espaço eu criança

Apresentações de companhias teatrais e contadores de histórias, atividades culturais e educacionais destinadas às crianças e seus acompanhantes.

7. Biblioteca viva

Oficinas de mediação, além de formação e atualização para os responsáveis pelas bibliotecas e salas de leitura, abordando acervo, espaço físico e gestão.

8. Encontro educação

Atividades e apresentações de casos de sucesso, com foco em transformação social por meio da leitura, repertório cultural e educação com propósito.

9. Palavras com tempero

Série de atividades para reunir toda a família, com atrações mergulhadas no mundo do entretenimento, da gastronomia, do audiovisual e da música.

10. Cozinha mineira em prosa e verso

Espaço destinado à valorização da gastronomia, reunindo livros que abordam a culinária mineira, além de contar com a presença dos autores dessas obras.

11. Turismo em Minas, conquiste histórias

Apresentação de guias e livros sobre os diversos atrativos turísticos culturais do Estado, bem como roteiros, conjuntos receptivos e rede de hospitalidade.

Atrações da Bienal Mineir do Livro.

Programe-se para a Bienal Mineira do Livro!

As atrações para escolas públicas irão das 9:00 às 22:00. No site da Bienal Mineira do Livro, você pode conferir a programação detalhada.

Para o público geral, haverá três turnos de entrada e permanência. Os ingressos são vendidos de acordo com os dias e turnos escolhidos: das 10:00 às 14:00, das 14:00 às 18:00 e das 17:00 às 22:00.

O valor padrão do ingresso é de R$20, podendo ser de R$ 10 para quem tem direito à meia entrada. Crianças de até 1 metro de altura, acompanhadas de um responsável, não pagam.

Os ingressos são limitados e já há datas esgotadas. Portanto, é importante garantir o seu agora mesmo. Vale lembrar que todos os protocolos sanitários definidos pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte serão cumpridos.

Além dos 11 eixos temáticos, haverá a Estação leitura inclusiva. Trata-se de um espaço destinado à troca de conhecimento, experiências e materiais pedagógicos destinados às pessoas com necessidades especiais.

Redes Grupo Editorial Lê.

Você quer ficar por dentro de tudo que vai acontecer na Bienal Mineira do Livro? Então, siga os canais on-line do Grupo Lê. Nós estaremos lá todos os dias e mostraremos e vamos te mostrar em nossas redes.