Usar óculos é assunto sério. Há até livros sobre o tema, ‘veja’!

Enxergar bem é essencial para todos, mas eu diria que, em especial, para a criança. Afinal, a infância é uma fase caracterizada por descobertas e aprendizado. Será que seus filhos ou alunos precisam usar óculos?

Dependendo de onde o aluno se senta na sala de aula, não consegue ler o que está no quadro. Isso afeta, inclusive, o rendimento escolar. É uma história que se repete entre milhares de estudantes e professores.

Além disso, a criança que não enxerga bem pode não ter noção de distância e profundidade. Assim, é comum esbarrar nas coisas e acabar se machucando constantemente.

Como ela ainda está aprendendo a se expressar, pode acabar passando por alguns problemas e não demonstrar. Aliás, é provável que sequer perceba essas dificuldades.

Que livros infantis falam sobre o assunto?

Do Grupo Lê, eu encontrei dois títulos bem legais sobre usar óculos. Claro, o bom livro infantil tem que ser interessante independentemente do tema. Os livros a seguir são, no mínimo, diversão garantida para os pequenos!

Usar óculos de aro vermelho, para ver melhor

Menina de óculos vermelhos de olhando no espelho. O mundo de Mariana, página 34.. Imagem ilustrativa texto usar óculos.

Imagine não saber se alguém está te cumprimentando, sorrindo ou mostrando a língua. Como é a vida de uma criança que nunca é chamada para brincar? Que é sempre criticada pelos colegas, pelos professores, pela família…?

Tudo isso sem entender o que está fazendo de errado!

Uma visita ao oftalmologista pode ser o início de uma redescoberta do mundo. A pessoa passa a ver detalhes que, antes, passavam despercebidos, como as sete cores do arco-íris e as expressões das pessoas.

É isso que vemos em O mundo de Mariana, de Leda Maria. Ao passar a usar óculos, a menina se acha linda de morrer e pode até fazer ar de intelectual. Isso sem contar que dá para tirá-los quando aparecer algo que não quer ver.

Usar óculos de aro verde, para ver de perto e de longe

Galinha d'angola usando óculos. Poá, página 20. Imagem ilustrativa texto usar óculos.

Outro título que aborda o tema, porém, sem tantas palavras (na verdade, nenhuma) é o livro de imagem Poá, de Marcelo Moreira. Bem, você sabe o que é poá, não é? É aquela famosa estampa de bolinhas, cheia de estilo.

No caso das galinhas d’angola, a elegância já vem naturalmente com as pintinhas em suas penas. Nesse livro, acompanhamos um galinha que vive no campo. Ela vê suas colegas de forma estranha, com pintas de todo tipo.

Estarrecida, ela sai de cena e volta usando um belo modelo, apoiado em seu bico. A partir do momento que passa a usar óculos, fica feliz por poder ver suas colegas com nitidez.

Quais são os sinais de que a criança precisa usar óculos?

É importante que os pais e professores fiquem atentos a alguns indícios. Confira os principais.

  • Coceira frequente nos olhos, que pode vir acompanhado ou não de lacrimejamento, por causa da vista cansada.
  • Dores de cabeça frequentes, principalmente depois de um dia de aula ou de passar muito tempo em um local fechado.
  • Ficar muito perto da tela do computador ou do celular, ou ainda, apertar os olhos ao usar esses aparelhos.
  • Tropeços e quedas frequentes devido à falta de noção espacial, o que nos leva ao próximo indício.
  • Andar de cabeça baixa. Olhar para baixo enquanto anda é quase instintivo para quem costuma cair.
  • Sensibilidade à luz. Isso pode estar ligado a várias causas, portanto, é bom observar se há outros sinais, como os citados acima.

Em qualquer caso, não espere muito para levar a criança a um oftalmologista. Essa é uma condição para qualidade de vida que é bom ter o quanto antes. Assim, ninguém perde nada nessa fase tão importante que é a infância.

A literatura serve de ferramenta para chamar a atenção para vários tópicos, inclusive, a necessidade de usar óculos. Por isso, entre em contato! Juntos, vamos selecionar os melhores livros para levar para casa ou adotar na escola.