Tiradentes é um herói nacional. Entenda por que celebramos sua memória

Você sabe quem foi Tiradentes e qual sua importância para a história de Minas Gerais e do Brasil? Acompanhe este post e saiba por que ele é um herói nacional e um exemplo da luta por ideais.

Filho de um português e uma brasileira, Joaquim José da Silva Xavier nasceu em 1746 no município que hoje se chama Tiradentes. Ainda na infância, perdeu os pais e foi para Ouro Preto, onde foi criado pelo padrinho.

O apelido Tiradentes se deu por causa da profissão de dentista. Ele se juntou aos inconfidentes na época em que ocupava o posto de alferes do Exército Brasileiro.

O que foi a Inconfidência Mineira?

Esse movimento nasceu da insatisfação dos mineiros em relação aos abusos da Coroa de Portugal. Dona Maria I, a “Louca”, instituiu em cobrar impostos sobre o ouro e a renda da população.

Todos os devedores tinham de regularizar sua situação. Aqueles que não conseguissem, teriam os bens confiscados.

Membros da elite cultural e social formavam boa parte do grupo dos inconfidentes. Entre eles, militares, artistas e advogados.

Naquela época, circulavam os ideais iluministas de liberdade e igualdade, que levaram, por exemplo, à Revolução Francesa. Foi assim também, e pelos mesmos motivos, que os EUA conseguiram se desvencilhar da Inglaterra.

Os conspiradores traçavam planos para tomar o controle de Minas Gerais e, assim, abolir as dívidas. A ideia era emancipar a Capitania. Assim, Minas se transformaria em uma república independente de Portugal.

Conheça a trajetória de Tiradentes

Por ser considerado um excelente comunicador, ele foi também o responsável por boa parte das adesões ao movimento. Em 1789, viajou ao Rio de Janeiro para conquistar mais alguns simpatizantes.

Um dos inconfidentes, Joaquim Silvério dos Reis, traiu e denunciou o movimento às autoridades. Em troca, pediu o perdão de suas próprias dívidas, além de benefícios para sua família.

Foi aí que começou a perseguição de todos os inconfidentes. Eles foram presos, julgados e condenados à morte. Tiradentes se escondeu na casa de um amigo, onde foi encontrado mais tarde.

Além de ser preso, ele teve seus bens confiscados, sua casa queimada e o terreno salgado. Essa última punição era comum aos acusados de traição e servia para tornar o local improdutivo.

O local da prisão é onde atualmente fica o Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Lá, os colegas apontaram Tiradentes como líder da conspiração.

Isso, no entanto, não era verdade. Apesar de ser um de ser um dos integrantes de posto menor entre os inconfidentes, foi ele quem assumiu as maiores responsabilidades. Tudo para proteger os companheiros.

Eventualmente, as sentenças dos inconfidentes se transformaram em expulsão do país.

Tiradentes, no entanto, foi o único que realmente morreu pela causa. Isso ocorreu porque ele tinha uma patente baixa em relação aos outros militares que faziam parte do movimento.

Ele foi enforcado no Largo da Lampadosa (hoje, Praça Tiradentes), no Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1792. Durante a execução, eram proferidos discursos de louvor à rainha de Portugal.

Depois de assassinado, Tiradentes foi esquartejado. As partes do seu corpo foram espalhadas entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, com sua cabeça exposta na praça principal de Ouro Preto.

Tiradentes, um herói de Minas Gerais e do Brasil

Pintura Tiradentes esquartejado - Pedro Américo.

Por muito tempo, a morte de Tiradentes foi lembrada apenas como o dia da execução de um rebelde.

Entretanto, eventos como a Independência do Brasil e o golpe que instituiu a República em 1889 resgataram sua imagem de herói. A partir daí, ele passou a ser um símbolo da luta contra a Coroa de Portugal.

Boa parte dos artistas retrata Tiradentes com características semelhantes às usadas para representar Jesus Cristo. Dentre essas obras, a que mais se destaca é Tiradentes esquartejado (1893), de Pedro Américo.

Embora essa imagem ainda permaneça no imaginário popular, o mais provável é que ele tinha a cabeça e a barba raspadas na época de sua execução. Essa era uma prática comum para evitar piolhos entre os presos.

Em 1965, durante o governo Castelo Branco, Tiradentes foi considerado Patrono Cívico do Brasil. Em 1992, seu nome foi incluído no Panteão Brasileiro da Pátria e da Liberdade.

Atualmente, nos lembramos dele como um mártir, alguém que morreu em nome da nossa liberdade. O feriado de 21 de abril é a data em que celebramos a sua luta.

Para saber mais sobre a história de Minas Gerais

Livro História de Minas Gerais.

A nossa história é surpreendente e inspiradora, não é? Realmente digna de um filme. Melhor dizendo, um livro. Para saber mais sobre a importância de Tiradentes e a Inconfidência Mineira, você precisa ler História de Minas Gerais.

O livro foi escrito pelos historiadores Helena Guimarães Campos e Ricardo Moura Faria. Nele, há todas as informações essenciais sobre o Estado.

Na verdade, História de Minas Gerais dá um resumo de toda a trajetória de Minas, desde sua ocupação inicial até a atualidade.

A obra trata dos aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais e cotidianos que projetaram Minas Gerais no cenário brasileiro.

Esses são temas relevantes, inclusive, para a vida contemporânea. Afinal, o livro trata de questões de gênero, ambientais, sociais e direitos de cidadania.


Confira ainda outras sugestões que selecionamos para você. São livros que tratam de assuntos relevantes, como escolhas, direitos e história do Brasil.

Livro A barca dos amantes

A barca dos amantes

A condenação ao exílio, a separação de Marília, a frustração de seus planos de liberdade fazem de Tomás Antônio Gonzaga uma vítima de delírios terríveis em sua viagem para Moçambique. Antônio Barreto transmite, neste livro, a história da vida de Dirceu.

Livro A criança e seus direitos.

A criança e seus direitos

Neste livro, o texto da Declaração dos Direitos da Criança é dirigido às crianças das séries iniciais. Seus dez artigos são ilustrados por artistas premiados nacional e internacionalmente. O texto da Declaração Universal dos Direitos Humanos faz parte da obra, impresso no final do livro.

Livro História de amor

História de amor

A história de dois objetos que se apaixonam. Os sentimentos de dor, amor e perda são tratados de forma poética, levando o leitor a uma profunda reflexão.

Livro História de Belo Horizonte

História de Belo Horizonte

Um livro de História regional produzido para ser usado na sala de aula com o intuito de apresentar aos alunos do ensino fundamental (3º ao 5º ano) a capital do Estado de Minas Gerais. Com um visual agradável, apresenta a História da cidade iniciada com a Fazenda, o povoado, o Arraial, até os dias de hoje.

Livro Histórias de um professor de história.

Histórias de um professor de história

O livro traça os caminhos de um professor de História, às voltas com adolescentes, que acabam conhecendo outras histórias da HISTÓRIA oficial. Amor, medo, alegria, dúvidas, poesia, mistério, informações – tudo se mistura para compor essa história que palpita dentro e fora da escola.

Livro Ulisses sabe escolher.

Ulisses sabe escolher

O livro aborda o tema das escolhas profissionais, principalmente aquelas que os familiares atribuem aos parentes, quando são crianças. Ulisses era um bebê, e a família já imaginava para ele as mais variadas profissões: engenheiro, professor, veterinário, piloto de aeronave, artista, esportista… citando apenas algumas. Todos queriam escolher por Ulisses. Mas ele só queria brincar e experimentar o mundo. O tempo foi passando, as escolhas continuaram, Ulisses cresceu, tornou-se adulto, virou pai, e acabou muito feliz, “brincando” de muitas profissões.