Teatro na escola ajuda no desenvolvimento dos alunos. Veja 3 tipos

Hoje, você verá algumas formas de teatro que você pode apresentar na escola, o que cada uma agrega e que tipo de material é necessário. Você sabia que essa é uma proposta de ensino extremamente benéfica?

Os benefícios se estendem para a vida escolar e social dos alunos. Afinal, o teatro desenvolve comunicação, criatividade, socialização, memorização, vocabulário, expressões sensoriais e motoras. Além de tudo, é divertido!

Para os educadores, é uma oportunidade de perceber o desenvolvimento e a personalidade de cada um. Também é possível analisar como os alunos se comportam individualmente e em grupo.

Ah sim, 19 de agosto é Dia do Artista de Teatro. Então, desde já, deixo aqui minha homenagem àqueles que nos fazem rir e chorar por meio da dramaturgia.

Como iniciar o gosto pelo teatro na escola?

A seguir, veja três formas de ensinar conceitos básicos do teatro na escola. Entre os materiais que você pode precisar estão papel, papelão, tecidos, tintas e jornais. Isso pode ser feito dentro da sala de aula ou no pátio.

Teatro com fantoches

O teatro com fantoches ajuda a desenvolver a coordenação motora. Ele estimula a exploração de todos os movimentos possíveis dos dedos, mãos e braços.

Deixe que os alunos manipularem os fantoches livremente. Aos poucos, é natural que eles comecem a criar falas e diálogos para os bonecos, coordenando as palavras e os movimentos.

Os fantoches podem ser feitos com uma infinidade de materiais, como tinta, tachinhas, fitas adesivas, latas e rolos de papel. Isso também inclui sucata, que os alunos podem trazer de casa.

Você procura algo mais simples? As crianças também podem desenhar na própria mão, com canetas e tintas especiais.

No entanto, nada impede que os personagens tenham roupas e acessórios, como chapéus, gravatas e vestidos. Claro, não podemos nos esquecer das opções clássicas, como usar luvas e meias velhas.

Teatro com sombras

O uso exclusivo de sobras requer um pouco mais da imaginação. Por isso, essa atividade é uma forma divertida de estimular a criatividade.

Para o teatro com sombras, é necessário uma fonte de luz e uma parede totalmente lisa. Outra opção é pendurar um lençol esticado e ficar atrás dele.

O indicado é utilizar uma lâmpada de 40 a 60 watts, transparente, instalada em algo que permita a concentração de luz, como um abajur. Assim, apague as outras luzes, feche as cortinas e deixe apenas o abajur aceso.

Para fazer os personagens, recorte a silhueta de cada um em papelão e prenda-os em palitos de churrasco.

Usar as mãos para fazer expressões e formas de animais também estimula bastante a criatividade. Isso é ótimo, inclusive para desenvolver a coordenação motora.

Teatro com máscaras

As crianças adoram as máscaras. Se forem de super-heróis, então, nem se fala! Esse tipo de teatro permite o desenvolvimento da fala e da capacidade de argumentação.

Com o rosto escondido, as crianças mergulham na vida dos personagens e na realidade a qual pertencem. Essa imersão é uma excelente maneira de promover a empatia.

A recreação e a brincadeira envolvidas no processo ajuda os mais tímidos a ficarem menos inibidos. Por isso, é importante que a boca esteja descoberta, para que a voz saia com clareza.

Ainda assim, a grande vantagem é o orgulho das crianças em representar uma história utilizando materiais que elas mesmas criaram.

Qual o melhor tipo de teatro para ensinar na escola?

Além desses tipos que eu destaquei aqui, há outras formas de teatro que atraem muitas crianças: mímica, marionetes, bonecos de varas, dedoches, recortes, mamulengos etc.

A sua escola não dá ênfase para as aulas de Artes? Bem, isso é algo que deve ser revisto, mas vamos deixar para outra ocasião.

De qualquer forma, o teatro na escola pode se encaixar bem nas aulas de Educação Física, Português e Literatura. O quê? A escola não tem aula de Literatura? Ai, ai, ai!

Para mais dicas de teatro na escola, em casa, outras formas de arte e demais assuntos relativos à educação e ao universo infantil, acompanhe o nosso site. Aqui, os conteúdos são atualizados diariamente!

Livro O rei careca
O rei careca
Chapeuzinho Vermelho e o Lobo-Guará
Chapeuzinho vermelho e o lobo-guará
O casamento da ararinha-azul - teatro
O casamento da ararinha-azul