Significados das flores: um guia para passar a mensagem ideal

Com certeza, elas deixam qualquer ambiente mais bonito (até mesmo um funeral). Ainda assim, cada ocasião pede tipos, cores, quantidades e em arranjos diferentes.

Para que a sua mensagem seja mais assertiva, é interessante conhecer um pouco desses símbolos.

Da mesma forma, se você não considerá-los ao ganhar de presente, pode acabar não captando uma mensagem que está implícita. Claro, também é ótimo evitar uma gafe!

Veja os significados das flores para todos os sentimentos e ocasiões

As definições compiladas aqui vêm de diversas culturas ao longo da história, da mitologia grega a Shakespeare.

Em Hamlet, por exemplo, Ofélia distribui alecrim (lembrança), arquilégias (tolice) e violetas (fidelidade) para comunicar o que não podia em voz alta.

Já entre os cavaleiros vitorianos, usar as palavras para expressar os sentimentos era considerado inadequado. Então, as flores se encarregavam de personificá-los.

E você sabia que existe até um estudo formal sobre os significados das flores, e ele tem até nome? É chamado de floriografia. Interessante, não é?

Agora, conheça as histórias por trás de algumas espécies e como elas foram usadas na arte e na literatura.

1. Amarílis

Amarílis. Imagem ilustrativa texto significados das flores

Dê essa flor a alguém que você acha bonito, mas que também valoriza mais do que a beleza.

Afinal, ela representa a beleza esplêndida e o sucesso arduamente conquistado, principalmente em empreendimentos artísticos. Portanto, dar a um artista um ramo dessa flor encoraja sua criatividade, força e realizações.


2. Anêmona

Anêmona. Imagem ilustgrativa texto significados das flores.

Flor silvestre de cores vivas, seu tom mais comum é o branco. Com a aparência especialmente delicada, é popular em buquês de casamento e representa a sinceridade.

Também simboliza antecipação, provavelmente, pelo fato de se fechar à noite e reabrir pela manhã. Em um tom mais escuro, no entanto, denota um sentimento de abandono e esperança perdida.


3. Áster

Áster. Imagem ilustrativa texto significados das flores.

Seu nome vem da palavra grega para “estrela”, devido ao formato. Na mitologia grega, era colocada nos altares dos deuses. Por isso, indica sabedoria, valor, fé e devoção. Sua mensagem implícita é “cuide de você mesmo, por mim”.

Por outro lado, pode indicar amor pela variedade. Afinal, ela floresce nas cores rosa, vermelho, branco, lilás e malva. Pense nisso antes de dá-la de presente.


4. Copo-de-leite

Copo-de-leite. Imagem ilustrativa texto significados das flores.

Essa é uma flor branca que combina dois significados. Um deles é a pureza e a beleza magnífica. O outro diz respeito ao renascimento e à ressurreição. Por isso, é muito usado tanto em casamentos como em funerais.

O lírio calla também vai bem sozinho e requer poucas flores ou folhagens adicionais para criar buquês deslumbrantes em eventos especiais. Na mitologia grega, representava a deusa Hera.


5. Cravo

Cravo. Imagem ilustrativa texto significados das flores.

Sinônimo de beleza, fascinação e distinção. Na cor rosa, simboliza o afeto, como o de uma mãe. A vermelha, orgulho, admiração e “eu te amo”. A branca, a inocência e o amor puro.

No entanto, não adicione uma flor amarela ou listrada ao seu buquê! A amarela simboliza desdém, rejeição ou decepção. A listrada mostra arrependimento por um amor não correspondido. Algo como “não posso ficar com você”.


6. Crisântemo

Crisântemo.

Enquanto a flor vermelha transmite amor, a branca denota verdade e lealdade. A amarela, por outro lado, dá a ideia de amor frágil.

Todas simbolizam fidelidade, otimismo, alegria, vida longa ou até mesmo algo que diga “você é um amigo maravilhoso”.


7. Dália

Dália. Imagem ilustrativa texto significados das flores.

Junto de flores mais finas, funciona muito bem em arranjos vibrantes. Demonstra o compromisso e vínculo duradouro entre duas pessoas. Por isso, é ótima para aniversários.

Também pode simbolizar aviso, mudança, ou – quem sabe – aviso sobre mudanças.


8. Delfino

Delfino. Imagem ilustrativa texto significados das flores.

Pode significar coração aberto, grande e leve, mas também fortes laços de amor e apego ardente.

Todas vão bem tanto no jardim como em um vaso. A flor rosa representa inconstância; a branca, uma natureza feliz; e a roxa, o primeiro amor.


Ervilha doce.

9. Ervilha doce

De cheiro delicado e adorável, essa é uma bela adição a um buquê de casamento. Representa felicidade, prazer e êxtase, além do adeus depois de um tempo que deixará boas lembranças.


Estrelícia. Imagem ilustrativa texto significados das flores.

10. Estrelícia

Simboliza a alegria e a magnificência. Pode ser usada para indicar a expectativa para algo grandioso e emocionante. Também pode significar “paraíso”. Afinal, “ave-do-paraíso” é outro nome pelo qual ela é conhecida.


Gardênia. Imagem ilustrativa texto significados das flores.

11. Gardênia

Essa flor diz “você é adorável” à pessoa que a recebe. Também pode ser vista como um símbolo do amor secreto. Portanto, ela é perfeita para quem tem o coração romântico. Outros significados são alegria, pureza e doçura.


12. Gerbera

Gerbera.

Purifica o ar de forma mais acentuada que outras plantas. Por isso, está associada à purificação. Além disso, suas cores vivas irradiam o ambiente de energia positiva e vivacidade.

Simboliza beleza da vida, energia positiva da natureza e novos começos. Portanto, pode ser usada tanto como uma forma de desejar sucesso em uma nova empreitada como para parabenizar alguém por uma conquista.


13. Girassol

Vários girassóis. Imagem ilustrativa texto significados das flores.

Seu grande miolo indica felicidade e pensamentos puros. A maneira como essa flor sempre posiciona suas pétalas voltadas para o sol simboliza o amor dedicado, a lealdade e a adoração.

Sua mensagem de realização espiritual e boa sorte é capaz de trazer calor a alguém que está mudando de casa ou começando um novo emprego. Apenas tome cuidado, pois também pode simbolizar arrogância.


14. Gladíolo

Gladíolo.

Suas hastes altas e fortes tornam-na uma flor resistente. Por isso, ela simboliza força de caráter, integridade, sinceridade, fidelidade e honra.

Também pode significar lembrança. Trata-se de uma flor tropical, que pode vir em uma variedade de tons vibrantes. Por isso, é popular em arranjos florais.


Hortênsia

15. Hortênsia

Os significados das flores podem envolver emoções profundas, além de sinceridade ou algo que diga “obrigado por sua compreensão”. Negativamente, pode simbolizar frieza e crueldade.


16. Íris

Íris. Imagem ilustrativa texto significado das flores.

Essa flor homenageia a deusa grega de mesmo nome. Suas cores variadas representam a eloquência.

Separadamente, a roxa está associada a elogios e cumprimentos, além de sabedoria. A azul expressa a fé e a esperança, a amarela representa paixão e a branca simboliza pureza.


17. Jacinto

Jacinto. Imagem ilustrativa texto significados das flores.

A rosa indica diversão, brincadeira e atitude esportiva; a azul, constância; e a branca, beleza.

Seu nome vem da flor que brotou do sangue de um menino da mitologia grega. Apolo e Zéfiro lutaram por sua atenção e o mataram no processo. Por isso, a flor roxa significa tristeza, perdão e arrependimento, e a amarela, ciúme.


18. Lírio

Lírio. Imagem ilustrativa texto significados das flores.

Seu nome vem do grego leírion, que significa “beleza”. Na Era Medieval, a flor branca representava a pureza da Virgem Maria.

Tradicionalmente, é um símbolo de casamento e denota castidade, honestidade, doçura e inocência. Na cor amarela, simboliza a alegria e a gratidão. A roxa indica paixão.


19. Margarida

Várias margaridas. Imagem ilustrativa texto significados das flores.

Está presente em toda parte do planeta, menos na Antártica. Por isso, é uma flor clássica e vem em uma ampla gama de cores e tamanhos. Ela cresce a cada primavera e continua a florescer até o outono.

Representa a inocência, a pureza e a esperança, além da ideia de amor leal. Por isso, é a opção ideal para presentear alguém que esteja precisando de apoio ou incentivo. Aliás, é dito que ela representa um segredo entre amigos.


20. Narciso

Narciso. Imagem ilustrativa texto significados das flores.

Como é um dos primeiros sinais da primavera, não é surpresa que essa flor represente também renascimento, novos começos, boa sorte e vida eterna.

Para indicar alegria, distribua-a como um cacho. Sozinha, ela representa o infortúnio e o amor não correspondido.


Orquídea.

21. Orquídea

Essa flor altamente distinta simboliza o requinte e a feminilidade orgulhosa e gloriosa, além do charme maduro e a beleza rara, exótica e delicada. Também simboliza a inocência, a consideração.


22. Peônia

Peônia.

Muito usada em casamentos por significar prosperidade, saúde, romance e vida feliz. Ela pode ser frequentemente encontrada em pinturas e obras de arte da China e do Japão.

No entanto, tenha cuidado, pois ela também pode expressar indignação e raiva! Além disso, representa vergonha e timidez. Isso vem da ideia de que as ninfas se escondiam em suas pétalas volumosas.


23. Rosa vermelha

Close de rosa vermelha. Imagem ilustrativa texto significados das flores.

Clássica entre os amantes, simboliza o amor e a paixão duradoura. Uma única flor denota amor à primeira vista, enquanto uma dúzia delas dizem “seja minha”. Tanto Afrodite como Vênus (respectivamente, deusas do amor na Grécia e em Roma) eram associadas a ela.

Não se trata apenas do amor romântico, mas sim o sentimento em suas várias formas. Por isso, ela é frequentemente associada a datas especiais, como Dia dos Namorados, das Mães e da Mulher.


24. Rosa de outras cores

Rosa laranja e amarela

Se for cor-de-rosa, é usada para parabenizar ou agradecer alguém. Lavanda denota encantamento ou amor à primeira vista. Laranja, pêssego ou coral podem ser dadas a alguém para demonstrar o quanto você sente saudades.

Na cor amarela, é uma perfeita prova de amizade ou algo como “eu me importo”. Também pode representar alegria. Então, jamais envie uma flor amarela para alguém que está de luto!


25. Tulipa

Tulipa

Significa amor perfeito e irresistível. Essa flor está sempre dobrando seu caule para alcançar a melhor fonte de luz possível. Portanto, ela é ótima para declarar amor e confiança.

Você pode fazer arranjos com flores de uma única cor, fazer uma alegre combinação de tom sobre tom ou então misturar de forma contrastante.

Além dos significados das flores…

Ufa, quanta simbologia temos ao nosso redor e, às vezes, nem nos damos conta, não é mesmo?

YouTube @GrupoLe

Você também se encanta os significados das flores? Quer que as crianças e jovens conheçam as inúmeras possibilidades da linguagem? No canal do Grupo Lê no YouTube, assista a conteúdos criados para pessoas como você!