Resoluções para 2022 servem para adultos e crianças. Confira!

Para boa parte das pessoas, o começo do ano é uma época para começar, largar ou mudar alguns hábitos. O mesmo vale para as crianças! Neste post, confira algumas dicas de resoluções para o 2022 delas.

Estabelecer objetivos para um ano que se inicia é uma ótima forma de entender o valor do cumprimento de metas. Essa é também uma época boa para aprender sobre a importância de dar o melhor de si.

Para isso, essas metas precisam ter significado não só para os pais, mas, principalmente, para as próprias crianças. Elas devem entender que o compromisso é mais pessoal do que com as outras pessoas.

As resoluções para 2022 podem ser encaradas como um jogo. Se tudo for divertido, também será mais fácil. Então, dê espaço para que elas se expressem e contribuam com ideias.

Como fazer resoluções para 2022 da melhor forma?

Peça às crianças que escrevam ou desenhem aquilo que determinaram para este ano. Uma boa solução é fazer uma tabela com os prazos de cumprimento e deixar afixado em um local visível da casa.

Isso vai permitir acrescentar ou corrigir qualquer coisa, além de não deixar que as resoluções para 2022 caiam no esquecimento. Afinal, a gente sabe o quanto é comum isso acontecer logo nos primeiros dias de janeiro.

Ainda assim, nada de pressão e exigências! Não sobrecarregue a agenda e a cabeça das crianças. Pense que elas estão em uma fase em que tudo é novo e já têm um bocado de expectativas de adultos para atender.

Então, procure não estabelecer mais do que três resoluções para 2022. Além disso, metas de difícil alcance desestimulam e criam frustrações desnecessárias.

Portanto, os objetivos podem ser flexibilizados e os prazos podem ser revistos. Não se esqueça de que todo esforço deve ser reconhecido. Portanto, não cabe aqui o clássico “não fez mais do que a obrigação”.

Algumas resoluções podem ser compartilhadas por todos da família. Isso estimula o apoio entre todos e estreita ainda mais os laços.

Se os filhos perceberem que os pais estão fazendo sua parte, é mais provável que cumpram o que determinaram para si. Então, dê o exemplo!

Que objetivos podem envolver toda a família?

Para resultados mais palpáveis, as metas devem ser mais específicas do que “ajudar nas tarefas de casa” ou “comer melhor”.

Também é importante que não tenham termos negativos, como “parar de brigar”. Em vez disso, é preferível algo como “usar as palavrinhas mágicas”. Confira abaixo algumas sugestões que eu separei para você e sua família.

  • Planejar uma viagem em família.
  • Estabelecer uma atividade diária ou semanal para fazer juntos.
  • Começar a fazer coleta seletiva do lixo.
  • Arrumar a própria cama todos os dias.
  • Praticar um esporte ou outra atividade de interesse semanalmente.
  • Aprender a tocar um instrumento musical.
  • Adotar um animal de estimação.
  • Se já tiver um bicho, estabelecer um tempo diário para brincar com ele.
  • Comer uma fruta por dia.
  • Passar a dormir apenas na própria cama.
  • Economizar para fazer algo interessante no futuro.

Ano novo, vida nova! Desejo que 2022 seja cheio de realizações e crescimento para você, sua família e seus amigos. Bem, a literatura é uma das melhores maneiras de alcançar esses objetivos.

Reservar um tempo diário para a leitura é uma ótima resolução para 2022. Se você gostou dessa sugestão, entre em contato. Juntos, vamos selecionar os livros mais adequados para o que você quer!