Quebra-cabeça desenvolve uma série de habilidades. Confira 10 delas

Todas as habilidades que você verá aqui podem ser aproveitadas em vários campos da vida infantil. Na verdade, elas são carregadas por toda a vida e são úteis nos desafios típicos da idade adulta.

Há especialistas que afirmam, inclusive, que o jogo ajuda no processo de amadurecimento e na resolução de questões psicológicas. Abaixo, veja alguns benefícios.

1. Distrai em qualquer ocasião

O quebra-cabeça é uma forma de se divertir naqueles momentos em que não há companhia. É uma ótima atividade para um dia chuvoso, por exemplo. Ainda assim, dá para brincar com toda a família ou um grupo de amigos.

2. Desenvolve o pensamento estratégico

Close de peças de quebra-cabeça.

Não é à toa que o jogo tem esse nome! Brincando, a criança elabora e reformula teorias, além de testar hipóteses. Ao perceber o que funciona, o que dá errado e o que pode ser feito para corrigir, ela desenvolve sua estratégia.

3. Mostra a importância da organização

Uma das vantagens do quebra-cabeça é que dá para brincar em uma mesa ou no chão. Ainda assim, o fato de as peças estarem espalhadas e misturadas mostra, subjetivamente, a necessidade de que haja uma organização.

4. Aproxima a família e os amigos

O quebra-cabeça possui várias possibilidades em relação ao tamanho, números de peças e tema. A interação que ocorre ao montá-lo de forma colaborativa torna a atividade ótima para aproximar as pessoas.

5. Aprimora a noção de comparação

Ao analisar os espaços que estão vazios e procurar as peças que faltam, a criança estabelece relações entre os formatos, cores e desenhos. Com esse olhar mais atento, ela exercita sua capacidade de observação e comparação.

6. Desperta a criatividade

A intuição é desenvolvida quando a criança começa a prever os desdobramentos e antecipar os resultados. Para solucionar o desafio, é necessário criatividade, “pensar fora da caixa”. Nesse caso, literalmente!

7. Ajuda no controle da ansiedade

Ao mesmo tempo que exercita o cérebro, o quebra-cabeça pode ser uma atividade relaxante. Montá-lo exige atenção, foco e paciência. Por isso, a brincadeira pode ser uma grande aliada para controlar a ansiedade.

8. Melhora a autoestima

Menina montando quebra-cabeça.

A autoestima e a autoconfiança dão força para que uma pessoa assuma desafios e a não desista deles no meio do caminho. Além disso, o orgulho e a satisfação de conseguir superar um desafio são únicos.

9. Desenvolve habilidades sociais

Em grupo, as crianças descobrem a necessidade de discutirem amigavelmente e de se apoiarem para atingir um objetivo em comum. Além disso, todos observam as estratégias uns dos outros e aprendem um pouquinho com elas.

10. Oferece uma alternativa aos aparelhos eletrônicos

Como diria aquele grande poeta, “clássico é clássico e vice-versa”. Mesmo no mundo digital em que vivemos, o quebra-cabeça tem o seu lugar e continua fazendo sucesso. Ainda assim, há versões on-line em vários sites de jogos.

Como as crianças de cada idade brincam de quebra-cabeça?

O contato com esse tipo de jogo já pode começar desde bebê, com jogos de cerca de quatro peças. O adulto pode ajudar a criança de dois a três anos, montando e desmontando o jogo novamente.

A quantidade de peças e, consequentemente, o nível do desafio crescem à medida que a criança fica mais velha. A partir dos cinco anos de idade, ela já consegue montar sozinha um jogo com um número razoável de peças.

Com dez anos, o raciocínio lógico e a noção espacial já estão mais desenvolvidos. Por isso, a criança já é capaz de encarar um modelo mais complexo. Um em 3D, por exemplo, pode ser uma boa!

A verdade é que o quebra-cabeça é interessante para pessoas de todas as idades. Você conhece outras brincadeiras capazes de trazer benefícios cognitivos e emocionais? Use a caixinha de comentários aí abaixo e me conte!