Em ‘Passageira 45’, rede sombria de fraudes é revelada após acidente

Capa do livro passageira 45

O livro Passageira 45 é o primeiro da série O vale dos mistérios, de Luis Eduardo Matta. Essa é uma série policial juvenil com histórias inspiradas na atmosfera rural, onde o autor passou vários anos de sua vida.

As histórias, ambientadas no interior do Brasil, se passam no Vale do Iraú, uma região fictícia. Em Passageira 45, ela aparece com mapa e tudo.

O livro começa com os preparativos para uma viagem de trabalho. Januária e Nelson Barbosa vivem em Juriti, cidade de 80 mil habitantes do Vale do Iraú. Eles estão prestes a completar 15 anos de casados e vivem uma vida pacata.

Durante o trajeto, o ônibus em que, supostamente, estaria Januária tomba na estrada, próximo a Tabapiranga. Em seu passeio de bicicleta, Felipe Lobato testemunha o acidente e logo liga para a mãe, a inspetora de polícia Eliana.

Que mistérios surgem após o acidente?

O acidente com o ônibus não deixa feridos graves, mas há um enigma: não há qualquer relato sobre Januária, a passageira da poltrona 45. É aí que Nelson, o marido, se desespera e pede ajuda à polícia.

A inspetora Eliana inicia as buscas, mas é seu filho Felipe quem acaba mergulhando a fundo nas investigações. Ele contraria a mãe, que não quer que ele se envolva nos assuntos da polícia.

Felipe conta com a ajuda de uma amiga, sua colega de escola por quem ele nutre uma paixão. A mal-humorada Lara é filha de um dos homens mais ricos do Vale do Iraú.

Os dois não imaginam que, por trás do sumiço de Januária, se esconde um esquema de fraudes milionárias. À medida que eles avançam para solucionar o caso, se envolvem em uma teia sombria de acontecimentos.

Vetores de dois ônibus. Página 8 do livro Passageira 45.

Mais do que isso, eles precisarão salvar suas próprias vidas. Afinal, existe uma mente fria e implacável, capaz de ir até as últimas consequências para que a verdade não venha à tona.

Conheça o autor de Passageira 45

Luis Eduardo Matta nasceu em 1974, no Rio de Janeiro. Descendente de libaneses, o autor se dedica a estudos sobre política internacional, sobretudo do Oriente Médio, desde 1990.

Em 1993, quando ainda tinha 18 anos, iniciou sua carreira literária com o livro Conexão Beirute-Teeran. Seu primeiro título para o público juvenil, Morte no colégio, foi publicado em 2007.

De lá para cá, o autor escreveu histórias de ação, romances e participou de antologias. Além disso, assina vários artigos e ensaios sobre a popularização da literatura e a formação de leitores nas escolas brasileiras.

Ele também dá palestras em feiras e outros eventos de escolas de todo o Brasil. Inclusive, a Escola Municipal Professor Fábio César Pacífico, do Rio de Janeiro, o homenageou ao dar seu nome a uma sala de leitura comunitária.

Atualmente, ele é um dos expoentes da literatura de mistério e suspense no país. Sobre Passageira 45 e O vale dos mistérios, declara: “Esse livro e o projeto da série foram concebidos com o maior carinho.”

Desvende o mistério de Passageira 45

Leve Passageira 45 para sua biblioteca, para a sala de aula ou leve para casa. Afinal, os thrillers têm um grande poder de despertar o interesse de crianças, adolescentes e jovens pela literatura. Para mais sugestões, entre em contato!