Orientador educacional faz mais do que a gente imagina. Acompanhe!

Ter apoio e segurança para tornar-se capaz de tomar as melhores decisões é tudo de bom, você concorda? Saiba que todas as escolas públicas precisam ter um orientador educacional. E hoje, 4 de dezembro, é o dia dele!

O orientador educacional dá assistência aos alunos para que encontrem suas vocações, além de prepará-los para a vida profissional.

Então, isso quer dizer que o seu trabalho é voltado aos estudantes do ensino médio, certo? Errado, a preocupação com a formação deve começar cedo!

A verdade é que são tantos os profissionais que atuam na formação humana dos nossos jovens e crianças que fica difícil saber o exato papel de cada um. Às vezes, podemos nos esquecer de um ou outro, mas todos são essenciais.

Afinal, quais são as funções do orientador educacional?

A importância do orientador educacional cresce à medida que se valoriza a individualidade. Em outras palavras, ele se preocupa com os jovens e crianças enquanto indivíduos.

Para a orientação de estudantes, é necessário usar métodos da Psicologia e da Pedagogia. Aliás, é obrigatório ter formação superior nesta última área.

Atenção: não estamos falando aqui do orientador pedagógico, aquele que cuida das dinâmicas de ensino e aprendizagem!

Na verdade, o orientador educacional garante que o trabalho do orientador pedagógico esteja integrado ao dos professores.

Talvez você não saiba, mas muitos atuam em agências de emprego, nos chamados Centros de Orientação Profissional. Viu só como são inúmeras as possibilidades dentro da Pedagogia?

Na escola, seu trabalho influencia o dia a dia de todos. Continue lendo e veja alguns desafios que cabem ao orientador educacional e, talvez, você nem saiba.

Estar por dentro das novidades

A cada dia, é necessário rever as “verdades absolutas” que se aprende e, consequentemente, se ensina. Se a escola não estiver em constante atualização, seus alunos estarão em desvantagem.

Com novos conhecimentos e formas de pensar, cabe ao orientador educacional atualizar-se quanto às inovações no ensino. Para isso, é necessário ter mente aberta, disposição e humildade para aprender.

Ficar de olho na saúde mental dos alunos

A saúde mental é um tema que tem ganhado importância a cada dia. Para um bom aprendizado, é necessário levar em consideração o bem-estar e a forma como os mais novos lidam com os sentimentos e as emoções.

Casos específicos podem ser encaminhados às instâncias de psicologia, judiciais, de assistência social e de saúde. O objetivo é que os alunos se tornem cidadãos críticos e participativos na sociedade.

Intermediar conflitos

O desenvolvimento integral permite que os estudantes saibam explorar o próprio potencial. Isso só é possível se eles estiverem próximos dos seus educadores, do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e da escola como um todo.

Por isso, uma função importante é auxiliar todo o corpo docente e intermediar qualquer conflito que possa surgir. Esses conflitos podem ser não só de natureza educacional, mas também física, intelectual, social, moral ou política.

Manter boa relação com as famílias

Além da intermediação com os outros educadores, é fundamental que haja uma ponte com os responsáveis. Cabe ao orientador educacional aproximar os pais do processo educativo e da comunidade em que a escola está inserida.

Para isso, é necessário que haja respeito aos valores de cada família e aos seus direitos sobre a educação dos filhos. Em muitos casos, eles vão contra valores particulares e até mesmo o que é aceito por uma parcela da sociedade.

Orientador educacional, parabéns pelo seu trabalho!

As qualidades citadas acima são essenciais para sanar as dificuldades e manter o bom padrão nos processos de ensino e aprendizagem na escola. Haja jogo de cintura!

Por isso, é fundamental o apoio e a confiança de todos nós. O Grupo Lê reconhece a importância de cada um que se dedica e se compromete com a formação dos cidadãos do futuro.

Por isso, deixamos aqui nosso agradecimento a você, educador educacional. Saiba que pode contar conosco sempre! Para selecionar o melhor da literatura para a sua escola, entre em contato.