‘O elefante caiu’, uma história cheia de empurra daqui e puxa dali

Você sabia que os elefantes só andam em grupo? Que eles sempre ajudam uns aos outros quando estão em perigo? Essas são algumas das curiosidades que você pode conferir no livro O elefante caiu.

capa do livro O elefante caiu.

“Esse mundo é mesmo estranho. Imagine, só por um momento, que você caiu e não consegue se levantar. Agora só pra complicar, imagine que você é um elefante. Isso mesmo: um imenso elefante tentando se levantar.”

E agora? Será que os outros elefantes, tão desajeitados, conseguem levantá-lo? Na verdade, quanto mais reforços pedem, mais a situação se complica!

No entanto, quando a esperança parece que vai embora, surge um animal pequeno e fracote. Ele sim, é capaz de levantar o gigante bem rapidinho. Quer saber como? Então, precisa conhecer O elefante caiu.

Quem é o autor de O elefante caiu?

Já virou uma tradição: anualmente, um time de jurados é convidado pela revista Crescer a eleger os 30 melhores livros daquele período. E não é que, em 2017, O elefante caiu esteve entre os selecionados?

A história, indicada para crianças a partir de três anos, saiu da cachola de Ivan Zigg.

Ivan Zigg e o elefante. Página 29 do livro O elefante caiu.

“Ivan Zigg tem memória de elefante. Mas não lembra direito se nasceu no Rio de Janeiro ou na África. Não tem certeza se toma banho de chuveiro ou de tromba. Esqueceu se seu prato favorito é estrogonofe… ou capim. Perdeu a conta de quantos livros fez. (…) Qual desses dois aí ao lado você acha que é o Zigg? Talvez seja melhor perguntar ao elefante. Afinal, ele nunca esquece.”

O bom é que a gente tem a internet para ajudar nessas pesquisas, não é? Bem, já foram mais de cem livros escritos ou ilustrados (ou as duas coisas) pelo autor. Ele usa o encantamento como ferramenta de formação de leitores.

Suas ilustrações já lhe renderam um Jabuti. Aliás, são dele as ilustrações de Quem quer brincar comigo?. E te conto mais: o autor gosta tanto de elefantes que foi chamado para ilustrar o divertido e absurdo Isso não é um elefante.

Então, você pode imaginar que, além de escrever, ele ilustrou O elefante caiu. Veja como é seu trabalho no vídeo abaixo.

Dicas para trabalhar o livro na escola

Você pode contar a mesma história de várias formas criativas. Abaixo, veja as maneiras interessantes que essas pessoas arranjaram para narrar a história de O elefante caiu.

O livro também pode ser usado de diversas formas em sala de aula ou em casa. Veja algumas ideias.

  • Debata com a turma como deveríamos agir no caso de alguém que sofre um acidente, de uma simples queda a algo mais complicado.
  • Oriente uma pesquisa sobre a alimentação dos elefantes. Depois, peça que os alunos a comparem com o banquete retratado na página 17.
  • Discuta com a turma se o respeito à sabedoria e à opinião dos mais velhos ocorre em nossa sociedade da mesma forma que no livro.
  • Peça que os alunos comentem a solução que foi dada por um insignificante animal. Será que ele é mesmo insignificante?
  • Pelas expressões dos personagens, peça que os alunos identifiquem suas emoções: espanto, exibição de força, alegria, concentração etc.
  • O livro tem uma página só com curiosidades sobre elefantes. Peça que os alunos pesquisem sobre uma curiosidade extra e leiam em sala.
  • Peça que os alunos escrevam uma autobiografia ou a biografia de um colega em um estilo semelhante ao de Ivan Zigg no final do livro.

E você? Tem alguma outra ideia de como contar a história de O elefante caiu ou de como trabalhar o livro com as crianças? Então, use a caixinha de comentários aí abaixo e me conte. Estou anotando as suas sugestões!