Conheça ‘Metamorfoses’, um flipbook surpreendente!

Na natureza e na cultura, o tempo deixa marcas irreversíveis, e a memória é o que registra o processo de transformação. O título de Metamorfoses tem origem na palavra grega que significa “mudar de forma”.

O ponto de partida do livro é o mito do lobisomem. A especialista em literatura infantojuvenil Neusa Sorrenti escreve na quarta capa:

Lobisomem. Metamorfoses, página 15.

“Os seres em outros seres vêm acordar a compreensão de que os símbolos têm função mediadora, estendem pontes, reúnem o céu e a terra, transformam o real e o sonho.”

A seguir, confira alguns questionamentos e respostas que se escondem nos quatro contos que compõem a obra.

Vivemos em um mundo de símbolos? Ou um mundo de símbolos vive em nós?

A leitura de Metamorfoses requer intuição, atenção e sensibilidade. Sem isso, é impossível perceber algo profundo ou comovente. Os símbolos contidos no livro representam os conflitos, contradições, alternâncias e desejos humanos.

Qual a simbologia por trás do número quatro em Metamorfoses?

São quatro estações do ano, pontos cardeais, elementos da alquimia e idades cronológicas da mitologia clássica. Além disso, o livro foi escrito por quatro mulheres. O feminino se manifesta com tonalidades diferentes a cada conto.

Metamorfoses é um flipbook. O que é isso?

Um flipbook ou folioscópio é uma coleção de imagens, organizadas para compor uma ideia linear de tempo e espaço. Ao folheá-las, a sequência animada dá a impressão de movimento ou, nesse caso, os estágios de uma transformação.

É possível encontrar beleza em uma obra de suspense e terror?

A resposta para essa pergunta é “sim”. Basta ver abaixo como é lindo o trailer do livro.

Um livro com essa temática pode ser reconhecido pela Unesco?

Anualmente, a Cátedra de Leitura da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconhece o melhor da literatura. Entre as obras infantojuvenis de 2021, Metamorfoses recebeu o Selo Distinção.

A propósito, outra obra publicada pelo Grupo Editorial Lê, O Menino e a flor, recebeu da Cátedra de Leitura da Unesco o Selo Seleção. Abaixo, veja o que a Lourdinha Mendes, do Grupo Lê, falou sobre esse reconhecimento.

Quem deu vida a Metamorfoses?

No livro há uma conjugação perfeita entre o texto e as imagens azuladas. Conheça os responsáveis por essa obra tão única.

Flávia Côrtes

Escritora, roteirista e tradutora,além depesquisadora sobre lliteratura geral, infantojuvenil e formação do leitor literário. Atualmente, é vice-presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ).

Flávia Muniz

Além de pedagoga, escritora premiadíssima de obras para a infância e juventude. Suas histórias fantásticas sobre vampiros e outros seres sobrenaturais estão em contos, novelas e romances YA de fantasia sombria.

Regina Drummond

Estudou línguas e literatura, é tradutora, contadora de histórias e, claro, autora infantojuvenil. Além de receber prêmios e destaques de instituições nacionais de renome, teve algumas de suas obras traduzidas para outros idiomas.

Rosana Rios

Desde 1986 no trabalho com literatura, a escritora é especializada em fantasia infantojuvenil. Iniciou como roteirista de TV e atualmente, além de vários prêmios, coleciona dragões e livros na monstruosa biblioteca que tem em casa.

Salmo Dansa

O ilustrador é amante, além de pesquisador prático e teórico sobre desenho e literatura. Seus trabalhos abordam contos clássicos da literatura infantojuvenil e da cultura afro-brasileira, e também integraram exposições internacionalmente.

Raquel Matsushita

A premiada editora de arte também é ilustradora e escritora de livros infantis e sobre design. No Brasil, formou-se em Publicidade e Propaganda. Em Nova Iorque, especializou-se em Design Gráfico, Cor e Tipografia.

Como ler Metamorfoses on-line?

Capa do livro Metamorfoses.

Metamorfoses é um título capaz de cativar facilmente o público juvenil. Cadastre-se gratuitamente no Portal do Educador, confira o livro na íntegra e avalie se é o que você procura para a sala de aula ou a biblioteca da escola.