Dia do Meio Ambiente: 7 exemplos que você pode dar

Em 5 de junho é comemorado o Dia do Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. Além disso, é Dia Nacional da Reciclagem.

Quando se fala sobre esses tópicos, é comum pensar em cenários como rios e florestas.

Na verdade, o meio ambiente é tudo que nos cerca, nos mantém vivos, nos une – é a nossa casa! Então, dar atenção para assuntos envolvendo a ecologia é também uma forma de autocuidado.

Esses são cuidados para garantir água, alimentos e outros recursos não só para nós mesmos, mas para as gerações futuras. Por isso, também é importante tomar atitudes para frear os danos desde já.

Veja 7 atitudes para cuidar do meio ambiente

Antes de tudo, lembre-se de que as crianças se espelham nas ações dos adultos. Por isso, mais importante do que as suas palavras é dar o exemplo.

Além disso, ensine bons hábitos. Afinal, são os jovens e as crianças de hoje que herdarão o mundo em que vivemos. Confira algumas dicas de atitudes (ou mudanças de atitudes) simples que fazem a diferença.

1. Se informe​

Criança na natureza abraçando cachorro, com passarinho em cima. Página 23 do livro Cada um no seu lugar. Imagem ilustrativa texto meio ambiente.

Uma boa ideia para que as crianças desenvolvam uma consciência maior é permitir que elas tenham mais contato com a natureza. Assim, um bom programa em família é uma caminhada em uma área bem arborizada.

Perceba o que faz parte da fauna e flora da região onde você vive e ensine às crianças sobre esses seres. Converse sobre como a responsabilidade ambiental é essencial para que elas aproveitem a natureza por mais tempo.

Isso sem contar que crianças e adultos se conectam facilmente ao cuidarem juntos dos animais de estimação e das plantas da casa.

Mais uma coisa: em tempos de fake news, o WhatsApp é uma grande fonte de teorias da conspiração sobre os mais diversos temas. Isso inclui assuntos como o aquecimento global e o desmatamento.

Por isso, questione todas as postagens que você recebe nos grupos que participa (inclusive esta que está lendo agora). Pesquise melhor antes de repassar qualquer notícia.

2. Não desperdice eletricidade

Em sua casa, é comum que as luzes estejam acesas em cômodos onde não há ninguém? Depois de carregar o celular, você tira o aparelho, mas deixa o carregador na tomada?

Saiba que o ideal é desplugar todos os eletrodomésticos e eletrônicos quando não estiver usando.

Mantê-los ligados em modo de espera pode chegar a consumir até 1/3 da energia. Além da sua conta de luz vir mais cara, isso representa um desperdício.

Outra boa atitude é usar lâmpadas de LED. Elas duram mais do que as convencionais e consomem menos energia. Além disso, quando pararem de funcionar, faça o descarte de forma adequada. Isso nos leva ao próximo tópico.

3. Descarte o lixo adequadamente

Não jogar lixo no chão e fazer a reciclagem são algumas das dicas mais clássicas quando o assunto é ecologia. E não é à toa!

Criança com uma pá e passarinho. Página 24 do livro Era uma vez uma árvore. Imagem ilustrativa texto meio ambiente.

Se você está na rua e recebeu um punhado de panfletos ou acabou de consumir um alimento, guarde o lixo consigo. Só jogue fora quando encontrar uma lixeira, nem que seja a da sua casa.

Um hábito que você pode incorporar na rotina da sua família é separar o lixo de acordo com o tipo: papel, vidro, plástico, metal ou orgânico. Em locais públicos, procure lixeiras que façam esse tipo de separação.

Os versos em branco de muitos papéis podem ser reutilizados para imprimir e servem para todo tipo de anotações, além dos desenhos das crianças.

Aliás, os papéis e os orgânicos podem servir de adubo. No entanto, isso não deve ser feito de qualquer jeito. Uma composteira pode ser comprada pronta ou feita em casa. Procure saber!

4. Economize água

Um banho de 15 minutos com meio registro aberto ininterruptamente gasta, em média, 135 litros de água. Isso sem contar que ele é o grande vilão da conta de luz, podendo chegar a 25% do total de uma casa.

O ideal é ligar o chuveiro e, assim que molhar todo o corpo, desligar. Feito isso, ensaboe, passe xampu e religue o chuveiro, usando somente a água necessária para o enxágue.

Vale também lembrar que a descarga gasta vários litros de água. Por isso, não exagere no tempo que fica com a mão pressionada no botão.

Ao lavar alimentos, louças, talheres e copos, feche a torneira sempre não tiver nada debaixo dela. O mesmo vale para a pia do banheiro na hora de escovar os dentes ou fazer a barba.

Deixe acumular o máximo de roupas no cesto antes de colocá-las na máquina, que pode gastar até 144 litros de água por lavagem. Além disso, não lave sem necessidade. Isso ocupa espaço na máquina e desgasta a roupa mais rápido.

5. Atente-se para os produtos que consome

Criança com cachorro, elefante, macaco e coala, Página 9 de O livro do pé. Imagem ilustrativa texto meio ambiente.

Não faça gastos desnecessários e ensine seus filhos o valor moral de evitar o consumismo. Essa atitude é mais econômica e evita a superprodução.

Ao comprar produtos industrializados, verifique na embalagem a aprovação de instituições como: Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) ou Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Caso haja a menção a algum desses órgãos, provavelmente, foram obedecidos os padrões de produção e os níveis regulamentados de poluição.

Você pode fazer a substituição dos produtos de limpeza da sua casa. Evite os alvejantes e limpadores industrializados de diversos tipos. Se possível, use produtos naturais.

Praticamente todos os serviços caseiros podem ser feitos com sabão, bicarbonato de sódio, vinagre e limão. Os efeitos são ótimos e não prejudicam a sua pele!

6. Cuide da alimentação

Ao armazenar os alimentos, use potes e tampas reutilizáveis em vez de filme, alumínio, poliuretano ou outros descartáveis.

Evite os fast-foods. Normalmente, eles contêm muitos aditivos, conservantes e corantes. Isso é prejudicial não só à sua saúde, mas também ao meio ambiente.

Além disso, eles costumam vir com excesso de plásticos e papéis. Você já parou para pensar no que é feito com essas embalagens? Mesmo que você não queira, muitas delas acabam poluindo o solo e a água.

Para seu próprio bem, o ideal são os alimentos naturais e, de preferência, produzidos localmente. Isso diminui, inclusive, a emissão de monóxido de carbono emitido por chaminés de indústrias e meios de transporte.

7. Use o carro com responsabilidade

Não seja dessas pessoas que usam o carro para ir a um local que fica a quarteirões de distância. Se o seu carro for flex, prefira abastecer com etanol.

O álcool emite 25% monóxido de carbono e 35% óxido de nitrogênio menos do que a gasolina. Além disso, é mais barato. Se puder investir em um kit gás ou em um veículo elétrico, melhor ainda para o ambiente.

Na verdade, qualquer redução do uso do automóvel é benéfica. Caminhar e pedalar são hábitos saudáveis, e a natureza agradece. Dividir carona com colegas de trabalho é uma excelente forma de começar ou estreitar amizades.

Além disso, usar o transporte público é uma excelente forma de economizar e evitar dores de cabeça com combustível, IPVA, mecânico, estacionamento etc.

Cuidar do meio ambiente é papel de todos!

Viu só como você pode fazer muito pelo meio ambiente sem ser um político ou milionário excêntrico?

Se você não tem esse tipo de preocupação, é provável que ainda não entendeu sua importância. Ou pior: sabe da necessidade, mas espera que as atitudes partam das autoridades e dos governantes.

Você pode até pensar que apenas a ação da sua família não é capaz de fazer a diferença no contexto geral. No entanto, você se sentirá muito melhor em fazer parte da solução e não do problema.

A conscientização é a chave para tudo. Abaixo, confira algumas dicas de livros que falam às crianças sobre a importância de cuidar do meio ambiente.

Vila da onça
Vila da onça

Era uma vez uma árvore
Era uma vez uma árvore

Chapeuzinho Vermelho e o Lobo-Guará
Chapeuzinho Vermelho e o Lobo-Guará

Cada um no seu lugar
Cada um no seu lugar
O casamento da ararinha-azul
O casamento da ararinha-azul

A viagem de Tamar
A viagem de Tamar

O menino e o rio
O menino e o rio

Capa do livro Leila.
Leila
O casamento da ararinha-azul - teatro
O casamento da ararinha azul – teatro

Mineragem
Mineragem

O livro do pé
O livro do pé

Terra mãe
Terra mãe