Livros sobre mães e filhos mostram faces da maternidade. Veja 15 deles

Mãe é aquela que nos protege, cuida, ensina, dá força e prepara para o mundo, mas também briga, quando precisamos. Claro, muitas vezes, é a avó que faz esse papel. Até mesmo o pai assume a função em algumas famílias.

Um livro infantil ou juvenil pode ser uma lembrança perfeita para o Dia das Mães, que comemoramos no próximo 8 de maio. Afinal, quer coisa melhor do que ler aconchegado com quem a gente mais ama no mundo?

A seguir, confira uma seleção com livros sobre as várias relações possíveis entre mães e filhos.

Capa do livro Demais.

1. De todas as espécies

As imagens de Demais retratam mamães e filhotes de várias espécies do reino animal. O livro introduz conceitos básicos para primeira infância, mas sua beleza pode ser facilmente apreciada por pessoas de todas as idades.

Capa do livro Metade pai metade mundo.

2. Aquela que faz jornadas múltiplas

Antes sem voz e dedicada aos afazeres domésticos, Dona Armelinda agora trabalha fora. Com os problemas de saúde do marido, acumula ainda mais responsabilidades. Metade pai metade mundo mostra a força da mulher.

Capa do livro Com o pé na estrada.

3. Reaproximação entre mãe e filho

Um filho de pais separados viaja com sua mãe à casa da avó paterna, que está doente. O texto de Com o pé na estrada traz retrospectivas. Após a morte da avó, mãe e filho voltam pra casa com a certeza de que se conheceram mais.

Estralabadão-tão-tão, o trovão

4. Aquela que ensina

Em Estraladabão-tão-tão, o trovão, Letícia e sua mãe passeiam no campo. Quando começa a trovejar, a menina se encolhe no colo da mãe, com medo do barulho. A mãe, carinhosa, brinca e explica à filha sobre esses fenômenos.

Capa do livro O sapulante viajante.

5. Filha que presta atenção a cada palavra que a mãe diz

Ana é uma menina curiosa e vive fazendo perguntas à mãe. Enquanto ouve a conversa entre a mãe e a tia, sua imaginação voa longe. Acompanhe a viagem inusitada de Ana através do tempo e pelo mundo em O sapulante viajante.

Capa do livro 1, 2, 3: cada um tem sua vez

6. Aquela que acompanha o crescimento dos filhos

Em 1, 2, 3: cada um tem sua vez, uma galinha tem três pintinhos, cada um com uma vocação. Acompanhe os sentimentos dessa Mamãe Galinha, como ela reage em relação ao crescimento dos filhos e como ela respeita suas escolhas.

Capa do livro A Bonequinha Preta.

7. Quando começa com brincadeira

O clássico A Bonequinha Preta fala de uma menina que cuida de sua boneca como se fosse filha. Ela diz à boneca para se comportar, reproduzindo recomendações semelhantes às que recebe de sua mãe quando vai à rua.

Capa do livro Corrupio.

8. Aquela que faz a filha rodopiar de alegria

Uma menina deseja ter uma saia encarnada, para ir dançar no baile da aldeia. E não é que a mãe da história de Corrupio consegue realizar o sonho da filha? Ela dá sapatinhos de verniz, uma camisa de cambraia e uma saia bem rodada.

Capa do livro Tão longe... tão perto.

9. Fins e recomeços do jogo da vida

No ganhador do Jabuti Tão longe… tão perto, acompanhamos uma avó com Alzheimer, seu neto de dez anos, uma empregada e sua bebê. Com o passar do tempo, a avó se esquece de todos, menos da bebê, que considera “sua”.

Capa do livro Sundiata.

10. Aquela que cria o filho para fundar um império

Sundiata tem as pernas tão finas que não consegue andar. Ele e sua mãe são alvos de zombaria e perseguição. A história inspiradora, transmitida de geração em geração pelos griôs, agora está em Sundiata – O filho de Sogolon.

Capa do livro Tô ligado!

11. Relação problemática

Em Tô ligado!, um jovem foge de casa e vai para São Paulo. A fuga dura só alguns dias e ele acaba voltando. O reencontro com a mãe é doloroso. Já adulto, a morte da mãe e a paternidade levam Gabriel a várias reflexões.

Vila da onça

12. Aquela que defende o filhote como uma onça

Uma onça e seu filhote vivem tranquilamente na floresta, até que chega o homem para ocupar e destruir. As imagens de Vila da onça mostram uma mãe cuja preocupação é, acima de tudo, proteger o filhote do mal que há lá fora.

Capa do livro O dia de ver meu pai.

13. Conversando sobre temas delicados

Em O dia de ver meu pai, um menino se depara com a separação dos pais. Ele visita o pai nos fins de semana. A mãe conversa com ele, explicando de maneira compreensível algo que é tão complexo para o entendimento infantil.

Capa do livro Vó é sempre vó.

14. Avó: aquela que é mãe duas vezes

Vinícius não quer ir almoçar com a vovó Carminha, mas sim na casa da vovó Maria. Em Vó é sempre vó, ele nos conta por que gosta mais da casa de uma do que da outra. Ele ama as duas, que o fazem feliz, cada uma à sua maneira.

Livro Como natureza

15. Mãe que homenageia o filho

Uma mãe se entristece à medida que o estado da saúde do filho se agrava. Quando o ciclo natural da vida se inverte, ela planta uma semente e passa a visitar a árvore todas as tardes. Essa é a tocante história de Como natureza.

O que você achou desses livros sobre mães e filhos?

Gostou das sugestões acima de livros sobre mães e filhos? Então, tenho boas notícias: durante todo o mês de maio, ao finalizar suas compras na Loja Lê, digite DIADASMAES e valide o se cupom de 20% de desconto. Aproveite!