Livros sobre literatura homenageiam a arte. Conheça 15 deles

Os livros que falam sobre literatura usam elementos metalinguísticos. Esses elementos aparecem sempre que qualquer meio de linguagem estiver se referindo a ele mesmo.

Como exemplo, temos os filmes sobre os bastidores da indústria cinematográfica, as letras de música sobre a vontade de dançar… Ah sim, também há artigos on-line com dicas de como escrever bons posts (já li vários).

Bem, é comum que os bons escritores também sejam amantes do ofício. Por isso, não é raro nos depararmos com obras que homenageiam títulos e autores clássicos.

Os livros sobre literatura dialogam com os textos que vieram antes, seja para uma celebração ou uma paródia. Muitos deles abordam também o processo que envolve a escrita e a leitura.

Conheça 15 livros sobre literatura

Claro que nós, do Grupo Editorial Lê, somos encantados por essa forma de arte. Todos os livros sobre literatura abaixo fazem parte do nosso catálogo.

Capa do livro Ela nasceu Clarice.

1. História de amor aos livros

Uma menina vive cercada de sonhos e medos em Ela nasceu Clarice, até que conhece a autora de mesmo nome. Suas palavras levam ao autoconhecimento. Essa obra homenageia a arte feminina e a literatura como um todo.

Capa do livro Primeira palavra.

2. Encantamento e desejo

Em Primeira palavra, acompanhamos uma menina que pede dinheiro na esquina de um sebo. Ela não sabe ler, mas sempre se encanta com as imagens dos livros infantis. É assim que ela fantasia seu cotidiano.

Capa do livro Onde a palavra abre os olhos.

3. Longa trajetória do livro

A jornada descrita em Onde a palavra abre os olhos é um hino de amor aos livros. A Palavra desperta no quarto do escritor, passa por edição, produção editorial, revisão, ilustração, projeto gráfico, até se aconchegar no leitor.

Capa do livro A canção do verdureiro.

4. Alfabetização de várias gerações de brasileiros

Em A canção do verdureiro, a autora relembra, com emoção, a sua fase de alfabetização. Quando criança, ela sempre pedia para a professora contar a mesma história (A Bonequinha Preta), até se dar conta de que já sabe ler.

O menino que inventou o sertão, de Alexandre Azevedo.

5. Homenagem a um dos maiores nomes do modernismo

O menino que inventou o sertão é dedicado à memória de João Guimarães Rosa. Na verdade, todo o texto é inspirado em frases e versos de obras do maior escritor brasileiro do século XX e um dos maiores de todos os tempos.

Capa do livro Théo e a noite.

6. Histórias para sonhar

Em Théo e a noite, um menino viaja em um barco que vai levá-lo a um castelo. Lá, depara-se com Pinóquio, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel e Branca de Neve nas estantes. Depois, acorda com um livro aberto sobre o peito.

Capa do livro Era um avesso.

7. Encontro de personagens de ontem e hoje

Poemas e parlendas com figuras da atualidade e dos contos de fada, como o lobo, os porquinhos, Rapunzel, Branca de Neve e Pinóquio. As histórias de Era um avesso não têm ponto final; elas se completam na imaginação do leitor.

Capa do livro A história de Inês de Castro.

8. Comovente história de amor da literatura portuguesa

Para uma homenagem em forma de cordel, conheça A história de Inês de Castro ou a Dama Lourinha que depois de morta virou rainha (ufa!). O livro reconta o romance proibido de Os Lusíadas, uma mistura de história e lenda.

9. Famosa viagem com modernistas

Machado de Assis, Manuel Bandeira, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade e Câmara Cascudo. Todos eles acompanham Mário de Andrade em Há uma gota de poesia em cada rio da Amazônia.

Capa do livro Hortência das Tranças.

10. Distribuindo sonhos e fantasias

Com uma mala cheia de livros, a protagonista de Hortência das tranças leva o fascínio pela literatura a lugares distantes e perdidos no tempo. Em cada lugar, divulga a palavra de Guimarães Rosa, Miguel de Cervantes e Monteiro Lobato.

Capa do livro Na biblioteca da rua direita.

11. Ratos de biblioteca

Um ratinho passa os dias lendo poesias, aventuras, fantasias e mistérios da natureza em uma antiga biblioteca. Uma ratinha o ouve, eles se apaixonam e formam uma bela família. Esse é um resumo de Na biblioteca da Rua Direita.

Nas asas do aviãozinho

12. Melhor punição do mundo

Uma aluna atira um aviãozinho na professora, que a manda para a biblioteca. Lá, ela deve ler um livro grosso. Assim, a criança de Nas asas do aviãozinho se encanta com os personagens e dá um jeito para que todos os conheçam.

O livro do acaso.

13. Encontro de autores

Texto e imagem se combinam para proporcionar o encontro de vários autores. O livro do acaso organiza e harmoniza frases dos livros de Olavo Bilac, Florbela Espanca, Coelho Neto, Lima Barreto, Alberto Caieiro, entre outros.

Capa do livro Roy encontra Cinderela.

14. Releitura de um clássico

Roy encontra Cinderela reconta o famoso conto de fadas na forma de um diário, sob o ponto de vista de um ratinho. As cenas desenvolvem-se como no conto original, porém, cheias de observações irônicas e bem-humoradas.

Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente

15. Leitura democrática para acolher a todos

Como o próprio título sugere, Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente aborda o lado democrático desse lugar. Personagens de histórias e pessoas são vistos como iguais. Isso faz com que todos se sintam em casa.

Leia livros sobre literatura, música, artes plásticas, brincadeiras…

Nossa, quantos títulos, não é? E esses são só alguns dos nossos livros sobre literatura! Para levar para casa ou adotar em sua escola obras que reconheçam o valor da arte, entre em contato. Será um prazer ajudar na sua escolha!