Livros para cada faixa etária: um guia para você acertar no presente de Natal

Você quer que seus filhos, sobrinhos, afilhados tomem gostem de ler desde cedo? Acha o Natal uma ocasião oportuna para incentivar esse contato com a literatura? Isso é ótimo! Mas que livros dar para cada faixa etária?

Deixe-me adivinhar: além de tudo, você quer que a leitura seja interessante e esteja de acordo com a personalidade da criança. A variedade de títulos que vemos por aí é tão grande, não é mesmo?

Saiba que já há uma indicação de público para praticamente todos eles. Dá para tomar isso como ponto de partida, mas a verdade é que não há uma regra sobre o que é para essa ou para aquela idade.

Afinal, toda literatura é bem-vinda, inclusive aquelas consideradas adultas. Para fazer bonito neste Natal, confira abaixo algumas dicas a respeito dos livros indicados para a criança de cada faixa etária. Veja também o que esperar de cada uma delas.

Até os 3 anos: primeira infância

O bebê ainda está aprendendo o significado das palavras, mas escuta tudo o que as outras pessoas dizem. Mesmo assim, já explora o mundo por meio dos cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato.

Os sons e as figuras coloridas e que se mexem chamam a atenção. Por isso, os livros que permitem construir um enredo somente com as imagens são uma boa ideia. Se tiver animais, então, nem se fala!

Normalmente, os livros para essa faixa etária são menores, leves e fáceis de manusear. Eles podem ser cartonados, de plástico ou de tecido, além de ter bordas arredondadas.

Os desenhos e as cores vibrantes ajudam a focar a visão, que ainda está em desenvolvimento. Formatos, texturas e volumes variados estimulam o tato.

A repetição típica das rimas, parlendas, músicas e danças atraem a atenção e, ao mesmo tempo, acalmam. O hábito de ler para o bebê já pode começar durante a gravidez. Então, não é preciso esperar o nascimento para presenteá-lo.

Sugestões:

Quando o bebê diz "mã mã"
Teleco e Teco
A Lua cheia de...
Livro Salsicha.
Capa do livro Demais.
Chico
Capa do livro Se...
Capa do livro Cadê meu dono?
Capa do livro Guta e a gata.
Amarra meu cadarço

Entre 4 e 5 anos: pré-leitor

Nessa idade, a criança já compreende o mundo, mas ainda é cheia de perguntas sobre tudo. Ela conta até 10, tem um vocabulário maior e já está se familiarizando com as letras.

Os livros têm letras grandes e em caixa alta. Pense ainda que a criança está desenvolvendo relações entre imagens e palavras. Por isso, as frases devem ser simples e com poucos objetos por página.

Os textos devem se referir diretamente às ilustrações, para que haja uma associação mais fácil entre eles. Para um foco maior, as informações devem ser diretas e tratar de um único tema (sentimentos, animais, cores, formas…).

Ao mesmo tempo em que incentiva o desenvolvimento, a leitura deve ser prazerosa. Ela pode estimular interações como preencher espaços em branco, desenhar, pintar ou adivinhar o que vem a seguir.

Ainda assim, saiba que a criança ainda não separa o que é realidade do que é fantasia. Portanto, fique longe dos livros que possam causar medo nela.

Sugestões:

Chico e os piratas fedorentos
Havia um menino com um buraco no dente.
Finóquio
O colecionador de infinitos
Contadora de histórias abrindo o livro Quem quer brincar comigo no parque, com ilustração de vaca. Imagem ilustrativa texto dobras.
Cada um no seu lugar
Olá, girafa!
Varinha de imaginar
Livro Poá.
Capa do livro Joana e o pé de feijão.

Entre 6 e 7 anos: leitor iniciante

A criança está na escola e já reconhece a formação das sílabas, mesmo as mais complexas. O espaço que a leitura ocupa em sua rotina aumenta a cada dia e, mesmo que ainda tenha dificuldade, ela já consegue ler sozinha.

Por isso, incentive a autonomia. Uma boa pedida são as obras que ampliam o vocabulário e os conhecimentos sobre as possibilidades da língua. Há uma variedade de títulos que convidam a brincar com as palavras.

Os livros podem propor tarefas, brincadeiras e ainda abordar os assuntos estudados na escola, como Ciências, Matemática e o alfabeto. Tudo de forma lúdica!

Nas histórias, a preferência é pelas bem-humoradas, em que a astúcia do fraco vence a prepotência do forte. Aquelas que retratam situações do cotidiano (como ir à escola) ajudam a estabelecer uma relação com os personagens.

Obras sobre amizade e diferenças são ótimas para entender mais de respeito, empatia, dividir e brincar com outras crianças. Além disso, facilitam a compreensão sobre a heterogeneidade da nossa cultura.

Sugestões:

Capa do livro Três é demais.
Capa do livro A menina e o camaleão.
Chapeuzinho Vermelho
Capa do livro Na biblioteca da rua direita.
Capa do livro A Bonequinha Preta.
Capa Meu pai, minha rocha.
Capa do livro O sapulante viajante.
Livro Para Seu Almeida, com um abraço!

Entre 8 e 9 anos: leitor em processo

A criança já entende como funciona a vida cotidiana, expressa melhor suas opiniões e quer fazer muitas coisas sozinha. Além disso, é uma ótima questionadora sobre valores éticos e morais.

Pensando nisso, é indicado que leia obras que incentivem o pensamento crítico e a reflexão sobre si mesma e o mundo. As histórias para ela valorizam o convívio social, a amizade, o respeito às diferenças e a cooperação.

As ilustrações ainda desempenham um papel fundamental. Mesmo assim, é recomendado fazer leituras que exercitem a concentração por um tempo maior. Algumas podem durar vários dias.

Nessa idade, há uma idealização dos heróis e uma rejeição aos vilões. Por isso, os livros possuem cenários e personagens bem definidos como bons ou maus. Finais felizes dão segurança e tranquilizam.

Os protagonistas costumam ter a mesma idade ou ser um pouco mais velhos que o leitor, que busca referências em que se espelhar. Por passarem por momentos semelhantes, há uma identificação maior.

Sugestões:

A-professora-encantadora
Capa do livro Oreosvaldo, o pássaro das sombras.
Capa do livro Quem vai ajudar o lobo Mau?
Capa do livro Ela nasceu Clarice.
O que nos faz humanos.
Ainda uma flor resta.
Vovô engoliu um monstro!
Capa do livro Onde a palavra abre os olhos.
Livro Margarida

Entre 10 e 11 anos: leitor fluente

Na pré-adolescência, a quantidade de gêneros que agradam é ampliada: contos, crônicas, novelas, mitos, lendas, ficção científica… Entre as histórias que mais fazem sucesso estão as emocionantes, como as de ação e aventura.

Muitos livros têm as mesmas referências de filmes famosos, os heróis dos quadrinhos e alguns canais no YouTube. Documentários e relatos históricos também atraem.

As narrativas são mais longas, usam linguagens elaboradas e apresentam situações a serem resolvidas. Na verdade, o leitor provavelmente achará o livro sem graça se não tiver esses elementos.

Fora isso, os personagens costumam ser mais densos. Ficções policiais, histórias de suspense e terror prendem a atenção por muito tempo. Tudo isso é perfeito para essa fase em que já dá para separar a fantasia da realidade.

Mesmo assim, tenha cuidado com os temas violentos. O pré-adolescente consegue lidar eles, mas é importante que a narrativa reforce os exemplos positivos no final.

Sugestões:

Livro O ovo de pégaso
Capa do livro Bia e Nando - Longe de casa.
O livro do acaso.
Paciente 237
Capa do livro Metade pai metade mundo.
Afro-brasileirinhos.
Capa do livro Sundiata.
Taya e o espelho da Baba Yaga.
Capa do livro O pequeno grande.
Capa O gato da árvore dos desejos

A partir de 12 anos: leitor crítico

O domínio da leitura e da linguagem escrita já é total e há uma aproximação da leitura adulta. Aliás, há uma porção de títulos infantojuvenis capazes de encantar os mais velhos.

Além disso, há um desenvolvimento maior do pensamento reflexivo. Com isso, vem a capacidade de assimilar as ideias dos livros e reelaborá-las conforme as próprias experiências.

Assuntos como separação, rejeição e decepção ajudam a enxergar com mais clareza as complexidades dessa fase da vida. Se a pessoa presenteada já gosta de ler, pense em dar um livro maiorzinho, com mais de 100 páginas.

Ainda assim, saiba que nunca é tarde para aquele empurrãozinho inicial no gosto pela leitura. Nesse caso uma boa ideia é que você procure livros com ilustrações caprichadas e detalhadas. Saiba que isso sempre atrairá bastante.

Na pré-adolescência, há um desenvolvimento de habilidades e comportamentos específicos de leitura. Ainda assim, entenda que essa é uma fase em que os gostos e os desejos mudam o tempo todo.

Sugestões:

Capa do livro 74 dias para o fim.
Meu amigo Pedro
Capa do livro Um conto por um guaraná
Metamorfoses
Capa Entre magos e cavaleiros
Capa do livro Tô ligado!
Capa do livro O acaso abre portas
Capa do livro Há uma gota de poesia em cada rio da Amazônia.
O Mão de Veludo
O dia em que os Beatles visitaram Belo Horizonte
Catálogo 2023

Escolha os melhores livros para cada faixa etária!

Se você optou por presentear com literatura, provavelmente, é por que reconhece os benefícios: desenvolvimento da inteligência cognitiva e emocional, da criatividade, do vocabulário, da linguagem…

Este guia facilitou a sua escolha sobre o que dar de presente? Se ainda está em dúvida, clique na imagem ao lado e conheça o nosso catálogo completo. Nossos livros estão divididos em seções para cada faixa etária.