Livro de imagem pode ser apreciado por todo mundo, veja

A importância de um livro de imagem está em sua forma peculiar de interação com o leitor. As ilustrações adicionam significado, profundidade, contexto e detalhes à narrativa.

Muito antes de aprenderem a ler, as crianças já respondem às imagens com facilidade. Perceba como elas costumam folhear revistas e outros conteúdos destinados a adultos e logo se fixam em algum elemento gráfico.

É normal que algumas digam que já sabem ler ao descreverem aquilo que estão vendo. Bem, erradas elas não estão. A não ser que você faça parte do senso comum de que a leitura se restringe às palavras escritas.

Quando se trata de livros para leitores iniciantes, podemos dizer que as ilustrações são tão essenciais quanto o texto. Dependendo da forma como você interpreta, são até mais importantes. A seguir, conheça 7 benefícios do livro de imagem.

1. Introduzir o gosto pela leitura​

Quase sempre, um livro de imagem é o primeiro com que uma pessoa tem contato na vida. As histórias são curtas e fáceis de seguir, mesmo para quem ainda não aprendeu a ler.

Para quem ainda está começando a criar o hábito de leitura, as histórias somente com texto não são tão interessantes ou empolgantes.

No caso de livros que apelam para os interesses e o senso de aventura das crianças, a curiosidade sobre os cenários e contextos é aguçada.

Eles não são ameaçadores como os livros cheios de palavras, páginas e capítulos. Pelo contrário, eles proporcionam as sensações de conforto e descoberta. Além disso, a diversão durante a leitura é óbvia.

2. Expandir a linguagem e o vocabulário​

Sim, vocabulário! Ao conectar as imagens com o que está escrito, as crianças vão assimilando o sentido das palavras. Dependendo do caso, as ilustrações expandem o vocabulário de forma mais eficaz do que os textos.

Principalmente ao se tratar da primeira infância, é importante notar que o vocabulário de leitura é bem inferior ao falado. Assim, as imagens vão dando pistas para que o leitor aprenda a decodificar as palavras desconhecidas.

Mesmo com poucas palavras (ou nenhuma), um livro de imagem pode ser altamente eficiente ao demonstrar as possibilidades da língua.

É comum, por exemplo, que eles tenham palavras inventadas ou compridas. Dessa forma, brincar com a língua ajuda as crianças a construírem seu vocabulário.

Menina subindo na árvore, com galinha puxando o vestido e o chão xadrez. Página 11 do livro Joana e o pé de feijão. Imagem ilustrativa do texto livro de imagem.

3. Despertar o interesse pela arte

Você consegue imaginar levar uma criança a uma exposição em um espaço cultural e isso instigar nela o amor pela arte? É até possível, embora seja pouco provável.

Nunca devemos nos esquecer do valor artístico contido nas ilustrações escolhidas com carinho para uma obra. Assim, um livro de imagem podem ser uma excelente ferramenta para que essa semente seja plantada.

A leitura já é, por si só, uma experiência multissensorial. O que as ilustrações proporcionam é uma ampliação desse aspecto. Elas também contribuem para a receptividade a diversas formas de mídia que são integradas à leitura.

Um livro de imagem pode ajudar, inclusive, no desenvolvimento de um pensamento crítico. Além disso, não é segredo que as crianças adoram desenhar. Infelizmente, à medida que as pessoas crescem, vão deixando esse interesse de lado.

4. Dar ferramentas para diálogo​

Quando um adulto lê para uma criança, está mostrando para ela a importância desse hábito. Se o momento de leitura for algo monótono, a crianças provavelmente irá progredir nesse campo com mais dificuldade.

Da mesma forma que as palavras, as imagens podem servir de mote para conversas. Assim, o adulto cria conexões e envolve facilmente a criança ao falar sobre o que está acontecendo na ilustração.

De uma forma divertida, a criança desenvolve suas habilidades analíticas e de comunicação. Isso também estimula que o gosto pela leitura independente surja mais rapidamente.

Se é isso o que importa, saiba que as pesquisas mostram que as famílias em que os pais conversam mais com os filhos têm melhor desempenho escolar. Então, fica aí a dica!

5. Desenvolver a capacidade de interpretação​

De uma forma única, as ilustrações destacam, reforçam ou esclarecem partes de uma história, bem como as emoções que o autor deseja transmitir. Elas adicionam sutilezas à narrativa, tornando-a mais imersiva.

Além disso, as imagens permitem o uso da criatividade para explorar o universo contido no livro. Na verdade, elas facilitam a identificação das crianças com os personagens e o enredo.

Enquanto leem, as crianças examinam as ilustrações e entendem melhor o que está acontecendo. Entre uma imagem e outra, interagem com a história e a imaginação se encarrega de preencher as lacunas.

O contexto encoraja-as a voltarem as páginas várias vezes e, a cada vez que fazem isso, é comum que percebam novos elementos nas ilustrações.

6. Estimulam o pensamento visual

Uma sobrancelha levantada, um olhar ou dentes serrilhados são facilmente capazes de transmitir expressões. Além das emoções, é possível perceber tramas secundárias que são contadas apenas nas imagens.

As ilustrações também intensificam ações e reações, mostrando personagens cozinhando, dançando, construindo etc. Com isso, é natural que as crianças conheçam uma nova ação ou, quem sabe, uma habilidade.

Para leitores iniciantes, as imagens contêm conceitos básicos, como a contagem e as cores. Facilmente, as crianças ligam o que observam a palavras e conceitos. Dessa forma, esse tipo de livro estimula o raciocínio.

No caso de alunos do ensino médio, esse tipo obra pode servir para estudos mais amplos. Entre eles, história, movimentos artísticos e até mesmo alguns conceitos abstratos.

Menino e pássaro olhando para toco de árvore. Página 14 do livro Era uma vez uma árvore. Imagem ilustrativa texto livro de imagem.

7. Proporcionam engajamento e questionamentos

Sem uma descrição detalhada, as crianças devem decidir sozinhas o que está acontecendo na cena ilustrada. Isso leva a perguntas como “o que você acha?”, “o que o meu amigo pensa?”, “o personagem está feliz ou triste?” etc.

Fazer um círculo de leitura é um ótima ideia para estimular o engajamento na aula. Assim, em cada página, é possível escolher uma criança diferente para contar a própria versão do que está vendo.

Se a cena retratada tiver mais de um personagem, os estudantes podem discutir o que está acontecendo do ponto de vista de cada um.

É comum que todos queiram participar e contar a própria versão. O resultado é especialmente interessante com um livro de imagens abstratas, mais difíceis de serem decifradas.

Sim, o livro de imagem é para todas as idades!

Muitas pessoas valorizam o número de páginas ou palavras em um livro. Ou seja, para elas, a quantidade vale mais do que a qualidade. Esse não é o seu caso, é?

Ainda há adultos que pressionam as crianças para que passem para as histórias de conteúdo mais denso o quanto antes.

Mesmo com a melhor das intenções, a transição forçada acaba suprimindo a curiosidade natural e até mesmo a vontade de ler por prazer. Vale lembrar que a afinidade das crianças com a leitura deve ser alimentada com paciência.

Não há necessidade de que os livros de imagens sejam abandonados prematuramente. Na verdade, o ideal é que nunca sejam deixados de lado. Afinal, eles podem abordar os mais diversos tópicos e sentimentos.

Além disso, um livro de imagem pode parecer inadequado ou até mesmo perda de tempo para os estudantes do ensino médio.

No entanto, os adolescente e jovens têm vocabulário e compreensão mais desenvolvidos. Assim, eles são capazes de extrair pistas sobre o contexto e fazer interferências com base no fornecimento de apenas alguns detalhes.

Por qual livro de imagem começar?

Abaixo, estão algumas obras maravilhosas, destinadas a todas as idades. Os conteúdos de todas elas são baseados nas imagens, algumas das quais ilustram esta postagem.

Se você reconhece o valor do livro de imagem, entre em contato com a gente! Juntos, vamos escolher as melhores obras para a sua escola ou cidade, de acordo com o seu plano pedagógico.