Guiomar de Paiva Brandão, presença marcante em Minas

Guiomar de Paiva Brandão

Você conhece essa pessoa tão elegante aí da foto? É a autora Guiomar de Paiva Brandão, sempre com um chapéu muito estiloso. Desde muito cedo, ela escreve contos e poemas para adultos e crianças.

Chapéu panamá emojiChapéu panamá emojiChapéu panamá emoji

Às vezes, ela assina apenas como Guiomar Paiva. Ou então, simplesmente, Guiomar. Ao falar sobre a escritora, é difícil não mencionar o Circuito das Águas, em Minas Gerais. Afinal, sua história está intimamente ligada à região.

O Circuito das Águas compreende cerca de 13 cidades no Sul do Estado. Em todas elas, predomina o clima de montanha. São cidades turísticas, com fontes, rios, lagos e cachoeiras.

Também é possível apreciar o artesanato e a culinária típica mineira, além dos passeios em charretes e teleféricos. Deu até vontade de passar um feriadão lá, não deu?

Guiomar de Paiva Brandão pelo Sul de Minas

A autora nasceu em Caxambu e, atualmente, mora em São Lourenço. Ela é filha de Maria de Lourdes Mendes Paiva e José Capistrano Filho.

Guiomar de Paiva Brandão é membro-fundador da Academia Caxambuense de Letras. Lá, ela ocupa a cadeira nº 8, da qual seu pai é patrono.

Em Caxambu, ela também faz parte do projeto Prosa e verso e é membro da Associação Cultural da cidade.

Saímos de Caxambu e vamos para São Lourenço, onde a autora recebeu quase 200 mil votos no Concurso Nacional de Literatura Brasileira.

Com isso, Guiomar de Paiva Brandão ganhou o título de Princesa das Escritoras Brasileiras, da Academia de Letras e Ciência da cidade.

A escritora é presença frequente no festival Cante e conte, de Baependi. Na cidade, ela ganhou o Galo de Ouro, com base em pesquisa popular feita pelo Jornal Panorama.

Também em Baependi, foi considerada Destaque Cultural pelo Jornal Sul Mineiro. Ela é formada em Pedagogia, com ênfase em Orientação Educacional pela Universidade Vale do Rio Verde (UninCor), de Três Corações.

Guiomar de Paiva Brandão por todo o Estado

Ao longo da carreira, Guiomar de Paiva brandão participou e ganhou diversos concursos. Seu livro Giramundo, por exemplo, ganhou o prêmio João de Barro, em Belo Horizonte.

Liga pra mim rendeu o título de Melhor Autora Infantil pelo Palácio das Artes, de Belo Horizonte, e pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Com Quintais, ganhou o Festival Nacional da Poesia Escrita e Falada, de Varginha.

No Encontro Lê de Educadores, foi uma das palestrantes na conferência O autor de literatura infantil. Com a palestra Vivendo a arte poética, foi premiada pela Universidade Vale do Sapucaí (Univás), de Pouso Alegre.

Ela também é membro da Academia Poços-Caldense de Letras e da organização Agentes da Cultura, em Itanhandu.

Você está achando muito? Pois saiba ainda que Guiomar de Paiva Brandão faz parte da Sociedade Mineira de Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte, lá em Natal. Eita!

Obras infantojuvenis de Guiomar de Paiva Brandão

Mulher colocando a vassoura no balde com detergente. Página 10 do livro Dona vassoura. Imagem ilustrativa texto Guiomar de Paiva Brandão.

As poesias de Guiomar de Paiva Brandão integram compilações adultas nacionais e internacionais, como a Antologia Del’Secchi. No entanto, daremos destaque aqui aos seus livros infantojuvenis. A seguir, conheça três deles.

Amiga invisível

A fantasia e a inocência infantil são os temas principais desse texto, que é bem descontraído. Afinal, só mesmo uma criança é capaz de assimilar a alegria como se fosse uma amiga invisível.

Casa de vó

A casa onde moram nossos avós é tudo de bom, não é mesmo? O clima aconchegante é traduzido nas palavras e ilustrações desse livro. Até mesmo quem não vivenciou esse tipo de experiência será capaz de senti-la.

Dona vassoura

Uma vassoura conta seus problemas cotidianos: cansaço, desavenças com o detergente e o sabão, dificuldades com a sujeira teimosa, excesso de trabalho etc. Ironicamente, ela só consegue parar para brincar depois que fica velha.

Chapéu panamá emojiChapéu panamá emojiChapéu panamá emoji

Certamente, a nossa cultura possui talentos que o público precisa conhecer melhor. Para outros trabalhos tão interessantes como o de Guiomar de Paiva Brandão, continue acompanhando os nossos conteúdos diários!