Férias escolares estão aí! Confira alternativas aos aparelhos eletrônicos

Durante o período de férias escolares, são praticamente dois meses sem obrigações com os estudos (isso é, para quem não ficou de recuperaçãoEmoji desconfiado). Com isso, é normal que venham o tédio e a preguiça.

Também é comum que uma das primeiras opções das crianças seja ir para o videogame, o celular ou o computador. Isso acaba limitando outras possibilidades de gastar o tanto de energia acumulada que elas têm.

Mais do que um momento de descanso, saiba que as férias escolares são fundamentais para o desenvolvimento pleno. Ao longo desses meses, são criadas algumas das memórias em família mais marcantes.

Ir para a escola é muito bom, mas os momentos de lazer também podem ser ótimos! São várias as opções de atividades que agradam a todas as idades e ainda estreitam laços. Confira algumas dicas que eu selecionei.

1. Levar as crianças para um piquenique

O dia está ensolarado e convidativo? Bem, passear ao ar livre é sempre gostoso. Comer, então, nem se fala! Então, que tal juntar as duas coisas e fazer um piquenique?

Pode ser em um parque, uma praça ou até mesmo no quintal de casa. Acredite, aos olhos das crianças, o quintal pode parecer enorme e cheio de possibilidades. O importante é que tenha espaço para brincar.

Você pode levar frutas picadas e fazer os lanches, sucos e sobremesas em casa. Leve uma toalha, vasilhas com os alimentos, garrafa térmica, copos, pratos e talheres descartáveis e, quem sabe, uma caixinha de som.

Ao final do passeio, deixe que as crianças procurem a flor mais bonita que estiver no chão. Levem para casa, coloquem dentro de um livro para secar e ganhem uma lembrança para o resto da vida!

2. Se refrescar em brincadeiras com água

Estamos na época mais quente do ano. Então, atividades refrescantes, como aquelas que envolvem água, são bem gostosas.

Ei, não estou falando aqui de desperdício! Você pode fazer barquinhos de papel para que naveguem em uma bacia ou em uma piscina inflável. Claro, também dá para nadar!

O futebol de sabão em uma lona escorregadia ou uma guerra com bexigas d’água são garantia de boas risadas. No pique-bexiga, uma pessoa tenta acertar as outras. Quem for atingido é o novo pegador.

Se a sua casa tem jardim, as crianças podem regar as plantas ou te ajudar a fazer uma pequena horta. Um pé de feijão, por exemplo, chega a ficar bem alto antes mesmo das férias acabarem.

3. Fazer uma festa do pijama

Coloque colchões, travesseiros e almofadas na sala e faça uma barraca com lençóis, para que pareça um acampamento. Obviamente, todo mundo deve estar de pijama.

As crianças ficam alegres só de saberem que não têm hora certa de ir para a cama e não precisam acordar tão cedo. Então, deixe que aproveitem e fiquem acordadas até um pouquinho mais tarde (eu disse “um pouquinho”, ok?).

Dá para fazer as comidinhas que elas mais gostam, assistir a um filme, escolher um bom livro na estante para lerem juntos ou jogar alguma coisa.

Uma hora bate aquele soninho, e o bom é que ninguém precisa trocar de roupa – escovar os dentes ainda está valendo! Essa dica é excelente para os dias de chuva, tão comuns nesta época do ano.

4. Unir toda a família com jogos de tabuleiro

Quem disse que o aprendizado não pode ser divertido? Essa dica clássica é praticamente a prova de falhas, mesmo em tempos de redes sociais e aparelhos eletrônicos.

Aqui, estão inclusos quebra-cabeças, cartas, jogos de memória, lógica, banco, detetive e estratégia militar. Todos eles têm capacidade de unir toda a família, já que são divertidos para pessoas de qualquer idade.

Além disso, estimulam a imaginação e ensinam uma e outra coisa aos pequenos. Para isso, é importante que você observe a indicação etária e veja se está de acordo com a idade dos seus filhos.

5. Preparar uma comida gostosa na cozinha

Durante o ano inteiro, é necessário ter regras para a alimentação. Desde que não haja exageros, essas regras podem ser mais flexíveis nas férias escolares. Por isso, leve as crianças para a cozinha e faça guloseimas com elas.

É impressionante como algumas atividades que são rotineiras para os adultos são sinônimo de diversão para as crianças. Aproveite esse momento para desenvolver nelas o senso de responsabilidade.

Ver que ajudaram no preparo causa orgulho e as deixa mais abertas a experimentarem o resultado daquilo que fizeram. Quem sabe isso não inclui ajudar a preparar verduras e legumes? Milagres acontecem!

6. Incentivar as várias formas de arte

O período de férias escolares também pode servir para estimular nas crianças o gosto pela arte. Normalmente, os museus, bibliotecas e teatros têm muita história boa para contar.

Por isso, procure saber quais peças e exposições estão acontecendo na sua cidade. Sempre tem atrações para os pequenos. Lembre-se ainda de que o seu exemplo é o maior estímulo.

Aliás, quando o assunto é arte, as crianças adoram colocar a mão na massa – literalmente ou não. Isso inclui brincar com tinta, giz de cera, massinha, slimes e afins. Para evitar bagunça, cubra o chão com um lençol velho.

Há vários sites com desenhos para imprimir e colorir. Existe forma mais simples e barata de garantir a diversão?

Que essas férias escolares sejam inesquecíveis!

Antes de qualquer programação, converse com seus filhos sobre o que eles querem. Ao sugerir uma atividade, peça a opinião deles. Quando as férias estiverem quase no fim, peça que desenhem o que mais gostaram de fazer.

A propósito: muitos parecem ter se esquecido, mas ainda estamos na pandemia. Então, permanecem os protocolos de distanciamento, lavar as mãos, usar máscaras, álcool em gel etc.

E você, está vendo essa caixinha logo aí abaixo? Use ela para me contar o que você e sua família mais gostam de fazer nas férias escolares. Estou anotando tudo… e xô preguiça!