Ensinar xadrez para crianças tem muitas vantagens! Confira dicas

Você sabia que os melhores enxadristas do mundo começaram quando ainda eram bem pequenininhos? Neste post, você verá algumas dicas para ensinar xadrez para crianças da melhor forma possível.

A verdade é que as regras são complexas até mesmo para adultos. Para crianças, então, nem se fala! Se parecerem complicadas demais ou, se o aprendizado for forçado, elas associam como obrigação e perdem o interesse.

Mão de criança jogando xadrez. Imagem ilustrativa texto ensinar xadrez para crianças.

As possibilidades de jogadas são muitas e não tem como falar sobre todas elas apenas neste post. Ainda assim, o que você verá aqui são dicas valiosas para introduzir o gosto pela modalidade.

Quais os benefícios de ensinar xadrez para crianças?

Claro, o seu objetivo não precisa ser que seus filhos tenham uma carreira profissional. Ainda assim, é bom saber que o xadrez estimula diversos campos cognitivos e emocionais.

Entre eles, o cálculo, a organização, a socialização, o respeito e os raciocínios lógicos e abstratos. Acredite, essas são habilidades que podem ser transferidas para outras áreas ao longo da vida.

O xadrez ajuda na percepção ampla sobre as situações que aparecem na vida. Ao longo de uma partida, surgem várias probabilidades, e cada jogador precisa analisar atentamente os movimentos do adversário.

A cada movimento, uma nova oportunidade de jogada para o oponente, e é necessário saber reagir a ela. Para tanto, é preciso saber antecipá-los e desenvolver estratégias a partir daí.

Por isso, é importantíssimo ter concentração. Também é essencial ter o pensamento rápido. Paradoxalmente, o xadrez exercita a paciência.

Muitas pessoas não pensam nisso, mas também há um estímulo da criatividade. Afinal, uma estratégia bem trabalhada exige inteligência criativa para saber atrair o adversário e isso resultar em uma jogada de sucesso.

Tudo isso sem contar que o xadrez ajuda a lidar com as frustrações do aprendizado e usá-las para perseguir a vitória.

Como são as regras básicas do xadrez?

O objetivo de cada jogador é proteger o seu rei e capturar o do oponente, no famoso movimento final: xeque-mate. Para isso, cada peça tem suas características. Veja abaixo.

Tabuleiro de xadrez. Imagem ilustrativa texto ensinar xadrez para crianças.
  • Bispo: se move para frente e para trás, nas diagonais da mesma cor. Ele pode se mover em quantas casas quiser, desde que não pule outra peça.
  • Cavalo: movimenta-se em “L”. São duas casas para frente, para trás, esquerda ou direita, mais uma na perpendicular. É a única peça que pode pular sobre outras, sejam amigas ou adversárias.
  • Peão: é a única que não pode se movimentar para trás. Na primeira jogada com a peça, é permitido avançar duas casas. A partir daí, só pode ir uma casa para frente e capturar na diagonal.
  • Rainha ou dama: é a peça mais poderosa, combinando os movimentos da torre e o do bispo. Ou seja, ela se move em colunas, linhas e diagonais, quantas casas quiser, desde que não pule outra peça.
  • Rei: se movimenta na horizontal, vertical e diagonal, mas apenas uma casa por jogada. Ele não pode ir para uma casa que esteja sob ataque nem capturar uma peça que esteja defendida.
  • Torre: movimenta-se nas linhas e colunas. Ela vai para frente, para trás e para os lados, quantas casas quiser, desde que não pule outra peça.

Com exceção do peão, todas as peças fazem a captura fazendo seu movimento próprio, ocupando a casa onde o adversário estava. Quando o peão chega do outro lado do tabuleiro, pode se tornar bispo, cavalo, rainha ou torre.

Quais as melhores maneiras de ensinar xadrez para crianças?

Conte uma história envolvente: a batalha entre dois reinos, que disputam entre si a captura do comandante inimigo. De forma lúdica, mostre como os cavalos do jogo pulam, assim como os de verdade.

Talvez você imagine que um bom método seja explicar brevemente sobre todas as peças antes da primeira partida, certo? Saiba que isso é um erro! O melhor é que a criança brinque e entenda os movimentos de uma peça por vez.

No primeiro momento, o objetivo não precisa ser a captura do rei. Dê exemplos de jogadas, começando pelos movimentos mais simples.

Os movimentos da torre são ideais para introduzir o funcionamento das jogadas. Assim que a criança tiver entendido bem as funções dessas peças, passe para o bispo, a rainha, o rei e o cavalo.

É normal pensar que o ideal é começar pelos peões, que são mais comuns e estão em maior número. Na verdade, deixe eles por último. Ao contrário do que parece, eles são peças complexas, que fazem mais de um tipo de movimento.

Outra boa dica são os mini jogos, por exemplo, somente com peões, que devem ser levados ao outro lado do tabuleiro, como em um jogo de damas. Somente depois de tudo bem assimilado, junte todas as peças em uma partida.

E você, já ensinou alguém? Tem alguma boa dica para ensinar xadrez para crianças? Se sim, use a caixinha de comentários aí abaixo e me conte!