Conheça o livro ‘Ela nasceu Clarice’ e suas ilustrações premiadas

Menina sobre os livros, com adulto olhando. imagem ilustrativa texto Ela nasceu Clarice.

Se você ama a literatura, já percebeu a necessidade crescente de fazer as crianças se encantarem por esse universo. Pois saiba que o livro Ela nasceu Clarice é perfeito para despertar esse interesse.

O livro, escrito por Ana Rapha Nunes, é mais do que uma forma de reverenciar Clarice Lispector através do olhar de uma menina de mesmo nome.

A obra representa um tributo a alguns dos pilares da literatura brasileira, bem como nossos talentos femininos.

Como Ela nasceu Clarice homenageia nossa cultura?

A história de Ela nasceu Clarice fala sobre uma menina que tem a vida cercada de percalços. Alguns comuns, como a amiga fofoqueira; outras nem tanto, como a mãe que saiu de casa ou a inundação que invadiu seu quarto.

Menina no meio de homens adultos.

No entanto, a protagonista vê nos livros e, principalmente, nas obras de Clarice Lispector, mais do que uma fuga da realidade.

Eles são uma companhia constante e também o meio pelo qual a protagonista descobre, se revela e transforma o mundo ao redor.

Ao longo do livro, há alusões a escritores brasileiros e às obras de Monteiro Lobato, Ziraldo, Lygia Bojunga e Cecília Meireles. Até mesmo vozes femininas fora da literatura, como Elis Regina, dão força à personagem.

Claro, nessa obra não faltam referências a trabalhos de Clarice Lispector, como A hora da estrela e Felicidade clandestina.

Apesar de curto, a obra consegue ainda reservar espaço para pautas relevantes.

Trechos como “A menina que se tornava moça descobriu-se num mundo em que bigodes e gravatas imperavam” expõe diferenças dos papéis de homens e mulheres, ontem e hoje.

Premiação internacional das ilustrações de Ela nasceu Clarice

Como você deve ter percebido, algumas das imagens encantadoras de Ela nasceu Clarice ilustram esta postagem. Feitas por Ana Laura Alvarenga, elas casam perfeitamente com a mensagem que o livro passa.

Elas retratam personagens da fantasia e do imaginário popular fazendo companhia constante à menina Clarice e – por que não dizer? – ao leitor.

Assim, as imagens apresentam a literatura como uma forma de escapismo e deixam transparecer a vontade que a personagem tem de escrever.

Família, O menino maluquinho e Emília. Imagem ilustrativa texto Ela nasceu Clarice.

Não à toa, instituições brasileiras e internacionais. reconheceram o trabalho de Ana Laura nesse livro.

Por exemplo, recentemente, foram anunciados os ganhadores do Image of the Book. Essa é uma honraria promovida pela Agência Russa de Imprensa e Comunicação de Massa e pela Associação de Artistas Gráficos de Moscou.

A premiação tem o apoio da Feira de Bolonha, a maior do mundo dedicada à literatura infantojuvenil.

Pois bem, Ela nasceu Clarice foi um dos ganhadores na categoria Illustrations for children and youth literature (em tradução livre, Ilustrações para crianças e literatura juvenil).

Reconhecimento das ilustrações da obra no Brasil

Não é só isso! Outro destaque foi a indicação para o prêmio promovido pela Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil (AEILIJ).

Em 2021, o livro concorreu à honraria pelo conjunto de imagens. O trecho abaixo foi tirado da página da AEILIJ.

Capa do livro Ela nasceu Clarice.

“Uma leitura que começa pelas imagens da capa. A menina Clarice sobrevoa uma cidade iluminada, uma visão noturna de uma noite azulada. Ela traz, atrás de si, um livro com folhas amareladas e, na mão, um lápis. Com essa ilustração, somos convidados a entrar no mundo de Clarice, conhecer a sua trajetória que, em um diálogo profundo e poético com a escrita, nos faz flutuar com a sua paixão por livros, entre personagens e objetos diversos, a cada virada de página. Um universo repleto de traços vibrantes em pinceladas de tons intensos. Palavra e imagem homenageiam Clarice Lispector no seu centenário de nascimento.”

Não é demais? Por isso, parabenizamos aqui o trabalho em conjunto da escritora Ana Rapha Nunes e a ilustradora Ana Laura Alvarenga. Também convidamos você a conhecer Ela nasceu Clarice, um livro inspirador!