Diretor escolar tem várias responsabilidades. Veja algumas

Hoje, 12 de novembro, é Dia do Diretor Escolar, o profissional que é referência para todos que convivem na escola: equipe, alunos e familiares. Você sabe quais são suas atribuições? Já adianto que não é pouca coisa!

Pare para pensar em quantas gerações de estudantes têm a formação sob responsabilidade do diretor escolar. Os alunos, por sua vez, nutrem por ele uma mistura temor, respeito e admiração.

Os pais o enxergam como um administrador e solucionador de problemas. Por isso, quase sempre é a ele que a família recorre quando está passando por alguma dificuldade.

Os demais funcionários da escola o veem, ao mesmo tempo, como colega e chefe. Ou seja, alguém que está lá para dar apoio. A verdade é que a visão de todos eles está correta.

Diretor escolar e administrador

Primeiramente, não podemos nos esquecer de que, embora não pareça, a escola é uma empresa. O diretor escolar precisa conhecer bem quais são os pontos fracos e fortes da instituição.

Seja uma escola pública ou privada, há uma série de gastos, pelos quais deve haver orçamento e prestação de contas. Esse bom senso é fundamental para decidir sobre que estratégias adotar e em que setores é necessário investir.

Salas de aula, áreas comuns, limpeza, manutenção, pagamento das contas, contratação de profissionais, aquisição de materiais… Somado a disso há as novidades tecnológicas que a escola deve adotar para não ficar defasada.

Responsável pelo projeto pedagógico

O principal objetivo da escola, que é garantir a qualidade do ensino, também depende do diretor escolar. A gestão pedagógica diz respeito à organização de todo o sistema, visando melhorar a didática e a educação como um todo.

Professores, coordenadores, supervisores, orientadores e demais funcionários estão sob sua responsabilidade. É necessário buscar uma unidade entre todo o corpo docente, para que todos trabalhem pelo mesmo objetivo.

O diretor escolar acompanha de perto o planejamento e a prática do projeto pedagógico bem como o desempenho dos alunos. Assim, verifica se a proposta está sendo seguida e se as metas estão sendo alcançadas.

Aquele que estabelece um diálogo com a comunidade

Não se esqueça de que o diretor escolar deve estar à disposição de todos diariamente. Isso inclui ter uma boa comunicação com os pais dos alunos. Como você pode imaginar, isso não é tarefa fácil.

Ele também é responsável pelo papel que a escola desempenha na comunidade onde está localizada. A instituição deve promover eventos, prestação de serviços e outros projetos junto à população.

Para isso, é necessário conhecer bem a comunidade e saber quais são suas verdadeiras necessidades. Isso sem contar com saber lidar com os imprevistos que surgem todos os dias.

Gestor de pessoal

É necessário ter muita habilidade para conseguir engajar e motivar todo mundo, fazendo com que se sintam à vontade em trabalhar na escola. Para isso, novamente, é vital ter boa comunicação com todos.

A educação é um setor que requer atualizações constantes de todos os profissionais. Por isso, o diretor escolar precisa acreditar em sua equipe e sempre criar oportunidades para capacitação.

Para atender a todas as demandas, é preciso ter liderança. Obviamente, o diretor escolar não faz tudo sozinho. Ainda assim, tudo passa pela avaliação dele, que é também o principal encarregado de delegar funções.

Parabéns a você, diretor escolar!

Como você viu, o diretor escolar reúne conhecimentos de gestão financeira, comunicação, pedagogia, rotina escolar, tecnologia e recursos humanos. E isso em todos os níveis hierárquicos!

Portanto, é necessário ter sensibilidade. O profissional que prioriza apenas um desses pilares, ou apenas um dos níveis, certamente, arrisca o bom funcionamento da instituição.

Para atingir excelência, seu projeto pedagógico deve incluir literatura de qualidade. Se você é diretor escolar ou outro responsável pela educação, entre em contato. Juntos, selecionaremos os melhores livros para a sua escola!