Dia Nacional do Livro: confira um breve panorama brasileiro

O valor da leitura para a formação humana é algo em que boa parte de nós concorda. Além do Dia Nacional do Livro, que celebramos hoje, há outras datas dedicadas à literatura.

Só em abril, são três. No dia 2, comemoramos o Dia Internacional do Livro Infantil. Dia 18, o Nacional do Livro Infantil. No dia 23, o Mundial do Livro e do Direito do autor.

Em outubro, também temos algumas datas. No dia 12, temos o da Leitura. E, como você já viu, em 29 de outubro, comemoramos o Dia Nacional do Livro. Quer saber? A importância é tão grande, que ainda é pouco!

Por que 29 de outubro é Dia Nacional do Livro?

Em 29 de outubro de 1810, ocorreu a inauguração da Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro.

Atualmente, o acervo da Biblioteca Nacional conta com mais de 9 milhões de itens. Isso fez com que a Unesco a certificasse como maior da América Latina e umas das dez maiores do mundo.

Na verdade, ela já era rica quando foi inaugurada, com mais de 60 mil objetos, que incluíam livros, manuscritos, mapas, moedas e medalhas. Eles foram trazidos pela Família Real Portuguesa, quando se mudou para cá.

A propósito, foi dom João VI que fundou a Imprensa Régia Brasileira, em 1808. O primeiro livro editado por aqui foi Marília de Dirceu. Lá, também rodaram várias das obras brasileiras mais importantes.

Como é o perfil do leitor brasileiro?

A seguir, veja onde está leitor médio no Brasil atual. Esses dados podem ser conferidos no estudo Retratos da Leitura no Brasil, que teve sua 5ª edição publicada em 2020.

  • O brasileiro lê, em média, quatro livros por ano. Desses, dois são lidos por inteiro, e os outros dois, apenas parcialmente.
  • As mulheres correspondem a 52% do total de leitores, enquanto os homens são 48%.
  • De todos os leitores do Brasil, 43% moram nos estados da região Sudeste.
  • Pessoas de famílias com renda entre um e cinco salários mínimos correspondem a 33% dos que se consideram amantes de livros.
  • Aqueles que estudaram até o quarto ano do Ensino Fundamental correspondem a 29% dos leitores regulares.
  • Crianças e jovens em período escolar, ou seja, que têm entre cinco e 17 anos de idade, são 25% do total de leitores.

Dá para melhorar muito ainda, não é?

Comemore o Dia Nacional do Livro da melhor forma!

Entre os principais benefícios que a leitura proporciona, estão: aumento do vocabulário, comunicação mais eficaz, desenvolvimento do raciocínio e do pensamento crítico.

Os conhecimentos e a experiência adquiridos deixam a nossa vida muito mais interessante e completa.

Os livros também são capazes de nos fazer viajar e apaixonar. Afinal, os personagens são grandes companheiros enquanto estamos em meio a uma leitura, deixando saudades quando a completamos.

Essa transcendência é uma das experiências mais enriquecedoras que o ser humano pode ter. Por isso, sempre que possível, devemos aproveitá-la e incentivá-la (principalmente entre as crianças).

Aproveite o Dia Nacional do Livro e tire da prateleira aquele que já está na sua fila de leitura há algum tempo. Ah, você procura algo novo? Então, é com a gente! Entre em contato e vamos te ajudar a encontrar os melhores títulos.