Dia do Estudante: passado, presente e futuro no Brasil

Hoje, homenageamos todos aqueles que se dedicam à busca do conhecimento e do desenvolvimento pessoal. São eles os responsáveis por construir o futuro. Em 11 de agosto, celebramos o Dia do Estudante.

A data é uma oportunidade para que todos se lembrem da importância dos estudos para a alfabetização e a qualificação para o mercado de trabalho.

No entanto, não é só isso!

Afinal, a educação também é uma das principais responsáveis por dar dignidade às pessoas. Ela também é fundamental na construção da cidadania.

Qual é a história por trás do Dia do Estudante?

Você sabe por que nós comemoramos o Dia do Estudante justamente o dia 11 de agosto?

Foi nessa data, em 1827, que Dom Pedro I autorizou a criação dos dois primeiros cursos de graduação no Brasil. Eram as faculdades de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais.

Elas ficavam na faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco e na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo. As duas escolas formaram várias gerações de políticos, intelectuais e juristas.

Até então, era necessário ir para a Europa para ter acesso ao ensino superior. Ou seja, a oportunidade era aberta exclusivamente aos filhos de famílias nobres.

Isso mostra a importância do direito na história da educação brasileira. Pelo mesmo motivo, em 11 de agosto nós também comemoramos o Dia do Advogado.

O Dia do Estudante só veio em 1927, na comemoração do centenário da criação das duas escolas. A sugestão foi do jurista Celso Gand Ley. A ideia foi reforçada com a criação da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1937.

Desafios do ensino na atualidade

Um dos propósitos do Dia do Estudante é refletir sobre os desafios para se proporcionar um ensino de qualidade.

Pense que os estudantes da atualidade estão inseridos no mundo digital desde o dia em que nascem. Isso se intensificou durante a pandemia, que difundiu o ensino on-line.

Dessa forma, os alunos desta geração já estão habituados a realizar várias atividades ao mesmo tempo e a buscar informações por conta própria. Desde que seja feito com sabedoria, isso é ótimo!

Afinal, isso facilita a visão do estudo como algo maior do que a mera absorção de conhecimentos. O mundo digital faz com que os alunos pensem, se comuniquem e resolvam problemas de forma mais ativa.

A escola, por sua vez, tem que estar preparada para essas mudanças. Assim, é necessário que os educadores estejam atentos ao aspecto globalizado do mundo moderno e as tendências do mercado de trabalho.

Somente assim o processo ensino-aprendizagem conseguirá manter um papel prioritário na vida dos alunos. A escola que leva isso em consideração é capaz de formar cidadãos mais críticos, competentes, flexíveis e responsáveis.

Feliz Dia do Estudante a todos os alunos do Brasil!

O acesso à educação é direito de todos. A lei prevê que tanto o poder público como as famílias devem assegurar o cumprimento da legislação.

Segundo o Censo Escolar, são quase 50 milhões de brasileiros matriculados na educação básica. No entanto, lembre-se de que estudantes não são apenas as crianças e os adolescentes dos primeiros anos de ensino.

Também estamos falando das pessoas em cursos de graduação, mestrado, doutorado e aqueles da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Então, neste Dia do Estudante, homenageamos todos que buscam um futuro melhor por meio da educação. Para receber as nossas novidades em seu e-mail, assine a newsletter. Aqui, os conteúdos são atualizados diariamente!