Clube de Leitura ODS tem livros selecionados pela ONU, entenda

Você já ouviu falar no Clube de Leitura dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)? Então, leia o artigo que preparamos para você e fique por dentro!

Esse é um projeto da Organização das Nações Unidas (ONU), que reconhece a literatura como ferramenta para formação da cidadania. Assim, as obras selecionadas passam a servir de referência para os propósitos dos ODS.

Os ODS, por sua vez, são planos de ação traçados para o cumprimento da Agenda 2030. A seleção dos livros é feita anualmente e abrange as línguas oficiais da ONU: árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol.

O Clube de Leitura ODS é uma parceria da ONU com a Associação Internacional de Editores (IPA). É muita sigla, não é? Calma, que você já vai saber o significado de cada uma delas.

Entenda o que são os ODS

Em 2015, houve uma cúpula na ONU para tratar do desenvolvimento sustentável. Na ocasião, foram estabelecidas 169 metas a serem cumpridas até 2030 pelas nações do mundo inteiro.

Animais e plantas. Página 14 do livro Cada um no seu lugar. Imagem ilustrativa texto clube de Leitura ODS.

Além disso, foram traçados os 17 objetivos principais para garantir saúde, educação, paz e condições de vida mais dignas e igualitárias. Há ainda um esforço para proteger o meio ambiente e evitar o aquecimento global.

Abaixo, veja quais são os ODS.

  1. Erradicação da pobreza
  2. Fome zero e agricultura sustentável
  3. Saúde e bem-estar
  4. Educação de qualidade
  5. Igualdade de gênero
  6. Água potável e saneamento
  7. Energia acessível e limpa
  8. Trabalho decente e crescimento econômico
  9. Indústria, inovação e infraestrutura
  10. Redução das desigualdades
  11. Cidades e comunidades sustentáveis
  12. Consumo e produção responsáveis
  13. Ação contra a mudança global do clima
  14. Vida na água
  15. Vida terrestre
  16. Paz, justiça e instituições eficazes
  17. Parcerias e meios de implementação

O que é o Clube de Leitura ODS?

O projeto visa promover entre os jovens o conhecimento dos ODS por meio da leitura. Para isso, são identificados os melhores títulos infantojuvenis do mundo inteiro, com temas relacionados aos objetivos que foram traçados.

Esses livros devem oferecer oportunidades para debates sobre os ODS, além de ajudarem os educadores e mediadores de leitura nessa tarefa.

Dessa forma, as obras se tornam referências bibliográficas para educadores, escolas públicas, bibliotecas e clubes do livro. Isso ajuda a incrementar e promover a produção de livros de qualidade para crianças e adolescentes.

Além disso, o projeto divulga escritores, ilustradores, tradutores e editores que possuem trabalhos dedicados ao segmento.

Em 2021, o lançamento do Clube de Leitura ODS ocorreu na Feira de Bolonha, a maior do mundo no segmento infantojuvenil.

No Brasil, mais de mil obras foram inscritas em 2021. A lista final foi divulgada por organizações editoriais brasileiras e portuguesas, e está nas páginas oficiais da ONU e da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Além da CBL, a responsabilidade da seleção coube à Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e Federação Brasileira de Bibliotecários (Febab).

Livros do Grupo Lê no Clube de Leitura ODS

É com muito orgulho que anunciamos que, das 175 obras selecionadas para o Clube de Leitura ODS, cinco são publicações do Grupo Editorial Lê.

Participar desse projeto especial nos mostra que as nossas editoras Lê, Compor e Abacatte estão no caminho certo. Confira abaixo quais foram os nossos livros selecionados.

Cada um no seu lugar

Cada um no seu lugar

Essa prosa poética, escrita e ilustrada por Denise Rochael faz parte do objetivo Paz, justiça e instituições eficazes.

O livro trata de temas como meio ambiente, ecologia e natureza, incluindo aí os bichos e as plantas. Outros tópicos relevantes, como a inclusão e o respeito à diversidade, também podem ser vistos na obra.

Livro Honorina

Honorina

Os escravizados da trilha do ouro nunca tiveram suas biografias escritas. Não se sabe quantos nem quem eram. Hoje, graças à oralidade, podemos conhecer mais sobre a vida dura, as injustiças e a luta dessas pessoas.

Indicado para a categoria Redução das desigualdades, esse livro de Regina Miranda retrata a beleza dos cabelos crespos recheados de ouro.

Capa do livro Leila.

Leila

Esse maravilhoso fabular, escrito por Tino Freitas e ilustrado por Thais Beltrame, é uma indicação na categoria Igualdade de gênero. O livro mostra às crianças o poder da voz, principalmente contra o assédio e a violência infantil.

A ambientação do fundo do mar é usada para falar simbolicamente sobre o inconsciente e a força vital de cada um. Os elementos da narrativa foram construídos com base em pesquisas sobre esses símbolos.

Livro Paz

Paz

O livro de Angela Leite de Souza faz parte do objetivo Paz, justiça e instituições eficazes. A narrativa traz uma reflexão sobre a paz e as relações sociais em meio à violência e outras atribulações.

Para isso, sentimentos humanos como paciência, solidariedade, amor e perdão são retratados com os objetos de uma caixa de costura. Dessa forma, linhas, agulhas, botões, fitas e barbantes mostram alguns caminhos para a felicidade.

Reconexão

O livro de Lelis está na categoria Saúde e bem-estar e trata da preocupação com algo que domina o mundo atual. No livro, as redes sociais e o aparato tecnológico capturam e prendem os corpos, arrastando-os para a solidão.

Esse risco se alastra no silêncio das luzinhas hipnóticas dos celulares e afins. Por isso, é necessário abrirmos outras janelas. Elas nos convidam para as redes sociais das amizades que se desenrolam ao ar livre no mundo real.

Conheça os livros do Clube de Leitura ODS!

A literatura é uma das ferramentas mais capazes de transformar o ser humano, você concorda? Afinal, nossas crianças e jovens podem se inspirar nos livros para mudar o mundo ao redor e construir um futuro mais justo.

Claro, os livros são apenas uma das formas de atingir esses propósitos Por isso, pesquise mais sobre os 17 objetivos da ONU e pense no que você pode fazer para colocá-los em prática.

Se você quer saber mais sobre os nossos livros selecionados para o Clube de Leitura ODS, entre em contato conosco.

Nós te convidamos ainda a conhecer outros títulos que podem servir de instrumentos para abordar temas relevantes em sua cidade ou escola.