Cheiro de livro atrai muitas pessoas. É o seu caso?

Você já reparou o que muitos amantes de literatura fazem ao pegar um livro (novo ou velho)? Assim que o abrem pela primeira vez, enfiam o nariz entre suas páginas para sentir o famoso “cheiro de livro”.

Para algumas pessoas, esse cheiro remete o cérebro à boa sensação de expectativa sobre uma história que se desenrolará em seguida. Para outras, ativa o sentido de liberdade que os momentos de lazer proporcionam.

Aliás, você pode fazer uma enquete com qualquer uma dessas pessoas sobre quais são os melhores aromas que existem. Provavelmente, o cheiro de livro estará entre os primeiros citados.

Claro, isso está intimamente ligado à memória afetiva. Neste artigo, você vai entender qual é a magia (ciência) por trás do conforto que o cheiro de livro evoca. Verá também como evitar o mau cheiro em sua coleção. Acompanhe!

Como o cheiro de livro atua em nosso cérebro?

Alguns dizem que as sensações de calma, conforto e segurança trazidas pelo cheiro de livro são inexplicáveis. Porém, a verdade é que há sim um embasamento científico.

Como você deve saber, os aromas que sentimos nada mais são do que respostas do nosso organismo a uma série de reações químicas.

Constantemente, fazemos ligações entre o olfato e a lembrança de pessoas, locais e momentos. Em nosso cérebro, a região do sentido olfativo está bem próxima à da memória e das emoções.

Ao sentir novamente determinado cheiro, uma memória específica é evocada instantaneamente. Isso torna o olfato um sentido bastante eficaz para alcançar as lembranças adormecidas da infância.

Nem sempre se trata de memórias explícitas – muitas vezes, o que é feito é a associação a algum sentimento bom. Essa é apenas uma das formas de mostrar como a literatura é um referencial importante na vida das pessoas.

Qual é a química envolvida?

Os compostos químicos usados na cola, no papel e na tinta vão se decompondo com o tempo. Isso libera os compostos orgânicos voláteis (na sigla em inglês, VOCs) à medida que o livro envelhece.

Olha só que interessante: alguns odores nos informam sobre a natureza, a história e o estado físico de um objeto. Assim, a taxa de VOCs também é usada para determinar a idade de publicações antigas.

Uma das fontes do cheiro de livro é a celulose, que dá ao papel um teor amadeirado e notas de grama. Essa celulose reage com a luz, o calor e a água.

O aroma liberado varia de acordo com a forma como o livro foi feito e armazenado. O mais comum é o aroma doce que vem do tolueno e do etilbenzeno, e o de amêndoa vindo do benzaldeído e do furfural.

Até mesmo notas de baunilha podem compor o cheiro de livro. Isso é por causa da lignina, intimamente ligada à vanilina. A propósito, a lignina também é responsável por tornar amareladas as folhas velhas.

Em 2017, a revista Heritage Science publicou os resultados de um teste cego com 79 voluntários da Universidade de Londres.

Nesse estudo, um terço das pessoas relacionou o cheiro de livro ao de chocolate. Em seguida, veio a associação ao café. A verdade é que o café e o chocolate contém alguns compostos químicos em comum com o papel.

Como evitar que o livro tenha um cheiro ruim?

Nem todo cheiro de livro é bom. A água, por exemplo, pode danificar o objeto e fazê-lo emanar um desagradável cheiro de coisa mofada.

Os locais escuros podem favorecer a proliferação de mofo. Por outro lado, os quentes podem fazer as páginas ressecarem e esfarelarem. Então, o ideal é conservar seus livros em locais secos e arejados.

Para evitar os acidentes com água, evite guardá-los em locais baixos. Oriente também para que ninguém use produtos de limpeza sobre eles. Para tirar a sujeira, o indicado é usar um pano seco e macio.

Lembre-se ainda de que as obras em edições especiais costumam ter sobrecapas. Elas não são um mero enfeite, mas sim para proteger a capa do livro de poeira e umidade.

Portanto, o ideal é guardar o volume com essa sobrecapa. Você também pode comprar uma para usar em um livro que pretende conservar.

Tem como recuperar o cheiro agradável de livro?

Caso o seu livro favorito já esteja cheirando mal, uma solução é colocá-lo em uma vasilha com bicarbonato de sódio. Tampe o recipiente e, em torno de três dias, o bicarbonato deve absorver a umidade e o mau cheiro.

No caso de livros mais antigos ou valiosos, você pode usar uma vasilha de plástico destampada. Coloque-a dentro de outro recipiente maior com areia para gato, tampe e deixe por cerca de um mês.

Deixar o livro exposto ao ar fresco também pode ser suficiente para acabar com o mau cheiro. No entanto, evite colocá-lo diretamente sob a luz do sol. Isso pode desbotar e enrolar as páginas.

Outra solução interessante é colocar folhas de jornal entre as páginas. Ou então, amassar bolas de jornal e colocá-las junto do livro em um saco fechado.

No entanto, tome o cuidado de não fazer isso por muitos dias, uma vez que a acidez do jornal pode prejudicar a integridade do livro.

Proporcione leituras mais prazerosas!

Se eu te contar que alguns especialistas já tentaram capturar o cheiro de livro para desenvolver fragrâncias, você acreditaria?

Claro, o mais importante em uma obra sempre será o seu conteúdo. No entanto, mesmo que você não perceba, um cheirinho gostoso é um dos atrativos para uma leitura confortável.

Por mais que a tecnologia avance, essa é uma sensação que um e-reader jamais será capaz de reproduzir.

Aposto também que você, que me lê nesse momento, está com vontade de pegar o livro mais próximo e enfiar o nariz entre suas páginas, não é mesmo? Tudo bem, ninguém está olhandoEmoji piscando. E, como você viu, isso não é nada incomum.

Se, além do cheiro de livro, você pretende criar outras memórias afetivas, entre em contato conosco. Juntos, vamos selecionar os livros que criarão algumas das melhores lembranças para as crianças da sua escola ou cidade!