Brincar de karaokê é diversão garantida! Confira as vantagens

Quem não gosta de cantar? Nem que seja em segredo, crianças e adultos gostam de fantasiar que são cantores. Cá entre nós, é o seu caso também, não é? Hoje, vamos falar sobre brincar de karaokê.

Nessa forma de diversão, você solta o gogó sobre uma base instrumental pré-gravada, e a letra aparece na tela, indicando a hora certa de cantar. Pelo nome, onde você acha que inventaram essa prática?

Se você respondeu “Japão”, acertou, mas essa estava fácil! Até hoje, a brincadeira é muito popular por lá, alegrando reuniões e refeições. Há ainda aqueles que levam o karaokê a sério e até promovem competições.

Brincar de karaokê traz benefícios para todos

Menina cantando no microfone. Imagem ilustrativa texto brincar de karaokê.

Se você não gosta ou tem vergonha da sua voz, não tem problema. Ninguém vai notar, e o importante é se divertir! Veja quais são as vantagens de brincar de karaokê.

Aproxima a família

Chame as crianças e adultos da sua casa e escolha músicas que todos gostam, sejam infantis, de k-pop, sertanejo etc. Se houver alguma música para cantar em dueto ou em coro, melhor ainda!

Melhora a comunicação

Ao cantar, as crianças exercitam a fluência da fala e de outras formas de se comunicar. Para falar a verdade, pessoas tímidas de qualquer idade aprendem a se soltar mais ao brincar de karaokê.

Ajuda no desenvolvimento cognitivo

As letras das músicas estimulam a memória, a capacidade de concentração e a ampliação do vocabulário. Mais uma vez, os adultos são beneficiados da mesma maneira.

Aperfeiçoa o aprendizado de línguas estrangeiras

Para quem gosta de música internacional, saiba aqui está uma boa oportunidade de treinar a pronúncia. Na verdade, a música sempre foi conhecida como uma das melhores formas de aprender outras línguas.

Acelera a assimilação da leitura

Sempre falamos aqui sobre os inúmeros benefícios da leitura. Saiba que o karaokê ajuda a criança a ler melhor. Afinal, ela acompanha a letra da música na tela e, facilmente, associa-as com as palavras que são ditas, ou melhor, cantadas.

Estimula o interesse pela música

Menina cantando no microfone. Imagem ilustrativa texto brincar de karaokê.

A música é uma das formas de manifestação artística mais ricas que existem. Ela desenvolve a sensibilidade, a razão, a comunicação, a socialização, a expressão corporal, entre outros aspectos.

Faça seu microfone para brincar de karaokê em casa!

Claro, você pode usar um aparelho de verdade. Mas a diversão já pode começar ao fazer um microfone com as crianças. Para isso, é necessário cola quente, um rolo de papel toalha e uma bolinha de isopor de 75 milímetros.

Uma opção prática e rápida pode ser com cola comum e uma bolinha de fita crepe ou papel. Para ficar bem redondinha, cubra a sua bolinha com uma folha de papel, revista ou jornal.

Geralmente, os microfones comprados na loja são pretos ou prateados. Já o seu, dá para pintar ou cobrir com uma folha de EVA da cor que você quiser!

Para ficar ainda mais parecido com um microfone de verdade, você pode cobrir a bolinha com cola branca e jogar glitter em volta. Atenção: só faça isso com crianças maiores de quatro anos, ok? Depois, junte as partes com cola quente.

Para brincar de karaokê, onde encontrar as músicas?

Há alguns anos, era preciso ter um aparelho próprio. Hoje em dia, é possível encontrar no YouTube a versão karaokê de qualquer música conhecida.

Também existem aplicativos próprios para baixar no celular, como StarMaker, Smule, Yokee e Karaokê Brasil. Muitos apps com atividades e jogos infantis também têm seções para cantar em karaokê.

Redes Grupo Editorial Lê.

Se você procura algo que seja divertido para todas as idades, brincar de karaokê é uma ótima opção! Para mais formas de juntar toda a família, acompanhe a Lê nas redes sociais.