Conheça 7 brincadeiras de Halloween para fazer em casa ou na escola

O Halloween é comemorado em 31 de outubro. Ou seja, no próximo domingo. Por que você não aproveita que a data caiu em um fim de semana para preparar boas brincadeiras de Halloween?

Ainda que a festa seja parte da tradição norte-americana, ela vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Por isso, se alguém da sua família (pode ser um adulto) faz aniversário nesta semana, uma festa temática é uma boa ideia.

Neste post, você vai ver como garantir a diversão com brincadeiras de Halloween, cheias de bruxas, fantasmas, múmias e abóboras. Tudo de forma fácil e sem gastar muito. Confira!

1. Acerte o chapéu da bruxa

Você pode adaptar o jogo das argolas, usando chapéus de bruxa no lugar dos pinos. Para isso, faça os chapéus com cartolina preta e prenda-os no chão com fita crepe. Os chapéus devem ter, pelo menos, 20 centímetros de altura.

Marque o mesmo tempo para todas as crianças. Ganha quem conseguir acertar mais argolas dentro do limite.

2. Boliche fantasmagórico

Boliche é sempre divertido. Para incluí-lo nas brincadeiras de Halloween, basta desenhar olhos e boca de fantasma nos pinos, usando canetinha.

Faça no chão a marcação de onde a bola deve ser atirada. Dá para usar copos de plástico no lugar dos pinos e, em vez de organizá-los no chão, você pode fazer uma torre.

3. Caldeirão da bruxa

Organize as crianças em círculo. A primeira deve dizer: “Sou uma bruxa, e no meu caldeirão tem…”, e acrescenta a palavra que quiser. A próxima deve dizer a mesma frase, adicionando um “ingrediente”, e assim sucessivamente.

Quem errar sai da rodada, e vence quem conseguir ficar por último. Lembrando que não vale repetir “ingredientes”!

4. Coloque a verruga no nariz da bruxa

Em uma cartolina, desenhe uma bruxa. Pode ser o corpo inteiro ou só o rosto. A verruga pode ser uma bolinha de fita adesiva. Vende os olhos da criança e peça que ela coloque a verruga no nariz da bruxa.

Ganha quem colocar a verruga mais perto do lugar certo. Essa é uma brincadeira ótima para exercitar a noção espacial.

5. Concurso da abóbora na laranja

Decorar abóboras é uma das brincadeiras de Halloween mais tradicionais. Como estamos no Brasil, o que você acha de substituir a abóbora por outra fruta?

As crianças podem pintar os olhos e os dentes usando canetinha. Claro, também dá para decorar com outros detalhes assustadores. A brincadeira estimula o lado artístico e a imaginação das crianças.

6. Corrida das múmias

Organize as crianças em duplas. Cada dupla ficará com um rolo de papel higiênico, para que um participante enrole o companheiro, transformando-o em “múmia”. Ganha a dupla que conseguir usar todo o rolo primeiro.

Calma, que ainda não acabou! Você pode incrementar a competição com uma segunda parte. Assim que estiverem totalmente enroladas, cada múmia deve correr até um ponto de chegada, e só então a dupla vence.

7. Faça seu próprio Frankstein

Essa é uma atividade para desenvolver a criatividade das crianças. Para isso, você vai precisar de revistas e jornais velhos, tesouras sem ponta e cola.

Peça que as crianças recortem cabeças, troncos, braços e pernas de diferentes imagens. Depois, elas devem juntar e colar partes de corpos diferentes para montar o próprio monstro Frankstein.

Promova brincadeiras de Halloween na escola!

Como deu para perceber, todas as brincadeiras de Halloween que você viu aqui também são ótimas para fazer em sua escola. Na verdade, quanto mais crianças puderem participar, melhor!

Se você gostou dessas dicas de brincadeiras de Halloween, visite sempre o site da Lê. Aqui, temos conteúdos diários sobre educação, literatura, brincadeiras, receitas e outros assuntos do universo infantil.