Conheça as 15 bibliotecas mais bonitas do mundo

Hoje, você dará uma volta ao mundo (pelo menos, virtualmente). Vai sair daqui do Brasil, passear por todos os continentes e retornar. No caminho, que tal incluir visitas às bibliotecas mais bonitas do mundo?

Claro, os livros são uma das principais fontes de inspiração da humanidade. Ainda assim, saiba que muitos locais que guardam essas obras possuem arquiteturas voltadas para a o enriquecimento da mente e do espírito.

Isso inclui desde as bibliotecas clássicas, com séculos de existência, até as de design futurista e inovador. Quer se encantar com as bibliotecas mais bonitas do mundo? Então, vamos apertar os nossos cintos. O avião já vai decolar!

Avião decolando emoji

1. Real Gabinete Português de Leitura (Brasil)

Lustre e vitrais do teto do Real Gabinete Português de Leitura (RGPL).

Para começar, conheça essa biblioteca que fica aqui pertinho, no Rio de Janeiro, e não deve nada às do exterior. Ela foi inaugurada em 1837 e atualmente conta com cerca de 350 mil volumes.

No centro, há um lustre imponente. As estantes de livros são extravagantes. No alto, uma cúpula de vitrais em azul e vermelho. Digna de reis e rainhas, a biblioteca já tem até “real” no nome. Simplesmente deslumbrante!

2. Biblioteca George Peabody (EUA)

Visão da Biblioteca George Peabody. Imagem ilustrativa texto bibliotecas mais bonitas do mundo.

Dando início à nossa viagem internacional, vamos para Baltimore, no estado de Maryland, e conhecer a “Catedral dos Livros”. Essa biblioteca foi inaugurada em 1878 e faz parte da Universidade Johns Hopkins.

Ainda assim, qualquer pessoa pode andar o seu piso de mármore e conhecer as cinco camadas de varandas, que parecem formar um bolo de casamento. Afinal, a biblioteca leva o nome de um famoso filantropo.

3. Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra (Portugal)

Corredor da Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra. Imagem ilustrativa texto bibliotecas mais bonitas do mundo.

Do outro lado do Atlântico, aterrissamos em Lisboa e vamos até Mafra, um distrito da capital lusitana. O palácio onde essa biblioteca se encontra é uma obra-prima do século XIIX no estilo rococó.

São mais de 35 mil volumes encadernados em couro, o que leva a um fato curioso: atrás das estantes, há criações de morcegos. Embora pareça estranho, isso evita os insetos que poderiam danificar páginas manuscritas.

4. Biblioteca Joanina (Portugal)

Interior da Biblioteca Joanina, com piano de cauda e pintura ao fundo, Universidade de Coimbra. Imagem ilustrativa texto bibliotecas mais bonitas do mundo.

Vamos aproveitar que estamos em Portugal e pegar um trem até Coimbra. Na Universidade de Coimbra, há uma biblioteca do século XVII, com arcos decorados que separam três grandes salas, todas com pinturas no teto.

Entre as obras estão várias dedicadas a estudos humanísticos, medicina, história, ciência, filosofia e teologia. Lá, também há um colônia de morcegos que protegem os mais de 250 mil volumes.

5. Biblioteca da Abadia de São Galo (Suíça)

Teto ornamentado da Biblioteca da Abadia de São Galo. Imagem ilustrativa texto bibliotecas mais bonitas do mundo.

Ainda na Europa, vamos conhecer uma das bibliotecas mais bonitas e antigas do mundo. A inauguração do local data do ano 719, com uma atualização rococó feita no século XIIX.

Praticamente metade dos seus 150 mil livros foram escritos na idade média. As pinturas do teto são ornamentadas por molduras detalhadas. Merecidamente, a biblioteca foi reconhecida como pela Unesco como patrimônio mundial.

6. Biblioteca do Trinity College (Irlanda)

Corredor com arcos de madeira escurada biblioteca da Trinity College. Imagem ilustrativa texto bibliotecas mais bonitas do mundo.

Mais de sete milhões de volumes se encontram debaixo dos arcos de madeira dessa impressionante biblioteca de Dublin, composta por diversos edifícios. O mais antigo deles foi construído entre 1712 e 1732.

O local é ornamentado por esculturas de mármore de escritores e filósofos, além da harpa Brian Boru, um símbolo nacional irlandês. Tudo isso confere a essa biblioteca uma aura tão mágica quanto a dos livros de Harry Potter.

7. Biblioteca Pública de Estocolmo (Suécia)

Biblioteca Pública de Estocolmo circular. Imagem ilustrativa texto bibliotecas mais bonitas do mundo.

Fundada em 1928, esse edifício de design moderno é um dos maiores ícones da cidade, famoso por sua estrutura cilíndrica. Inspirado nas bibliotecas dos Estados Unidos, o local foi a primeiro do país com prateleiras abertas.

Isso dá aos visitantes liberdade de acesso, sem necessidade de ajuda dos funcionários da biblioteca. Afinal, são mais de dois milhões de volumes impressos, além de 2,4 milhões de fitas de áudio, CDs e audiolivros.

8. Biblioteca Municipal de Stuttgart (Alemanha)

Interior da Biblioteca Municipal de Stuttgart. Imagem ilustrativa texto bibliotecas mais bonitas do mundo.

Já que acabamos de conhecer uma biblioteca cilíndrica, que tal conhecer uma em formato de cubo? A sala de leitura dessa obra vanguardista, inaugurada em 2011, é totalmente aberta e se assemelha a uma pirâmide invertida.

Escadarias amplas ligam os cinco andares e as cores dos livros contrastam com o resto do interior, totalmente branco e – literalmente – brilhante. É a estética minimalista em sua melhor forma!

9. Biblioteca do Monastério Beneditino de Admont (Áustria)

Interior da Biblioteca do Monastério Beneditino de Admont. Imagem ilustrativa texto bibliotecas mais bonitas do mundo.

Além de ser uma das bibliotecas mais bonitas do mundo, ela é a maior no segmento monástico, com cerca de 70 mil volumes. Inaugurada em 1776, a biblioteca possui um interior majestoso, todo em branco e dourado.

Aqui, prevalece o estilo barroco. As pinturas no teto representam fases do conhecimento humano e as esculturas retratam a morte, o céu, o inferno e o juízo final. Um verdadeiro convite à reflexão.

10. Biblioteca Strahov (República Tcheca)

Interior da Biblioteca Strahov, com imagem de santo, globos terrestres e teto pintado. Imagem ilustrativa texto bibliotecas mais bonitas do mundo.

De um mosteiro para o outro. Estamos falando de uma biblioteca que fica em Praga e tem uma importância histórica para o país. O local foi construído em 1679 e faz parte de um mosteiro do século XII.

A biblioteca é dividida entre as áreas filosófica e teológica. Ela não só é uma das bibliotecas mais bonitas do mundo como é também uma galeria de arte. Os tetos são pintados e as imagens de madeira indicam as categorias dos livros.

11. Biblioteca de Alexandria (Egito)

Exterior da Biblioteca de Alexandria, com parede de granito esculpido. Imagem ilustrativa texto bibliotecas mais bonitas do mundo.

Saímos da Europa e vamos para a África, mais precisamente, a costa do Mar Mediterrâneo. Esse edifício circular de granito esculpido, cercado por um espelho d’água azul, homenageia a antiga biblioteca de Alexandria.

Entre outras atrações, o local abriga cerca de oito milhões de livros, um centro de conferências, quatro galerias de arte e um planetário. Claro, o edifício é bem diferente da biblioteca original, queimada por Júlio César.

12. Biblioteca de Tianjin (China)

Esfera gigante e estantes da Biblioteca de Tianjin. Imagem ilustrativa texto bibliotecas mais bonitas do mundo.

Agora, vamos pegar um voo para a Pequim. Inaugurada em 2017, essa biblioteca é apelidada de “O Olho”. Isso se dá pelo formato oval da vista externa, que permite enxergar a enorme esfera no interior do local.

O espaço abriga cerca de 200 mil livros e foi projetado para estimular diferentes formas de caminhar, ler e discutir. Suas prateleiras vão do chão ao teto e atuam, inclusive como escadas e assentos.

13. Biblioteca Liyuan (China)

Exterior da Biblioteca Liyuan e paisagem.

Que tal aproveitar que estamos perto de Pequim, mas desta vez, dar um tempo nas bibliotecas mais bonitas do mundo ultra imponentes? Esse edifício singelo fica em uma aldeia serena, local perfeito para uma boa leitura.

Apesar do formato retangular da construção, seu exterior revestido de madeira natural confunde-se facilmente com o restante da paisagem. No interior, estantes modulares cercam uma sala de leitura cheia de plataformas.

14. Biblioteca da Universidade de Arte de Tama (Japão)

Biblioteca da Universidade de Arte de Tama. Imagem ilustrativa texto bibliotecas mais bonitas do mundo.

O edifício, inaugurado em 2007, abriga cerca de 70 mil livros japoneses e 47 mil estrangeiros, além de 1.500 periódicos. Com design atemporal, sua estrutura representa um interpretação moderna de uma caverna.

As estantes de livros ficam abaixo do nível dos olhos, o que permite admirar constantemente a natureza ao redor. A forma como a estrutura de concreto se funde com a superfície natural é uma conquista arquitetônica premiada.

15. Biblioteca Estadual de Nova Gales do Sul (Austrália)

Exterior da Biblioteca Estadual de Nova Gales do Sul.

Estamos chegando ao fim da nossa viagem. A construção dessa biblioteca foi concluída em 1910, o que a torna a mais antiga do país. Atualmente, ela possui uma dualidade interessante, com o exterior moderno e o interior clássico.

O local é lar de muitos livros de autores aborígenes, uma vez que é focado no período anterior à colonização europeia. São cerca de cinco milhões de itens. Entre eles, em torno de dois milhões de livros e um milhão de fotografias.

Avião aterrissando emoji

Pronto, é hora de voltar ao Brasil. Alguns templos de conhecimento e cultura que visitamos são de tirar o fôlego, você concorda?

Não é à toa que essas são consideradas as bibliotecas mais bonitas do mundo. Acompanhe sempre o nosso site e continue se encantando. Afinal, os conteúdos por aqui são atualizados diariamente!

Capa do livro Na biblioteca da rua direita.
Na biblioteca da Rua Direita
Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente
Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente
Rita tem medo
Rita tem medo
Nas asas do aviãozinho
Nas asas do aviãozinho