Ângelo Machado: literatura para divulgar ciência e consciência ambiental

Sua vida foi dedicada a trabalhos de divulgação científica, educação ambiental e preservação das espécies ameaçadas de extinção. Um destaque está nas iniciativas na literatura e no teatro infantis.

Dono de linguagem, estilo e humor refinadíssimos, Ângelo Barbosa Monteiro Machado (1934 – 2020) também atuou como dramaturgo. O autor adaptou alguns dos seus livros para o teatro.

Por conhecer a fundo as maravilhas da natureza, escrevia sobre elas com propriedade. Essas iniciativas lhe renderam o reconhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ângelo Machado nos livros e no teatro

Os livros de Ângelo Machado lhe renderam prêmios importantes, como o Jabuti e o Adolfo Aizen. Além disso, ele recebeu dois certificados de Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

A encenação baseada em O casamento da ararinha azul também recebeu alguns reconhecimentos. Entre eles, o da Associação Mineira de Produtores de Artes Cênicas (Amparc) como melhor espetáculo infantil de 1995.

O texto dessa peça também foi premiado pelo Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (Sesc) e o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Minas Gerais (Sated).

O sucesso literário de Ângelo Machado já começou no primeiro livro, O menino e o rio, de 1989. Abaixo, confira uma entrevista e uma seleção das obras do autor.

A viagem de Tamar.

A viagem de Tamar

Essa é uma história de verdade sobre a vida das tartarugas marinhas, porém, vestida de fantasia. Nela, acompanhamos as descobertas de uma tartaruga-verde do mar, que ainda é uma criança brincalhona e corajosa.

Chapeuzinho Vermelho e o Lobo-Guará

Chapeuzinho Vermelho e o Lobo-Guará

Esse texto teatral reconta a história de Chapeuzinho Vermelho e do Lobo Mau. O vilão dessa história, no entanto, é um Lobo-Guará. Ele se esforça para fazer maldades, mas não consegue.

Estralabadão-tão-tão, o trovão

Estraladabão-tão-tão, o trovão

Trovões e relâmpagos fazem Letícia se encolher de medo no colo da mãe. A mãe brinca e explica à filha sobre esses fenômenos. Aos poucos, Letícia vai perdendo o medo e começa a compreender e respeitar os fenômenos naturais.

Manual de sobrevivência em recepções e coquetéis com bufê escasso.

Manual de sobrevivência em recepções e coquetéis com bufê escasso

Festas elegantes também podem ser palco para peripécias e aventuras. Aqui, Ângelo Machado questiona os comportamentos e registra os constrangimentos mais comuns para os convidados.

O boto e seus amigos.

O boto e seus amigos

Bôti nasceu no fundo do rio, em um local de águas claras e calmas, e cresceu ao lado de sua mãe. Às vezes, dá uma fugidinha para ver as coisas interessantes do rio. Até que um dia, volta desapontado…

O casamento da ararinha-azul

O casamento da ararinha-azul

Nesse livro, também disponível em versão para teatro, acompanhamos a história da ararinha-azul que teve o noivo capturado por caçadores. Um menino percorre o mundo à procura do companheiro da ararinha.

O livro do pé

O livro do pé

Juninho descobre que cada bicho tem um pé diferente: para andar, nadar, cavar buraco, segurar coquinhos e até bichos sem pé. No Natal, eles ganham um par de sapatos e um livro com os pés de cada um.

O menino e o rio

O menino e o rio

Nesse livro, Também disponível em uma versão para teatro, Ângelo Machado conta as fascinantes aventuras de um menino e seus companheiros, à procura de um rio não poluído.

Livro O rei careca

O rei careca

Quando o rei Baldônio II resolveu se casar, teve dificuldades para achar uma princesa que também fosse careca. Até que encontrou a princesa Margarida. Ela, no entanto, só se casaria com o rei se ele cortasse seu único fio de cabelo.

Ângelo Machado além da literatura

Ângelo Machado também foi cientista, ecologista, ambientalista, zoólogo, biólogo e professor.

Ele se graduou em medicina e fez doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mas nunca exerceu a profissão. Seu pós-doutorado foi feito na Northwestern University, nos Estados Unidos.

Sua grande dedicação esteve no ensino e nas pesquisas sobre neuroanatomia e zoologia. Vários de seus trabalhos foram publicados em revistas científicas do Brasil e do mundo, com destaque para os estudos sobre as libélulas.

Na UFMG, trabalhou no Departamento de Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas e, mais tarde, tornou-se professor emérito.

Fez parte da Academia Brasileira de Ciências. Além disso, foi presidente da Conservação Internacional do Brasil e do Conselho Curador da Fundação Biodiversitas.

Leve as obras de Ângelo Machado para a sua escola

Você concorda que é necessário trabalhar ciência e educação ambiental com as crianças? A literatura é uma excelente ferramenta e as obras de Ângelo Machado são ideais para esse objetivo. Por isso, entre em contato!