Alexandre Azevedo, da literatura infantojuvenil à arte naïf

Autor Alexandre Azevedo

Você conhece esse autor aí ao lado? É o romancista, novelista, contista, cronista, teatrólogo, ensaísta, poeta e escritor de inúmeras obras infantis e juvenis (ufa!) Alexandre Azevedo.

Até o momento, são mais de 150 livros escritos, dos quais mais de 500 mil unidades foram vendidas. “Quando vejo uma obra novinha, acabada de sair, continuo sentindo aquela mesma emoção do meu primeiro livro”, revela.

Seu livro preferido é Os sertões, de Euclides da Cunha. Inclusive, ele foi palestrante da Semana euclidiana por nove anos, em São José do Rio Pardo. A obra foi uma de suas maiores inspirações para unir arte e literatura.

Para que você tenha uma ideia, ele possui mais de 300 peças de arte naïf e é um dos maiores colecionadores do Brasil. O estilo engloba a produção de artistas autodidatas com uma linguagem pessoal e original de expressão.

Para resumir a trajetória de Alexandre Azevedo…

O autor nasceu em Belo Horizonte, em 1965, e já morou em Cuiabá, São Paulo e Campo Grande.

Faz um bom tempo que chegou a Ribeirão Preto e, por lá, ficou com a esposa e os três filhos, seus primeiros ouvintes e leitores. Ele assegura: “Ainda assim não perdi o meu uai, sô!”

Já foi entrevistado por diversas vezes, como na Rádio Senado, pela escritora Margarida Patriota, e no Programa do Jô. Confira no vídeo abaixo.

Alexandre Azevedo faz parte da Academia Ribeirãopretana de Educação. Além disso, dá nome a um concurso literário de um colégio e foi autor homenageado em uma feira literária da cidade.

Entre os que elogiaram, comentaram e escreveram prefácios para seus livros, estão: Luís Fernando Veríssimo, Ziraldo, Lourenço Diaféria, Manoel de Barros, Isaias Pessotti, Carlos Herculano Lopes e Affonso Romano de Sant’Anna.

Sua escrita não se restringe aos livros literários. Ele também é autor de materiais didático sobre Literatura Brasileira e Portuguesa para estudantes do ensino médio e pré-vestibular.

Atualmente, trabalha como professor de literatura, passando boa parte do tempo com jovens e crianças, fontes de inspiração para suas histórias. Confira algumas a seguir.

Capa do livro A banda da floresta.

A banda da floresta

Os animais animam a grande festa, cada um com seu instrumento: “No piano a borboleta, no trompete o gavião, o macaco na corneta, o tucano no acordeão.” Já imaginou a cena? Uma boa pedida para alegrar corações de qualquer idade.

Capa do livro O trompetista da tempestade

O trompetista na tempestade

Um som de trompete exerce influência sobre todos que o percebem e se deixam fascinar por ele. A cidade se ilumina como um palco de verdade. Emocione-se com a música que espalha poesia enquanto a chuva cai.

Capa do livro Você já viu?

Você já viu?

Já imaginou um pastor alemão falando inglês, um pato usando pé-de-pato ou um camelo patinando no gelo? Talvez tenha pensado nisso, mas, já viu? Esse livro estimula a criatividade, a imaginação e a expressão verbal das crianças.

O menino que inventou o sertão, de Alexandre Azevedo.

O menino que inventou o sertão

“As pessoas não morrem, ficam encantadas”. Um belíssimo conjunto de palavras e imagens nesse livro dedicado à memória de João Guimarães Rosa. O texto é baseado nas frases e versos presentes nas obras do escritor.

Capa do livro O colecionador de infinitos.

O colecionador de infinitos

Um menino tinha uma coleção enorme. Seus amigos também. Quando perdiam peças, ficavam tristes, mas, o menino, não! Afinal, sua coleção não era só grande… era grandiosa! Tanto que não dava para caber em qualquer lugar.

Alexandre Azevedo, parte da família Lê

Em boa parte de suas obras, o autor encerra com uma frase parecida com essa: “Espero que tenha gostado deste livro, assim como o pessoal daqui de casa gostou. Um grande abraço e até a próxima!”. Não é simpático?

Inspirado por ele, eu digo: espero que este post sobre Alexandre Azevedo tenha despertado o interesse sobre as obras do escritor. Um abraço e continue acompanhando o site da Lê. Aqui, os conteúdos são atualizados diariamente!